18 de dezembro de 2009

O que é ser Batista?



Você já se surpreendeu fazendo essa pergunta a si mesmo, ou com alguém fazendo essa pergunta e você não sabendo responder? Talvez você não saiba que ser batista não é fazer parte de uma igreja que pertence a algum tipo de sistema religioso, ou que tem determinado tipo de administração eclesiástica, ou que é somente um nome qualquer de um grupo de igrejas evangélicas.

Ser batista é, acima de tudo, ter a Bíblia como única fonte para o conhecimento da nossa fé e para a prática da vida cristã. Essa é a bandeira maior dos batistas.

Nós cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus e cremos que Deus se revela a nós através dela, mostrando tudo o que precisamos para viver em comunhão com Jesus Cristo, nosso único Salvador.Além deste, existem alguns princípios que abraçamos há séculos. Por exemplo, a independência das igrejas. Nós não aceitamos a imposição de um sistema religioso sobre a igreja e cremos que as igrejas batistas trabalham em cooperação umas com as outras e não sob domínio de pessoas.

Cremos, também, no livre exame das Escrituras porque crendo que é a Palavra de Deus, reconhecemos que todos têm o direito de ler a Bíblia e de receber através dela a orientação de Deus para suas vidas.

Um outro princípio que abraçamos e que deu origem ao nosso nome, é o de que o batismo só deve ser ministrado a pessoas que têm condições de declarar que crêem em Jesus como Salvador, e que o batismo é sempre por imersão total de quem crê em Jesus. Apesar de outras denominações copiarem o modelo do catolicismo, batizando crianças recém nascidas, ou batizando pessoas por aspersão (lançando pequenas quantidades de água sobre a cabeça), nós não nos rendemos ao catolicismo e continuamos batizando por imersão.

Também cremos que uma pessoa só pode ser salva mediante a entrega de vida a Jesus Cristo como Salvador. Não cremos em salvação por boas obras, nem por cumprimento de obrigações religiosas. Pregamos e anunciamos o que cremos: que só há salvação mediante o arrependimento dos pecados e entrega de vida a Jesus Cristo que morreu por nós, derramando o seu sangue para remissão dos pecados. E uma característica também interessante dos batistas é que não aceitamos a interferência do Estado na religião e nem da religião no Estado.

Resumindo, então, podemos dizer que batista é um crente em Cristo Jesus, que foi batizado após crer nele, por imersão; que faz parte de uma igreja independente, que utiliza somente a Bíblia como fonte de doutrinas, que não aceita nenhum tipo de revelação que esteja fora das Escrituras e que defende que todos têm o direito de ler e estudar a Bíblia a fim de ouvir a voz de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us