19 de agosto de 2009

PEÇA CRISTÃ INFANTIL - A ARCA DE NOÉ



Narração e músicas costuram cenas da vida de noé. Com liguagem e cenas atuais, mas nomes de época.
Narrador: A Bíblia esta cheia de histórias de pessoas que fizeram Deus ficar muito feliz, e esta é mais uma delas. No livro de Gênesis conta que teve um tempo em que os homens ficaram muito maus. Por isso faziam coisas terríveis, matavam, roubavam, brigavam uns com os outros, era uma loucura.
Noé: Hei pessoal que é isso, vamos parar com essa bagunça, ai sô! O que esta acontecendo aqui afinal de contas, brigando de novo mais que coisa, vocês só sabem arrumar confusão é.
Arquelau: Pronto, chegou o santinho, sai pra lá Noé vê se não se mete onde não foi chamado, ta legal? Nós não queremos saber de você não cara, nos queremos saber é mesmo, é de muita farra, muita animação, sacô? Muita loucura, não é não pessoal?
Mulher do Arquelau: É isso ai cara, deixa a gente em paz, ta legal? Se manda.
Narradora: Esse é Noé, um homem que sempre procurou obedecer a Deus, ele foi o único homem bom entre todos que viviam naquele tempo, o único homem que não tinha cabeça oca!
MUSICA: CABEÇA OCA
Narradora: Mas a família de Noé era diferente, ele tinha três filhos que se chamavam: Cen, Cam, e Jafé, todos trabalhavam co o pai, tinha uma vida boa e alegre também.
MUSICA: A FAMÍLIA DE NOÉ
Narradora: Um dia quando Noé estava no campo cuidando de suas ovelhas, Deus falou com ele:
Deus: Noé escute o que vou lhe dizer, as pessoas ficaram muito más e o mundo esta cheio de crimes, por isso, decide destruir todas as criaturas da Terra.
Narradora: Noé ficou paradão, ouvindo o que Deus falava, e Deus muito triste por ter que destruir sua criação continuou:
Deus: Noé pegue madeira boa e construa um grande barco, faça divisões nele e tape todos os buracos com piche, por dentro e por fora, porque vou mandar um grande dilúvio, muita água vai cair do céu e cobrir todo a Terra, todos morreram homens, animais e plantas, tudo, menos você, sua família e os animais que levar com você.
Narradora: O que vocês acham, será que Noé fez o que Deus mandou, mas se as outras pessoas rissem dele e achassem que ele estava ficando doido? A Bíblia conta que Noé fez tudo com Deus mando.
Noé: Cen, Cam, Jafé, acordem!
Jafé: Hum, ai quê, o pai, ta muito cedo ainda.
Noé: meus filhos acordem logo tenho uma coisa muito importante para conta pra vocês.
Jafé: Importante, o que e tão importante assim pai? Fale logo!
Noé: Eu estava cuidando das ovelhas quando o próprio Deus falou comigo, dizendo que vai destruir a Terra.
Jafé: O que, Destruir?
Noé: Sim, Destruir. Deus decidiu assim porque os homens se tornaram muito maus, e a.
Terra esta cheia de violência.
Jafé: Mas como Deus vai fazer isso?
Noé: Deus vai mandar um dilúvio, que é uma chuva muito forte, pro muitos dias, até que cubra a Terra e afogue toda a criatura.
Jafé: Mas quando isto vai acontecer pai? E a gente o que vai ser de nós?
Noé: Deus nos avisara quando for a hora, quanto a nós não, precisamos ter medo porque nos salvaremos dentro de um barco que vamos construir.
Jafé: Um barco? Que barco?
Noé: Sim, um grande barco Jafé, onde nós e todos os animais que separamos, um casal de cada espécie, ficaremos no barco até que tudo passe, vamos temos muito trabalho pela frente.
MUSICA: CONSTRUIR UM GRANDE BARCO...
Arquelau: Hei! O que é isso que vocês estão fazendo ai?
Noé: estamos construindo um barco, porque a Terra vai ser destruída por um dilúvio.
Arquelau: HÁ, HÁ,... , era só o que faltava, que dizer que a Terra vai ser destruída? HÁ, por um dilúvio, HÁ...
Noé: É isso mesmo arquelau e quem estiver dentro dessa arca com a gente vai se salvar, se você quiser pode vir, tem lugar par todos.
Arquelau: O que, vocês estão todos malucos, Há, vê se pode, dilúvio, Hum..., Barco eu em esse pessoal pirou de vez.
