19 de setembro de 2019

SUA MESA DE AGRADECIMENTO

Uma das passagens favoritas e mais familiares da Escritura é a 23 ª Salmo. Nele, o rei Davi usa duas imagens ou metáforas para concentrar seu agradecimento a cada dia de sua vida:
  1. Senhor como pastor , que cuida das ovelhas, provendo suas necessidades, guiando-as e protegendo-as (vv. 1-4), e
  2. Senhor dos Exércitos , que cuida de Seu convidado em um banquete em sua honra (vs. 5-6), mostrando hospitalidade graciosa e provisão generosa.
De todas as maravilhosas promessas que Deus nos dá neste Salmo de Ação de Graças, o versículo cinco é único e incomum: “ Você prepara uma mesa diante de mim na presença de meus inimigos; unges a minha cabeça com óleo; meu cálice transborda . ”Aqui, o Senhor dos Exércitos é descrito como uma mesa de banquete para nós, espalhada com comida maravilhosa - em abundância! Este banquete está preparado, diante dos nossos "inimigos".
Em termos bíblicos, existem dois tipos de inimigos: o tipo demoníaco e o humano. Neste salmo, Davi se refere primeiro aos poderes e principados demoníacos. Muitas vezes, esses inimigos do mal usam pessoas em nossas vidas, que se tornaram suas ferramentas para nos tornar infelizes! O diabo pode nos atingir fisicamente, psicologicamente ou até espiritualmente e, em seguida, criar problemas para nós entre nossos inimigos humanos.
Davi descreve as duas classes de inimigos como sendo incapaz de assediar e nos machucar neste momento de festa. Em vez disso, eles são forçados a sentar-se na margem externa da cena e assistir o próprio Senhor nos esperar e servir o banquete que Ele preparou! O diabo mentiu para nós repetidamente para nos condenar por nossos fracassos e nos acusar de perder a marca da santidade, que Deus pretendeu para nós. Mas, agora, nossos inimigos estão envergonhados, pois são ordenados à margem para assistirmos ao banquete, com extrema gratidão , pela comida preparada e servida por nosso Senhor e Mestre.
Deus não apenas nos serve, como faria um garçom em um banquete, como também derrama seu óleo de alegria sobre nós. Nos dias de David, o azeite era usado para fins culinários e medicinais. Também pode ter aromas ou perfumes adicionados para fins cosméticos e aromáticos. Não temos certeza de que tipo de óleo está sendo referenciado aqui, mas é usado em abundância em nós: "Meu cálice transborda!"
Finalmente, Davi se regozijou na bondade e misericórdia de Deus. Era como se essas qualidades do caráter de Deus estivessem no “cardápio” apresentado na mesa especial espalhada apenas para ele. Davi afirma sua confiança em nosso Senhor para nos pastorear diariamente e nos prover "todos os dias de nossas vidas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us