19 de setembro de 2019

Psicoterapeuta Cristão: Como os Crentes Devem Responder à Depressão e Suicídio

Na semana passada, o pastor da mega-igreja Jarrid Wilson cometeu suicídio . A morte trágica desse jovem ministro popular ganhou as manchetes por ser um ávido defensor da saúde mental e muitas vezes se abria sobre suas próprias lutas com a depressão. Alguns não conseguiam entender como isso poderia acontecer. Infelizmente, porém, a depressão parece ser cada vez mais comum hoje em dia, mesmo entre os cristãos.
Como isso está nas notícias e porque não é algo sobre o qual falamos muito nos círculos cristãos, entrei em contato com um respeitado psicoterapeuta clínico, Dr. Scott Bush, para ajudar meus ouvintes de podcast a entender mais sobre a depressão. Nem eu nem o Dr. Bush sabemos dos detalhes que cercam a trágica morte de Jarrid, por isso falamos apenas sobre princípios gerais.
O Dr. Bush me disse que não é incomum os pastores lutarem com uma depressão grave. Ele aconselhou muitas pessoas que lutam com depressão, ansiedade e TEPT.
"O desafio dos pastores é que eles sejam considerados pastores", diz Bush. "Eles são tão durões, fortes - eles têm tudo juntos. Eles são os líderes espirituais da igreja. Mas eles também são pessoas, e as pessoas são frágeis. Uma pessoa pode não saber o quão frágil é, mas todos são frágeis. E os pastores lutam contra a depressão, a ansiedade e outros distúrbios e situações como as outras pessoas ".

Mas como uma pessoa sabe se tem depressão ou não? Bush diz que costuma dar a seus clientes uma lista de 21 perguntas que podem ajudá-los a discernir se sofrem de depressão ou não. Um desses fatores é a agitação, mas a depressão pode afetar outras áreas da vida das pessoas, incluindo padrões de sono, hábitos alimentares, níveis de agressão e humor (como tristeza versus felicidade).
"A falta de esperança é provavelmente a maior preocupação, porque geralmente são as pessoas que se sentem desesperadas as mais propensas a se machucar", diz Bush. "... Muitas pessoas passam por um leve distúrbio de humor, onde podem ficar um pouco deprimidas. Mas quando alguém fica gravemente deprimido, é quando isso se torna muito sério".
Muitas vezes, diz Bush, quando as pessoas lutam contra a depressão, elas não precisam de conselhos. Eles só precisam de alguém para ouvir. Isso significa oferecer um ouvido empático aos problemas sobre os quais eles querem falar, sem inserir suas próprias opiniões ou dizer: "Eu sei o que você está passando". Bush diz que a escuta empática é metade do processo de aconselhamento terapêutico.
Embora a depressão às vezes possa ter causas químicas ou biológicas, Bush diz que, em sua experiência, a depressão está mais frequentemente relacionada a eventos na vida de uma pessoa.
"As pessoas que não têm tendência à depressão podem ter muito mais desapontamentos nos eventos da vida", diz ele. "Portanto, isso não significa que alguém seja mais forte que o outro. Muito disso é sua genética. ... Então, como trato a depressão, encontro os eventos que levaram a pessoa a sair do lado da montanha, onde havia não há depressão e pergunte: 'O que os colocou sobre esse ponto de inflexão do outro lado da montanha, onde eles têm depressão?' Depois trato os eventos que levaram a pessoa a ultrapassar o ponto crítico. Depois de tratar esses eventos, a pessoa normalmente não tem depressão ".
Bush lembra de um amigo que se suicidou em 2008. Esse evento abriu os olhos para a seriedade do problema.
"Se você conhece alguém que está tendo uma luta, não há problema em dizer: 'Havia pessoas que tiveram uma luta semelhante e pensaram em se machucar. Você está pensando em se machucar?'", Diz Bush. "Essa é uma pergunta muito melhor a fazer do que ficar calada e sentir culpa depois que você não fez essa pergunta."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us