19 de setembro de 2019

Crises espirituais e os últimos dias


Paulo ensinou o jovem pastor Timóteo: "Agora o Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns se afastarão da fé e prestarão atenção aos espíritos sedutores" (1 Tim. 4: 1a).
Este afastamento da fé é traduzido na NVI como "abandona a fé".
A palavra em grego significa "uma determinada deserção ou revolta" e significa um abandono total de algo ou alguém.
Muitos no mundo cristão contemporâneo ficaram surpresos no início deste verão, quando dois "influenciadores da fé" altamente reconhecidos e considerados abandonaram publicamente sua fé cristã.
O autor de I Kissed Dating Goodbye e o ex-pastor Josh Harris anunciaram pela primeira vez pela mídia social que, após quase 20 anos de casamento, ele e sua esposa Shannon estavam se separando, e ele não se considera mais um cristão nem deseja que outros o considerem como tal. Ele descreveu esse salto gigantesco em direção à apostasia como uma "desconstrução" de sua fé.
Ele também afirmou que estava reavaliando seus pontos de vista sobre a agenda LGBTQ e se desculpando por não apoiar o casamento entre pessoas do mesmo sexo e afirmar seu lugar na igreja. Ele o acompanhou e publicou fotos dele em eventos do Orgulho Gay em Vancouver, BC
Então, o ex-compositor do Hillsong United Marty Sampson revelou nas mídias sociais: "[estou] realmente perdendo a fé". Sampson foi compositor e líder de adoração para o ministério de mega-música nos anos 90. Ele postou nas mídias sociais que estava desistindo dos cristãos e do cristianismo. Ele disse que lutou com várias questões relacionadas à ciência e às "contradições na Bíblia".
No entanto, ele posteriormente esclareceu no Instagram que não "renunciou" à fé cristã, mas que está em "terreno incrivelmente instável". Ele e Harris precisam de nossas orações para que essas quedas públicas da fé não tenham que ser finais.
Pedro, você deve se lembrar, negou publicamente o Senhor Jesus três vezes em uma noite!
Anteriormente, Jesus havia predito Pedro dessa prova:
"Simão, simão, ouça! Satanás exigiu tê-lo, peneirá-lo como trigo. Mas eu orei por você para que sua fé não falhe. E quando você se arrepender, fortaleça seus irmãos" (Lucas 22: 31-32 )
A Bíblia nos diz que Pedro "chorou amargamente" em arrependimento após as negações e mais tarde exortou os crentes judeus em suas epístolas a suportar o sofrimento e a ser fiel a Jesus Cristo até o fim. A história mostra que ele permaneceu fielmente por décadas como líder na igreja primitiva, antes de ser crucificado de cabeça para baixo como mártir, a seu pedido, porque não se sentia digno de morrer da mesma maneira que seu Senhor.
Aqui estão três declarações das escrituras sobre as possibilidades de apostasia ou abandono de nossa fé:
1. João Batista falou sem rodeios que "Quem crê no Filho tem a vida eterna. Quem não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele" (João 3:36).
2. Jesus disse aos discípulos no discurso do Monte das Oliveiras que, durante um período estressante e futuro de problemas e perseguição, "muitos cairão" e "porque a iniquidade abundará, o amor de muitos esfriará" (Mt 24: 10-). 12)
3. Paulo explicou aos tessalonicenses que a Segunda Vinda de nosso Senhor, "estando juntos a ele" (arrebatados), e o futuro Dia do julgamento e a ira de Deus (o "dia do Senhor") sobre os incrédulos impenitentes "não virão até que a rebelião ocorra "(2 Tes. 2: 3b).
Mais do que uma forma "genérica" ​​de rebelião espiritual ou deserção da fé em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo por crentes falsos ou fracos, a apostasia descrita por Paulo tem o artigo definido "o" no grego original. Ele projeta uma rebelião espiritual específica que então revela "o homem do pecado", que "se opõe e se exalta acima de tudo o que é chamado Deus" (2 Ts 2: 4a, MEV).
