17 de novembro de 2008

O CIDADÃO DA IGREJA E O CIDADÃO DA CASA

Costuma ser invejável o cidadão da igreja. Ele ora fervorosamente, lê a Bíblia durante o culto, sorri e cumprimenta a todos, canta com alegria e até ergue as mãos com entusiasmo e emoção durante o louvor. Alguns pregam com eloqüência, outros nunca faltam ou chegam atrasados aos programas da igreja e muitos trabalham com empenho e determinação.

Fico pensando...

Maravilhoso seria se assim fossem também os cidadãos da casa. Seus lares seriam regidos pela oração, a Palavra de Deus seria lida e aplicada fielmente todos os dias, sorrisos afáveis seriam distribuídos desde a manhã até o anoitecer, palavras gentis e amorosas soariam pela casa em lugar de críticas, e gestos de carinho seriam erguidos em lugar de agressões.

Entretanto, pesa-nos dizer que muitas vezes não é assim. Centenas de cidadãos que se postam de santos na igreja, em casa são verdadeiros carrascos. Quantos casos conhecemos assim? É triste responder: um número sem conta.

Muitos que chegam sorridentes na igreja, xingam e gritam com suas esposas em casa. Muitos que vivem nas igrejas, não dão a mínima atenção para seus filhos em casa. Muitas que trabalham com afinco na igreja não respeitam seus maridos em casa. Muitas que ministram na igreja não vivem a Palavra em casa.

Certa ocasião ouvi uma declaração que fez meu coração se aquecer: “Conheço o casal fulano e posso dizer que o que eles vivem em casa é o que eles vivem em qualquer outro lugar, é um casal que pode pregar, porque vive”. Maravilhoso seria se pudéssemos ouvir o mesmo de todos casais, de todas as famílias.

Enquanto na igreja o coro canta e encanta com sua voz e melodia harmoniosa, com mensagens divinas, imagino como seriam aqueles cidadãos e cidadãs dentro de casa... Não nos cabe julgar, até porque não os conhecemos na intimidade de seus lares. A nós cabe somente imaginar e esperar. Esperar pelo justo julgamento no tribunal de Cristo.

Os cidadãos da igreja também serão julgados como cidadãos da casa, por todos os atos praticados dentro de casa. Certamente que teremos de dar conta ao Senhor de como fomos marido, mulher, pai, mãe, filho, filha... Precisamos estar vigiando e preparados para este dia.

Há um cântico muito belo, da Eyshila, chamado Casa de Bênção, que costumamos cantar em muitos congressos de família nas igrejas que diz assim:

"Minha casa será uma casa de bênção

Minha casa será um pedaço do céu.

Nela, estarão reunidos adoradores

Que só exaltam ao Deus verdadeiro e fiel.

Minha casa será reconhecida,

Como um lugar de milagres e oração.

Onde Jesus tem prazer em ficar

Onde o Espírito Santo habita

Onde há prosperidade, amor e vida.

Faça do meu lar, Senhor;

Um lugar de harmonia,

Faça do meu coração

Tua casa todo dia.

Esteja à vontade pra ficar

E nunca mais partir.

Pois a casa que um dia te recebeu

Nunca mais saberá viver sem Ti."

Nossa oração é que esta seja uma canção que possa ser cantada não só pelos cidadãos da igreja, mas com autenticidade e verdade por todos os cidadãos da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us