Narradora: Noé e seus filhos, não ligaram para o que as pessoas que passavam diziam, continuaram os seus trabalhos, dia e noite, seguindo as instruções que Deus tinha dado. Amanheceu um dia lindo os passarinhos começaram a cantar diferente e a grama parecia estar mais verde do que nunca.
Arquelau: Mulher eu vou dar uma espiada naquela geringonça do Noé, tem muito tempo que eu não dou umas boas gargalhadas, quero ver ser eles já desistiram daquela maluquice.
Mulher do Arquelau: então vai, depois você me conta, eu to ficando curiosa mesma.
Narradora: Noé e sua família trabalhavam na construção da arca por muitos dias, até que finalmente, ela ficou pronta, uma maravilha.
Arquelau: Puxa, o barco do Noé ficou pronto, nossa como é grande, será essa conversa de dilúvio é verdade mesmo.
Narradora: E o homem voltou correndo para falar com seus amigos que também ficaram assustados, mais mesmo assim não quiseram acreditar na história do dilúvio, enquanto isso...
Deus: Noé, entre na arca você e sua família, embarque os animais de dois em dois e toda comida que conseguirem, daqui a sete dias farei chover sobre toda terra durante quarenta dias e quarenta noites.
Jafé: Pai, como faremos para embarcar todos esses animais?
Noé: Calma, Deus mesmo vai conduzir para a arca, nós só vamos ajudar.
Jafé: Há, lá vêm eles.
Noé: Desçam as rampas, vamos coloca-los para dentro...
MÚSICA: CADA UM PEGUE O SEU PAR.
Noé: Bem já estão todos dentro da arca, de repente um barulho, a porta da arca se fechou sabe quem foi que fechou essa porta? Foi Deus, e a porta que Deus fecha ninguém abre não é mesmo?...
Mulher de Arquelau: Arquelau, pegue as roupas no varal ta começando a chover.
Arquelau: Hi, não vai dar não, a chuva ta forte demais.
Narradora: E Choveu, choveu, muitos dias até que a água, cobriu casas, montanhas, tudo, ainda bem que Noé foi obediente a Deus. Você também e obediente? Dentro da Arca Noé alimentava a bicharada.
Jafé: Pai a comida já esta acabando, temos que fazer alguma coisa os bichos estão ficando nervosos, será que já podemos sair da arca, afinal a chuva já parou há dias, ai!
Noé: o que foi Jafé?
Jafé: Fui dá um resto de milho pra aquela arara e ela quase comeu minha mão.
Noé: É acho que já esta na hora de sairmos daqui de dentro, vou soltar uma pombinha pra ver se ela encontra lugar seco para pousar.
MUSICA: POMBINHA BRANCA
Noé: hei, parece que temos novidade, vejam a pombinha voltou com um galhinho verdinho, verdinho no bico, isso quer dizer que as águas abaixaram, e que logo vamos poder sair daqui de dentro.
Narradora: A Arca ficou presa no pico de uma montanha que estava debaixo da Arca, Noé colocou o nome daquela montanha de Monte Ararati.
Deus: Noé, saiam da Arca você e sua família e os animais, quero que tenham muitos filhos e os animais tenham muitas crias e espalhem-se e povoem toda a Terra.
Noé: Muito obrigado Senhor, por ter nos salvado da água e de toda essa destruição.
Narradora: Apesar de todos o horrores do dilúvio, Deus estava alegre porque Noé o obedeceu, por isso a Terra seria povoada de novo e Ele poderia se alegar novamente com a sua criação então fez uma promessa a Noé.
Deus: Noé, ouça o que Eu vou lhe dizer, prometo que nunca mais haverá outro dilúvio para destruir a Terra, olha, estão vendo este lindo arco colorido este será o sinal que deixarei para sempre no céu, para lembrar da aliança que faço agora com todos os homens.
Narradora: E quando chove, em qualquer lugar do mundo, quando as gotinhas de chuva encontram a luz do Sol o arco-íris aparece quando você o vir, riscando o céu, lembre-se dessa história que aconteceu de verdade há muitos anos atrás saiba meu amiguinho que Deus te ama muito e cuida de você como cuidou de Noé e sua família então confie Nele, como Noé confiou.
MUSICA: DEPOIS DA TEMPESTADE

Um comentário:

  1. Onde encontramos estes louvores citados na peça????
    Amei a peça... por favor me ajude!!
    Fique na paz do Senhor!

    ResponderExcluir

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us