Enquanto Harris e Sampson estão "desconstruindo" sua fé, podemos sabiamente "reconstruir" a nossa revisando e renovando os fundamentos bíblicos de nossa fé. Podemos garantir que nossos fundamentos sejam sólidos e que os materiais de nossas vidas estejam em conformidade com a Palavra de Deus. Isso nos ajudará a reafirmar nossas próprias convicções e nos equipará para permanecermos fortes em tempos de adversidade, tribulação e dúvida.
Como acreditar e se comportar como cristão nos últimos dias
O apóstolo João afirma especificamente duas vezes nos nove primeiros versículos do livro do Apocalipse que ele foi preso na ilha de Patmos por seu testemunho da "palavra de Deus e do testemunho de Jesus Cristo" (Ap 1: 2a, 9b). . Enquanto a Palavra de Deus revela a vontade de Deus, o testemunho de Jesus Cristo revela o caminho de Deus (João 14: 6).
A palavra em inglês "testemunho" é a palavra grega marturia , da qual a palavra "mártir" é derivada. Seu uso no Apocalipse também é traduzido como "paciência" ou "resistência do paciente". O testemunho de Jesus Cristo, durante os duros dias da tribulação vindoura, é descrito como demonstrando "paciência" (Ap 13: 10b e 14:12). O pastor Jack Hayford descreveu o termo como "coragem inabalável sob sofrimento injusto".
A implicação é que o atestado, evidência ou certificação que a testemunha dá é verdadeiro e eles estão dispostos a morrer para provar isso. Apocalipse 12: 11b diz especificamente que os vencedores "não amaram suas vidas até a morte". Com base na eficácia da cruz de Cristo Jesus, nosso Senhor, e na autoridade da Palavra de Deus, o mártir / testemunha não se afasta da possibilidade do martírio. Essa "paciência e fé dos santos" (Ap 13: 10b) os sustentou no meio de tribulações e provações.
E vai nos sustentar também. Vamos encorajar e capacitar um ao outro para que nossa fé não falhe, pois "guardaríamos os mandamentos de Deus e a fé de Jesus" (14:12) nos últimos dias!
Evitando apostasias nos últimos dias
Jesus Cristo afirmou a igreja na Filadélfia (Apocalipse 3: 7-8), dizendo-lhes que eles haviam cumprido Sua palavra e não haviam negado Seu nome. Esse parece ser o segredo para evitar apostasia nos últimos dias! Guarde a Sua palavra (ou mandamentos) e não negue o Seu nome.
Paulo ensinou que nosso Deus é fiel e nos fortalecerá e nos protegerá do mal e do maligno (2 Ts 3: 3). Como vivemos nos últimos dias, não ficaremos imunes a problemas e perseguições causados ​​por pecadores e Satanás (Mt 24: 3-14). Mas estaremos imunes à verdadeira "ira de Deus" (1 Ts 5: 9) sobre pecadores impenitentes (Ap 6: 15-17).
Jesus disse: "No mundo você terá tribulações. Mas tenha bom ânimo. Eu venci o mundo" (João 16: 33b).
Aqui estão três fatores importantes para evitar apostasia nos últimos dias:
1. Fidelidade espiritual: ilustrada pelas exortações dos últimos dias de Paulo (1 Tes. 5: 8-11, 15-24).
2. Resistência do paciente: durante provações e tribulações (1 Cor. 9: 24-27, 10: 5-8, 11-13; Heb. 10: 23-27).
3. Devoção determinada: "Mas vocês, amados, edificam-se na sua santíssima fé. Orem no Espírito Santo. Mantenham-se no amor de Deus enquanto aguardam a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, que leva à eternidade. vida "(Judas 1: 20-21).
O meio-irmão de Nosso Senhor, Jude, termina sua breve epístola com esta bênção:
Agora, Aquele que é capaz de impedir que você caia e apresentá-lo sem culpa diante da presença de Sua glória com alegria, ao único Deus sábio nosso Salvador, seja glória e majestade, domínio e poder, agora e para sempre. Amém. (Judas 1: 24-25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us