Muitos conhecem muito bem os efeitos debilitantes da doença mental. Fazemos um grande desserviço quando dizemos àqueles que lutam para "simplesmente superar isso e ter pensamentos positivos" ou "ler mais a sua Bíblia". Embora o pensamento positivo (do tipo certo) seja bíblico e seja crucial meditar na Palavra de Deus, não se pode simplesmente ligar e desligar a depressão, a ansiedade e a desesperança como um interruptor de luz. Mas, por outro lado, existem fatores que contribuem para a angústia mental. Depois de muitos anos orando, conversando e aconselhando milhares de pessoas, encontrei cinco fatores que se destacam que podem causar dor mental.
1. Desequilíbrios químicos e outros fatores físicos podem causar doenças mentais. A medicação tem um lugar, como quando os neurotransmissores e os níveis hormonais precisam de assistência. Da mesma forma que o diabetes precisa ser tratado com insulina, alguns que sofrem de dores emocionais podem precisar de medicação, como inibidores da recaptação de serotonina, mas a medicação nem sempre resolve o problema. Muitas vezes, isso complica. Antes de pular imediatamente no movimento da medicação, considere os próximos quatro pontos. Não existe uma abordagem única, mas podemos observar uma combinação de coisas que podem estar adicionando angústia mental.
2. As conseqüências do pecado assolador podem causar dor mental. No Salmo 32: 3 (NASB), Davi disse: "Quando eu permaneci calado sobre o meu pecado, meu corpo se dissipou através dos meus gemidos o dia inteiro". O pecado contínuo e arrependido leva a angústia mental, depressão e ansiedade. Não estou descartando uma profunda dor emocional e psicológica, mas quero lembrá-lo de que Deus provê todas as nossas necessidades através de um relacionamento com Ele e obediência à Sua Palavra. O aconselhamento com os especialistas na Palavra é inestimável e desesperadamente necessário, mas todo o aconselhamento no mundo não funcionará se o coração não estiver certo. Como pastor, seria altamente inapropriado negligenciar esse ponto. Se perseguir o pecado ou ficar fora da vontade de Deus não é a razão número um para a dor mental, então é um segundo próximo.
Novamente, eu não estou sugerindo que aqueles que lutam com a doença mental estão envolvidos em pecado, eu espero que isso não é o seu takeaway, mas não arrependido pecado leva à miséria. Por exemplo, acabou sendo revelado que dois líderes cristãos em minha área que cometeram suicídio também estavam envolvidos em casos extraconjugais. E no caso dos incrédulos, grande parte de sua depressão, vergonha e culpa estão ligadas ao fato de que eles não conhecem a Deus. Uma vez que o arrependimento e confiança em Cristo ter lugar, o enorme fardo é levantado.
É por isso que os pastores devem pregar o arrependimento quando Deus lidera. As pessoas precisam ser carinhosamente encorajadas, mas também carinhosamente confrontadas de tempos em tempos. Arrependimento é uma palavra bonita que restabelece nosso relacionamento com Deus. Precisamos abortar o pecado assim que ele é concebido (Tiago 1: 14-15). O pecado tem um ciclo de vida - cresce ou murcha, dependendo de nós o alimentarmos ou morrermos de fome.
Se você acredita que sua depressão está sendo alimentada por um pecado impenitente, reserve um tempo e confesse. Deus pode restaurar e reconstruir sua vida. Se você não tem certeza de onde vem a depressão, dedique um tempo à oração e à leitura da Palavra de Deus. Peça a Ele que revele pontos cegos que possam ter se desenvolvido ao longo do tempo ou se houver outros problemas que o causem. Muitos anos atrás, ouvi uma série de sermões incríveis de um pastor que lutou por anos com depressão. Um dia Deus mostrou a ele que ele estava muito preocupado com o tamanho de sua igreja e sua reputação. Ele também foi negativo e crítico. Assim que ele se arrependeu e acertou o coração, a depressão aumentou. Foi um testemunho incrível.
3. Uma dieta tóxica pode afetar a saúde mental.Não é nenhuma surpresa aqui ... o que você come pode ter a ver com o que você está comendo. A maioria das pessoas sabe que más escolhas alimentares afetam a saúde física, mas não conseguem ver a conexão com a saúde mental. Alimentos não saudáveis são uma escolha tóxica quando levamos em consideração hormônios do crescimento, antibióticos, OGM, resíduos de medicamentos, patógenos, biotoxinas, produtos químicos e substâncias cancerígenas que causam estragos em nossos corpos. As más escolhas alimentares causam uma grave falta de vitaminas e minerais que realmente estabilizam nossas emoções; essa falta desempenha um papel enorme na instabilidade mental. Por exemplo, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais lista distúrbios relacionados à cafeína, como intoxicação por cafeína, transtorno de ansiedade induzida por cafeína e distúrbio do sono induzido por cafeína que levam à depressão, ansiedade grave e irritabilidade extrema. Se acreditamos que podemos beber um estimulante potente todos os dias e não afetar a nossa saúde, estamos seriamente enganados. O mesmo acontece com o álcool. É um poderoso depressor. Tanto a cafeína quanto o álcool prejudicam a saúde física e emocional, além de impedir o sono profundo da cura.
