26 de outubro de 2018

Lição - A história de Rute e a bondade de Deus

Experimente este plano de aula baseado na história de Ruth e Naomi para ensinar as crianças sobre bondade. Funcionaria em qualquer ambiente de ministério infantil, mas é projetado para a igreja de crianças ou a Escola Dominical. Por favor, deixe seu feedback na seção de comentários no final desta lição.
Objetivos: Definir bondade através do livro de Rute. Desenvolver estudantes que demonstrem bondade em suas vidas pessoais. Esta lição é voltada para um ambiente de sala de aula da igreja para crianças dos alunos do 1º ao  ano.
Base bíblica: “Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revestam-se de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.” - Colossenses 3:12

Lição Bíblica: Bondade no Livro de Rute

Peça aos alunos que ouçam as palavras “gentileza, gentileza ou gentileza” durante a aula de hoje. Quando ouvem essas palavras, devem colocar o dedo no nariz (não no nariz!) Leia a seguinte sinopse dos capítulos para os alunos. Se você tiver peças gráficas de flanela para a história, utilize-as para fornecer aprendizes visuais.
Capítulo 1: A bondade de Rute e Noemi
Era uma vez uma mulher chamada Naomi. Naomi era casada com Elimelech (digamos que três vezes rápido!) E eles tiveram dois filhos, Mahlon e Kilion. Eles moravam em Belém.(Quem mais nasceu lá?) Mas eles tiveram que se mudar por causa de uma fome (sem comida na terra). Então eles fizeram as malas e foram morar em uma terra estrangeira chamada Moabe.
Alguns anos após a mudança, Elimelech morreu. Naomi estava tão triste, mas ela tinha que continuar vivendo a vida. Seus dois filhos se casaram com Ruth e Orpah (não Oprah). Durante dez anos, as coisas pareciam boas, até que ambos os filhos morreram. Sua vida parecia ter um funeral após o outro. Agora ela estava sozinha em uma terra estrangeira.
Desde que suas filhas na lei eram tão jovens, ela disse-lhes para voltar para suas casas.“Volte, cada um de vocês, para a casa da sua mãe. Que o Senhor mostre bondade para com você, como você mostrou a seus mortos e a mim. ” (Rute 1: 8) Então ela acenou para eles e todos choraram. Orfa foi embora, mas Rute abraçou Naomi e disse: “Não me obrigue a deixar você ou a se afastar de você. Onde você for, eu irei, e onde você ficar, eu ficarei. O teu povo será o meu povo e o teu Deus, o meu Deus. ” (Rute 1:16)
Ruth mostrou bondade para Naomi por ficar com ela, talvez porque Naomi primeiro mostrasse bondade para com ela. Então, juntos, eles fizeram as malas e fizeram a longa e poeirenta viagem até Belém, a primeira casa de Naomi. Ninguém poderia acreditar que Naomi estava de volta! Todos disseram: “É realmente ela, Naomi?” Naomi disse: “Não me chame de Naomi, me chame de Mara”. Naomi sentiu como se Deus tivesse amargurado a vida dela. Quase tudo havia sido tirado dela.
Capítulo 2: A bondade de Boaz
Naomi tinha esse parente, do lado de Elimeleque da família, cujo nome era Boaz. Boaz era muito rico e tinha grandes campos. Agora, era costume do dia que depois que as colheitadeiras passassem pelo campo, as pessoas pobres pudessem pegar o que restasse.Ruth foi uma daquelas pessoas pobres que juntaram grãos um dia. Quando Boaz perguntou quem ela era, seu capataz disse a ele.
Boaz tinha ouvido falar da bondade de Rute em relação a Naomi, então ele disse a ela: “Não vá e pegue outro campo e não vá embora daqui ... Fique aqui com minhas criadas ... Eu tenho dito tudo sobre o que você fez pela sua sogra ... Que o Senhor lhe pague pelo que você fez. Que você seja ricamente recompensado pelo Senhor ... ” (Rute 2: 8, 11-12)
Boaz não apenas falou gentilmente com Ruth, como também a convidou para almoçar!Boaz até deu ordens aos seus homens para deixarem grãos extras para ela, o que eles fizeram. Naquela noite, quando ela chegou em casa para Naomi, ela tinha sobras do almoço e quase um alqueire de grãos! Isso foi muito! Ruth ficou tão surpresa com sua gentileza .Naomi também era! Ela disse: “Que o Senhor o abençoe! Ele não parou de mostrar bondade aos vivos e aos mortos ! ”(Rute 2:20)
O resto da história: a bondade de Deus
A história de Ruth, que começa com muita morte e tristeza, acaba com muita alegria. Boaz acaba pedindo a Ruth que se case com ele. Eles se tornam marido e mulher e têm um filho chamado Obed. Anos mais tarde, Obed se torna o avô do rei Davi. E o tataravô-grande-grande… avô de Jesus. De fato, Mateus capítulo 1 fala sobre a árvore genealógica de Jesus.E nessa árvore genealógica, no versículo 5, estão os nomes de Boaz e Rute. Eles estão listados na árvore genealógica do Salvador do mundo!
Como nossa história acabou tendo um final feliz? Deus escreveu uma linda história para Rute e Boaz, mas suas vidas nem sempre foram fáceis. Como foi a vida difícil para Ruth?Como ela respondeu à sua vida difícil? Ela estava brava e malvada com tudo ou era gentil e grata? Ruth viveu uma vida de bondade , mesmo quando ela provavelmente não se sentia assim. Lembre-se que o marido dela morreu, ela era pobre e ela estava morando em uma terra estrangeira (Belém). Mas ela escolheu ser gentil , apesar de suas circunstâncias.Mesmo antes de Boaz conhecê-la, ele sabia quem ela era porque as pessoas estavam falando sobre sua bondade ! Uau!
