26 de outubro de 2018

Lição sobre a vida de Jesus - O Batismo de Jesus e a Tentação de Satanás

Os inícios do ministério de Jesus apontam para seu caráter como servo. Tanto em seu batismo quanto resistindo à tentação do diabo, Jesus mostrou humildade.

 Esta lição ensina sobre esses eventos e como as crianças também podem seguir em seu exemplo. 

OBJETIVO: Ajudar os alunos a entender os atos de serviço de Jesus através do batismo e da vitória bem-sucedida sobre as tentações de Satanás.

PRINCIPAL IDEIA: Jesus explicou claramente a razão do batismo e nos mostrou como resistir à tentação de pecar. Quando seguimos seu exemplo, nos fortalecemos em nosso relacionamento com ele.
PASSAGENS DAS ESCRITURAS: Mateus 3: 13-17, Lucas 4: 1-13, 1 Coríntios 10:13, Mateus 26:41, Hebreus 4:15
Introdução (5 minutos)
ORAÇÃO DE ABERTURA: “Deus, por favor, dê entendimento hoje, enquanto continuamos a aprender como Jesus era um servo. Ajude-nos a imitar sua obediência a você através do batismo e afastando-se da tentação. Amém."
REVISÃO ANTERIOR DA LIÇÃO: Diga: “Na semana passada, aprendemos sobre o nascimento e a infância de Jesus. O que você lembra sobre sua vida primitiva (por exemplo, ele tinha irmãos e irmãs, ele era o primogênito, ele gostava de ir ao templo e aprender sobre Deus, etc.)? ”Lembre aos alunos que Jesus era um servo desde o início de sua vida e eles também podem servir durante a infância.
Lição (15 minutos)
  1. Comente: “Jesus foi batizado antes de iniciar seu ministério. Alguém pode me dizer o que a palavra 'batismo' significa (imergir completamente alguém na água - como Jesus)? Por que somos batizados quando nos tornamos cristãos? ”Depois de explicar quem era João Batista, volte para Mateus 3: 13-17 e discuta por que Jesus foi batizado (para não ser 'purificado' já que Ele era perfeito, mas para dar o exemplo de obediência a Deus). Pergunte: “Então, o que você diria a um cristão que diz que não precisa ser batizado? O que você diria a alguém que pensa que o batismo é como eles vão para o céu? Somente através do arrependimento dos pecados e da crença em Jesus como filho de Deus, podemos aceitar a vida eterna. O batismo é o primeiro passo da obediência quando alguém se torna um crente. ”Incentive os alunos a lembrarem-se das palavras de Jesus em Mateus 3 e estejam dispostos a mostrar aos outros - amigos, familiares, vizinhos - a verdade sobre o batismo. Diga: “Parte de ser servo de outros significa compartilhar amorosamente a verdade quando os outros são enganados ou confusos”.
  2. Explique aos alunos que depois de Jesus ter sido batizado, ele foi levado pelo Espírito Santo ao deserto, onde foi tentado por Satanás por 40 dias. Diga: “Antes de Jesus escolher discípulos, ou mesmo começar a pregar, Satanás tentou tirá-lo dos trilhos!” Leia Lucas 4: 1-13 . Pergunte: “O que essa história verdadeira a respeito de Jesus nos ensina sobre a tentação (que podemos ter sucesso, que devemos conhecer a Bíblia, confiar em Deus quando tentada etc.)?” Ajude os alunos a entender que só porque somos tentados não significa que temos para o pecado! Escreva no quadro: “Quando estou tentado, posso…”. Examine esses versículos adicionais sobre a tentação e faça uma lista de coisas para fazer para combater nossas tentações: 1 Coríntios 10:13, Mateus 26:41, Hebreus 4:15. Diga:  Satanás tentará nos tentar ao servir para nos impedir de sermos obedientes a Deus, assim como fez com Jesus”. Incentive os alunos a orarem e lerem os versículos anteriores quando estiverem cansados, irritados ou irritados servir. Comente: “Deus nos dará a força e a compaixão de que precisamos para continuar servindo!”
Projeto de serviço (10 minutos)
CARTÕES DE ANIVERSÁRIO: Obtenha uma lista de aniversários para crianças carentes em sua comunidade (como crianças adotivas) ou órfãos que vivem em outro país. Trazer cartões de aniversário em branco e instrumentos de escrita, como canetas, lápis ou marcadores. Reserve um tempo escrevendo mensagens curtas e peça aos alunos que assinem cada cartão. Diga: “Enviar cartões de aniversário para crianças carentes é uma maneira fácil de servir e compartilhar nossa fé com outras pessoas.” Antes de dispensar, ore especificamente para que os destinatários aceitem Jesus como seu Salvador, se ainda não o conhecerem.
Conclusão (5 minutos)
RECAP: Jesus nos mostrou que o batismo do crente é um ato de obediência a Deus. Além disso, ele nos mostrou como resistir à tentação usando a palavra de Deus e se afastando do pecado. O exemplo servil de Cristo, através de seu batismo e vitória sobre a tentação, nos dá compreensão e esperança.
ORAÇÃO FECHADORA: “Senhor, obrigado por Jesus que explicou o batismo e superou com sucesso a tentação. Sabemos com a sua ajuda que também podemos viver uma vida de serviço. Por favor, nos dê o desejo e vontade de servir você e os outros. Amém."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us