17 de setembro de 2019

Jesus nunca fica chocado


Resultado de imagem para a pecadora que ungiu

Você percebe que Jesus não fica chocado com as coisas chocantes que as pessoas fazem? Jesus sabia que Zaqueu havia roubado as pessoas cegas e lucrado com muitos comportamentos antiéticos, mas Jesus não ficou chocado. Ele não ofereceu a correção de Zach, mas o relacionamento: "Zaqueu, apresse-se e desça, pois hoje devo permanecer em sua casa" (Lucas 19: 5). Isso chocou a todos! No entanto, o relacionamento mudou Zaqueu.
Jesus sabia que a mulher samaritana no poço havia sido casada e divorciada cinco vezes. Ele sabia sobre sua atual "conexão" e como ela era sexualmente envolvida com o cara com quem estava morando (ver João 4). Jesus não foi repelido. (Os samaritanos da época de Jesus eram tratados pela comunidade religiosa como os gays costumam ser tratados por parte da comunidade cristã de hoje.) Nada disso afastou Jesus ou impediu que ele oferecesse água viva para ela. Talvez Jesus queira seguidores de Cristo que serão menos parecidos com os fariseus e mais parecidos com Ele - que não sejam chocáveis.
Lucas conta uma ocasião em que Simão, o fariseu, convidou Jesus para jantar. Jesus e Seus discípulos foram e "se reclinaram à mesa" (Lucas 7:36), juntamente com os amigos religiosos de Simão, que eram céticos sobre a verdadeira identidade de Jesus - principalmente porque ele mostrava mais amor pelos "pecadores" do que amor pela Lei de Moisés . (Jesus acabara de deixar claro que isso não era verdade; Ele veio para cumprir a intenção da Lei de Moisés.) Eles convidaram Jesus para julgá-Lo, e não aprender com Ele.
O estilo de jantar no Oriente Médio consistia em uma mesa de um pé de altura com almofadas no chão para assentos, com pessoas sentadas geralmente com os pés esticados para o lado ou atrás deles. Enquanto a refeição prosseguia, uma mulher imoral caiu na festa. Ela timidamente se aproximou para ficar atrás de Jesus. Lucas garante que sabemos que ela "viveu uma vida pecaminosa" (v. 37). Ela não apenas teve alguns erros, mas havia tirado a vida de seus desvios sexuais, e todos sabiam disso! A lama dela era de conhecimento público. Durante toda a vida, ela se sentira julgada e condenada pelo establishment religioso; portanto, entrar na casa de seus atormentadores exigiu enorme coragem.
No entanto, lá estava ela ... porque Jesus estava lá! De alguma forma, as notícias na rua a haviam percorrido através da multidão com quem ela passeava - há esperança em Jesus para o humano mais lamacento. Ouvindo que ele se aproximara, uma força imparável que brotava de dentro a tinha puxado para seus pés. Enquanto ela estava em Sua presença, a esperança explodiu através da represa de toda aquela dor que havia impulsionado seu comportamento alucinante - ela começou a chorar. Suas lágrimas acidentalmente caíram nos pés sujos de Jesus (que Seu anfitrião não havia mostrado a cortesia comum de lavar).
A tensão na sala aumentou; os ombros de todos se apertaram quando ela caiu de joelhos atrás de Jesus, curvou-se e enxugou os pés sujos e molhados com os cabelos. Ela pegou um frasco de óleo misturado com perfume, pegou o óleo nas mãos e acariciou gentilmente os pés dele com o óleo - beijando-os enquanto o ungia com o perfume.
Jesus ficou ali sentado, sem vacilar, os olhos fixos nos fariseus, observando-os reagir em choque e descrença - chamas de desprezo disparando de seus olhos impiedosos.
Simon não aguentou mais. Essa cena ultrajante havia provado seu argumento. Ele murmurou para si mesmo e para seus convidados "mais respeitáveis": "Se este homem fosse um profeta, ele saberia quem e que tipo de mulher ela é quem o toca, pois ela é uma pecadora" (v. 39).
Em outras palavras, se Jesus fosse verdadeiramente um profeta, Ele saberia sobre o escandaloso pecado sexual dela e ficaria chocado. Mas Jesus fez saber e foi não chocado!
Agora, você deve perceber que essa era uma situação controversa. Imagine uma prostituta conhecida chegando ao seu pastor, beijando os pés dele e esfregando óleo após o culto de domingo. Seria o seu último domingo na maioria das igrejas se ele não acabasse rápido! O que Jesus estava pensando? Por que esse choque de Jesus não foi como todos nós?
Jesus olha para o coração. É sobre o coração. Jesus confrontou os corações desamorosos de Seu anfitrião e amigos, enquanto essa mulher demonstrava um coração transbordando de amor. Jesus disse: "Simão, tenho algo a lhe dizer" (v. 40).
"Duas pessoas deviam dinheiro a um certo prestamista. Um devia a ele quinhentos denários (muito dinheiro) e os outros cinquenta [um décimo a mais]. Nenhum deles tinha dinheiro para pagar, então ele perdoou o dívidas de ambos. Agora, qual deles o amará mais? "
Simon respondeu: "Suponho que aquele que teve a maior dívida perdoada".
"Você julgou corretamente", disse Jesus. (A única coisa que Simon julgou corretamente naquele dia!)
Então ele se virou para a mulher e disse a Simão: "Você está vendo essa mulher? Entrei em sua casa. Você não me deu água para os meus pés, mas ela molhou meus pés com as lágrimas e os enxugou com os cabelos." Você não me beijou, mas essa mulher, desde que entrei, não parou de beijar meus pés.Você não colocou óleo na minha cabeça, mas ela derramou perfume nos meus pés.Portanto, eu lhe digo. muitos pecados foram perdoados - como demonstrou seu grande amor. Mas quem foi perdoado pouco ama pouco "(Lucas 7: 41-47)
É tudo sobre amor! Não perca esse ponto muito crítico que Jesus faz para todos nós: se você realmente reconhecer o quanto custou a Deus perdoá-lo, isso inundará seu coração de amor por Deus e por outras pessoas que precisam mais do mesmo.
É tudo sobre amor! Não é um amor que ignora a lama e os danos que destroem a obra-prima de Deus, mas um amor que reconhece quanta misericórdia amorosa Deus deu a uma pessoa bagunçada como eu!
Esse grande amor une graça e verdade para dar esperança a um mundo destruído que precisa de perdão e restauração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us