Em nossa história hoje, Naomi mostrou bondade para Ruth. Rute mostrou bondade para Naomi e Boaz. Boaz demonstrou bondade para com Ruth e seus trabalhadores. Esta é uma história de bondade ! Mas ainda maior do que a bondade demonstrada por Naomi, Rute e Boaz é a bondade demonstrada por Deus! Deus escolheu nos mostrar bondade através do sacrifício de Seu Filho, Jesus. Nenhum de nós merece a bondade de Deus por causa do nosso pecado, mas Ele mostra isso de qualquer maneira.
Em Tito 3: 3-5, diz-se que “em certa época também fomos tolos, desobedientes, enganados e escravizados por todo tipo de paixões e prazeres. Vivíamos com malícia e inveja, sendo odiados e odiando uns aos outros. Mas quando a bondade e o amor de Deus, nosso Salvador, apareceram, ele nos salvou, não por causa das coisas justas que havíamos feito, mas por causa de sua misericórdia ... ”
Aplicação e Oração: (Agradeça aos alunos por sua boa audição em nossa história hoje. Mencione que eles não precisam mais colocar os dedos em seus narizes! Peça aos alunos que fechem os olhos.) Pense por um momento sobre o seu pecado. Como você feriu o coração de Deus hoje? Esta semana? Este ano? Agora pense em Deus. Deus enviou Seu único filho para morrer na cruz, em seu lugar - por seu pecado. Por causa da morte de Jesus, podemos ser perdoados pelo nosso pecado. Nós podemos viver com Jesus para sempre no céu. E podemos ser gentis com os outros porque Deus tem sido gentil conosco.
Em Romanos 2: 4, diz que “a bondade de Deus leva você ao arrependimento”. O arrependimento significa ser perdoado do seu pecado. Esta não é uma questão para responder em voz alta, mas você já pediu perdão pelo seu pecado? Você já convidou Jesus para o seu coração? Se não, quero convidar você para fazer isso hoje.
Para aqueles de vocês que convidaram Cristo para o seu coração, você está vivendo bondade todos os dias? Você é gentil com seus pais, seus irmãos ou irmãs, seus amigos?Você é gentil somente quando as coisas estão indo bem para você? Ou você é como Ruth e é gentil, não importa o quê? Quero convidar você para que Jesus o ajude a ser gentil com os outros o tempo todo.
Fechar em oração e conversar com qualquer aluno, conforme necessário.
Jogo do Verso da Memória: 
Materiais: Colossenses 3:12 em papel de construção ou escrito em lousa / quadro branco, itens de desgaste com palavras de fita adesiva coladas (compaixão em um casaco, bondade em um chapéu, humildade em um lenço, gentileza em luvas, paciência em botas)
  1. Leia Colossenses 3:12 com as crianças. Dê a eles a chance de repetir o verso várias vezes antes do jogo.
  2. Divida em duas equipes.
  3. Coloque todas as roupas em duas pilhas na sala de cada uma das equipes.
  4. Em “ir”, peça a um membro de cada equipe que ande rapidamente até a pilha e coloque todos os itens de desgaste externo em cima de suas roupas. Como cada item é colocado, eles são para dizer o traço de caráter nele. Depois que todos os itens forem colocados, peça aos alunos que retornem à equipe.
  5. A equipe deve repetir o verso da memória antes que o primeiro aluno remova o desgaste externo.
  6. Uma vez que o desgaste externo é removido, o próximo aluno vai e o relé continua até que cada membro tenha tido um turno.
  7. A equipe vencedora deve sentar-se quando terminar de comunicar que eles estão prontos.
Projeto de arte: bondade T
Materiais: camisetas pré-lavadas, tintas para tecidos não-tóxicos, pedaços de papelão (1 para cada camiseta), pratos de papel, cenouras para estamparia (ou qualquer outro instrumento de estampagem como batatas, maçãs, pontas de borracha para lápis ou moldados selos), fita, um exemplo de um Kindness T acabado, estênceis de papelão das letras em "Kindness" ou "Be Kind", lápis
* Para cortar custos neste projeto de arte, peça às crianças que tragam qualquer camiseta simples de casa. Tenha camisetas extras à mão, no caso de um aluno ter esquecido delas.
1. Antes do tempo, defina as tintas de tecido nas placas de papel. Além disso, corte o implemento de estampagem em tamanho. Você desejará que o selo seja pequeno e moldado como um círculo, quadrado ou triângulo.
2. Coloque as peças de papelão dentro de cada uma das camisetas. Estique a camisa e cole as mangas na parte de trás do cartão, certificando-se de que a camiseta está bem esticada.Os alunos estarão decorando a frente da camiseta.
3. Mostre aos alunos um exemplo do que eles farão hoje. Diga-lhes que Deus quer que sejamos revestidos de compaixão, gentileza, humildade, gentileza e paciência. Isso significa que devemos usar essas qualidades como roupas para que as pessoas vejam Jesus dentro de nós. Hoje vamos fazer camisetas de bondade, para nos lembrar de viver a gentileza com os outros.
4. Distribua os estênceis. Peça às crianças que desenhem as letras de papelão com um lápis.
5. Uma vez que a palavra “Bondade” ou “Ser gentil” esteja estampada nas camisetas, peça às crianças que carimbem dentro de cada uma das letras para parecer um mosaico. Cada letra pode querer ter uma cor diferente para que seja claramente reconhecível.
6. Siga as instruções na tinta do tecido para definir a tinta.
Resultado de imagem para rute e noemi desenhoImagem relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us