9 de abril de 2009

peça teatral pascoa - A RESSURREIÇÃO DE CRISTO

A RESSURREIÇÃO DE CRISTO

Representação de alguns dos últimos momentos antes da morte e das primeiras aparições pós ressurreição, de Jesus.

Inicio:

Anjo aparece dizendo: No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus. Tudo foi feito por ele e sem ele nada foi feito. Nele estava a Vida e a vida era a luz dos homens, e a luz resplandece nas trevas.

Toca música (Fundo): Via dolorosa - Sandi Patty.

em cena: Jesus todo ensangüentado caminha por entre a platéia, como se fizesse o mesmo trajeto do calvário. Jesus chega ao altar e cai de joelhos (Começa a orar).

Jesus» Pai santo! Eu mostrei quem tu és aqueles que tiraste do mundo. Guarda-os pelo teu nome que me deste, para que sejam um, assim como tu e eu somos um.

Quando estava com eles no mundo, eu os guardava com o poder do teu nome. E agora estou indo para perto de ti. Em favor deles eu me entrego completamente a ti. Faço isso para que de fato eles pertençam a ti.

Luz enfraquece e ouve-se sons de trovões e uma voz forte

Dizendo:” Mais ou menos ao meio-dia o sol parou de brilhar, e uma escuridão cobriu a terra até as três horas da tarde!”

Jesus» Pai! nas tuas mãos eu entrego o meu espírito! (Suspira e morre)

Uma voz de trovão, Deus, diz:

Este é o meu filho muito amado. Olhai gente de Jerusalém, e vede como está o corpo do menino amado desde sempre. Olhai e dizei se existe dor maior que a minha. Oh! tarde funesta! Anoiteceu sobre o mundo. O vento parou de soprar porque está morto o enviado. Olhai... é o corpo do meu filho... um corpo lavado em sangue. Cravou-se uma adaga em meu coração e me fere... e me fere. A dor do mundo alojada em meu peito. As trevas tomaram conta do dia para que a natureza não veja que meu filho está morto. Silenciai, ó ventos da tarde... e vós, raios e trovões e tempestades, irrompei do alto dos céus por que meu coração está dilacerado. Ele serviu de cordeiro e tirou o pecado do mundo. Sua morte ali naquela cruz, trouxe vida para todos os que nele crer.

Apaga-se todas as luzes e Jesus sai de cena(faça de um jeito

que ninguém veja)

Entram em cena 5 mulheres pelo corredor, a caminho do túmulo de Jesus. Chegando lá

surgi um anjo (Colocar efeito de luz)

Anjo» Por que buscais entre os mortos quem está vivo? Ele não está aqui mas ressurgiu. Lembrai-vos do que ele vos disse, estando ainda na Galiléia. É necessário que o filho do homem seja entregue nas mãos dos homens pecadores e seja crucificado, para que ao terceiro dia ressuscite.

Anjo desaparece, e as mulheres felizes saem correndo.

Logo após entra dois discípulos caminhando (indo à cidade Emaús), e um pouco atrás entra Jesus de vestes brancas. Os dois homens conversam sobre o que tinha acontecido em Jerusalém (Ex. crucificação), então Jesus se aproxima, mas eles não o reconheceram pois estavam de cabeça baixa (tristes).

Jesus» Do que vocês estão falando?

1º discípulo» Você é o único em Jerusalém que não sabe as coisas que aconteceram lá e esses dias?

Jesus» Quais?

2º discípulo» As que dizem respeito a Jesus de Nazaré, que foi profeta, poderoso em o obras e palavras diante de Deus e de todo o povo.

1º discípulo» E como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, o crucificaram.

2º discípulo» Ora nós esperávamos que fosse ele quem redimisse a Israel. Mas agora além de tudo isso, é já o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.

Jesus» Ó néscios e tardios de coração para crer em tudo o que os profetas disseram! Não era necessário que o cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? Vocês não lêem as escrituras? Não acreditam nas profecias de que o filho do homem deveria sofrer, para que ao terceiro dia ressuscitasse?

Então levantaram a cabeça e abriram os olhos, e reconheceram que era Jesus

que lhes falava. Ficam assustados e Jesus desaparece.

1º discípulo» Não parecia que os nossos corações queimava dentro do peito quando ele nos falava?

2º discípulo» Sim! Era ele! De fato o senhor ressuscitou! Ele está vivo!

Saem correndo para contar as boas novas aos outros.

Entram em cena onze homens (representando ser os discípulos), logo após entra correndo aquelas cinco mulheres que foram visitar o túmulo de Jesus (Começo da peça).

1º mulher» Ouçam!Irmãos! Irmãos! Fomos visitar o túmulo de Jesus e quando chegamos lá o corpo havia... sumido!

2º mulher» Sim! Mas daí surgiu um anjo dizendo: “Por que buscais entre os mortos quem está vivo?”. É verdade!

3º mulher» Acreditem! Acreditem!

Então entram em cena aqueles dois discípulos que estavam em Emaús.

1º discípulo» Irmãos! Nós o vimos! Estávamos a caminho de Emaús, quando ele chegou. No inicio não o reconhecemos, mas depois...

2º discípulo» Sim! Era Jesus! Ele ressuscitou!

3º mulher» É verdade! Assim como o anjo disse e como os profetas disseram: Jesus deveria sofrer para que no terceiro dia ressuscitasse.

Jesus aparece no meio dos discípulos

Jesus» A paz esteja com vocês!
Todos ficam espantados

Jesus» Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? Olhem! As minhas mãos e os meus pés, vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e acreditaram!

Todos se emocionam e se ajoelham

Jesus» Enquanto eu ainda estava com vocês, eu falei o que tinha que acontecer. Tudo que estava escrito ao meu respeito; na lei de Moisés, nos livros dos profetas e nos salmos tinha que acontecer. Eis o que estava escrito: O messias tinha que sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada em todas as nações. Vocês são testemunhas destas coisas e eu mesmo lhes mandarei o que meu pai prometeu, mas esperem na cidade até que o poder de cima venha sobre vocês.

Jesus» Que Deus os abençoe e guarde. Recebi todo o poder no céu e na terra. Vão e façam discípulos em todas as nações e os batizem em nome do pai, do filho e do espírito santo. E os ensinem a obedecer tudo o que tenho mandado. E estarei com vocês todos os dias até o fim dos tempos. Amém

2 comentários:

  1. Graça e Paz irmãos!Eu Adorei! maravilhosa trajetória de Jesus... uma peça teatral bem resumida e muito emocionante... fiquei viajando durante a leitura. vcs estão de parabéns! estou pensando em usar emprestado sua peça teatral na páscoa que vai ser realizado em família e para alguns convidados.obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esta peça mostrando a trajetória de Jesus de uma forma bem emocionante!!!!Parabéns!!!

    ResponderExcluir

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us