11 de agosto de 2009

A fitoterapia e o emagrecimento



Não há fórmulas e também fitoterápicos de ações imediatas que possam transformar uma pessoa com uma determinada massa para uma redução do seu "peso".

Em primeiro lugar, a pessoa que deseja reduzir a sua massa, deve compreender o que está ocorrendo com seu corpo, para depois partir para a ação. Existem vários fatores que permitem o aumento da massa de uma pessoa:

• Fatores Genéticos – A pessoa nasce com características genéticas propícias ao aumento da massa corpórea.

• Fatores Endócrinos – A pessoa apresenta distúrbios hormonais e este fato influencia no seu "peso".

• Fatores Emocionais – A pessoa em desequilíbrio emocional poderá apresentar interferências em seu "peso".

• Hábitos Alimentares – Alguns hábitos alimentares como excesso de sal, açúcar e lipídios e a falta de frutas e verduras nas refeições, favorecem o aumento na massa do corpo. Por outro lado, a redução de alimentos, desacelera o metabolismo celular, o que acarretará em um acúmulo de energia no corpo.

• Vida Sedentária – A falta de uma atividade física também é um dos responsáveis pela falta de uma silhueta desejável.

Desta forma, antes de utilizar qualquer dieta na redução do seu "peso", a pessoa necessita de um diagnóstico e de orientações clínicas, e não podemos esquecer que o profissional habilitado e autorizado legalmente para diagnosticar e prescrever o tratamento ideal para uma pessoa é o médico. Todos os demais profissionais de saúde poderão auxiliá-lo, mas ainda será o médico o profissional responsável pelo tratamento.

Após um diagnóstico médico, as ervas medicinais poderão entrar no tratamento sobre a orientação de um fitoterapeuta, esse profissional utilizará as plantas necessárias para um metabolismo celular equilibrado.

Independente de qualquer vegetal que possa ser utilizado no tratamento da redução do "peso" gostaria de recomendar algumas práticas para uma silhueta desejável.

• Não faça dieta em hipótese alguma sem orientação médica.

• Reduza o consumo de açúcar.

• Faça refeições balanceadas e leves, que nutram as células.

• Durma bem.

• Pratique ginástica e exercícios aeróbicos.

• Beba bastante água e tenha um funcionamento do sistema digestivo satisfatório.

E não se esqueça que a recomendação de Jesus é: "Amarás a teu próximo como a si mesmo...", ou seja, ame a si mesmo e cuide de sua saúde para que você possa amar a seu próximo. Já em Gn 1.30 observamos o cuidado de Deus para com os nossos alimentos e em todo livro de Levítico há orientações para o povo quanto à saúde física, mental e espiritual. Deus prescreveu para seu povo o caminho da saúde, é nossa missão obedecer a suas recomendações.

Pr. Gerson Marques da Silva – Pastor auxiliar da Igreja Batista Boas Novas – Sorocaba/SP
Biólogo – Pós-Graduado em Fitoterapia e Embriologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us