Isso então levanta a questão: "Quantos estão sofrendo mental e fisicamente simplesmente por problemas de saúde - continuando o vício em vez de remover a causa do problema?" Por exemplo, o diabetes tipo 2 é uma doença relacionada à dieta. Você pegou isso? O tipo 2 é causado por nossa dieta. Não em todos os casos, mas na maioria, depressão, ansiedade, irritabilidade e afins poderiam ser severamente restringidas se a saúde (espiritual e física) fosse uma prioridade. Ironicamente, a falta de sono é muito comum naqueles com alta ansiedade. Você vê uma conexão aqui? Infelizmente, mesmo quando compartilho essa informação, muito poucos querem mudar.
Muitos cristãos fazem referência à depressão de Charles Spurgeon. Ninguém sabe o que causou isso, mas depois de examinar suas biografias, fico com a impressão de que a saúde física não era uma prioridade. Como sabemos que isso não teve um papel importante em sua depressão e gota? A gota é causada pelo excesso de ácido úrico no sangue, geralmente alimentado por certos alimentos. Spurgeon era um pregador incrível, e a saúde física não deveria ser nossa principal prioridade, mas não devemos negligenciar a saúde de nossos corpos.
Fomos criados para consumir alimentos vivos, sustentadores da vida, dados por Deus, que nutrem e sustentam um corpo saudável - não alimentos mortos e destruidores de vida de uma fábrica. A vida do alimento deve ser depositada no corpo para apoiar e manter a vida e a saúde. Ironicamente, quando o alimento é retido, como no caso do jejum, a cura geralmente ocorre. Yuri Nikolayev, psiquiatra da Universidade de Moscou, tratou esquizofrênicos com jejuns de água por 25 a 30 dias. Isso foi seguido pela ingestão de alimentos saudáveis por 30 dias. Como resultado, 70% de seus pacientes permaneceram livres de sintomas durante o período de seis anos do estudo. Os benefícios de saúde do jejum são incríveis.
4. Um ataque demoníaco pode afetar a saúde mental. Não podemos descartar a possibilidade de um ataque espiritual. Por todo o Novo Testamento, a atividade demoníaca causou angústia mental. Se uma pessoa toma drogas de alta potência, elas podem apenas aumentar o problema e podem abrir a porta para mais atividades demoníacas. Pharmakeía (de onde obtemos nossa palavra farmácia) significa administrar medicamentos. Na Bíblia, muitas vezes estava ligada à prática de magia e feitiçaria. Medicação para depressão pode causar pensamentos suicidas. É uma área em que precisamos ter cuidado.
Como você sabe se um ataque é demoníaco? Leve a Deus em oração e jejue por um dia. Leia o próximo ponto e veja se sua dieta espiritual está desempenhando um papel. Peça sabedoria e libertação, se necessário. Você abriu portas óbvias, como leitura de mãos, cartas de tarô, álcool, drogas ou tábuas Ouija? Existe uma história familiar de práticas ocultas? Faça com que os fortes na fé orem por você regularmente. Às vezes, as fortalezas precisam ser derrubadas um tijolo por vez. Sature sua mente na Palavra, e ore e adore ao longo do dia.
Satanás também procura portas abertas do nosso passado. Apenas nesta semana falei com um jovem que lutou com a ansiedade desde muito jovem. Medicação não consertou; meditando na Palavra de Deus sim. Ele percebeu que a fortaleza se apegou bastante quando seus pais se divorciaram, deixando a influência de um lar desfeito em uma idade jovem. Somente uma mente renovada e uma oração contra essa fortaleza o libertaram.
5. Uma dieta espiritual doentia afeta negativamente a saúde mental.O que você está alimentando sua mente? Você está alimentando o medo e a paranóia gastando muito tempo ouvindo a mídia? Você está assistindo filmes de terror - especialmente paranormais e excessivamente violentos - e entretenimento ímpio? Que tipo de música você ouve - edificante e encorajador ou mundano e sensual? Reserve um tempo e leia Filipenses 4 para ver o que o apóstolo Paulo tem a dizer sobre nossa dieta mental. O que você coloca em sua mente desempenha um papel enorme em sua saúde mental. Se você tem muito tempo para se divertir, mas não tem tempo para Deus, a saúde mental sofrerá. O desafio mais difícil para mim como pastor é testemunhar os trágicos resultados de pessoas que morrem espiritualmente por causa das escolhas que estão fazendo. Muitos estão semeando ao vento e colhendo o turbilhão, não colocando Deus em primeiro lugar.
Estou escrevendo este último parágrafo enquanto estou me preparando para um serviço memorial para alguém que tirou a própria vida. O suicídio magoa os mais próximos a você; a dor dura a vida inteira. É uma das coisas mais cruéis que podemos fazer com aqueles que amamos, principalmente se houver crianças envolvidas. A culpa dos membros da família pode ser insuportável.
Se você se encontra preso no vício, na miséria e na depressão, há esperança. Deus continuamente nos chama de volta a Ele. Se você voltar com todo o seu coração, Ele voltará para você. É um presente de maior valor - uma promessa que nunca falhará. Ele é a nossa única esperança. Mas se você já fez isso e tem um relacionamento vibrante com Deus, ainda assim luta, continue pressionando. Os surtos de depressão são comuns a muitos de nós como subproduto deste mundo caído, mas a recompensa no final da corrida excederá em muito as decepções deste mundo. Não desista - olhe para cima!
Nota especial: No momento, estou terminando meu próximo livro com o título de trabalho, HELP! I'm Addicted , que estará disponível como um download gratuito para aqueles que estão lutando nesta área. Fique de olho nisso em www.ShaneIdleman.com ou www.WCFAV.org .
Nenhum comentário:
Postar um comentário