9 de agosto de 2009

teatro cristão - O bom tesouro




Personagens *Marilu
*Roberval
*Susie
*Morgana
*Cristã
*Dono do Bar
*Segurança 1
*Segurança 2
*Cristão 1
*Cristão 2

Pode ser usado como Narração ]
O homem de hoje em dia está tão mergulhado no seu próprio eu, a tantas coisas o homem tem dado valor
nesta vida que esquece de dar valor àquele que lhe deu a própria vida, só por amor. E na maioria das vezes é
preciso que ele passe por uma situação que lhe provoque uma mudança de 180º graus, para que entenda que
a cobiça pela luxúria, fama ou por qualquer outro motivo que encha seu coração de orgulho e pobreza, pobreza
em todos os sentidos. Não espere que aconteça algo em sua vida para dizer a Deus que ele é importante para
você. Pois o Criador está de braços abertos para te receber e só depende de você para a concretização desse
encontro e a descoberta do Bom Tesouro: Jesus.
•Cenanº1
• Cenário: Sala de visitas
• MARILU :=:
Meu bem, caviar brasileiro? Você acha que isso presta?
• ROBERVAL :=:
Eu acho que...
• MARILU :=:
Você não acha nada. Não... vou querer o importado.
• ROBERVAL :=:
Mas... meu bem.
• MARILU :=:
Nada de me contrariar, heim.
• ROBERVAL :=:
Está bem meu docinho de coco, mas...
• MARILU :=:
Docinho de coco!? Que horrível... para Roberval.
• ROBERVAL :=:
Meu amor, você sempre foi tão romântica.
• MARILU :=:
Sai daqui Roberval... que grude.
• ROBERVAL :=:
Isso é amor.
• MARILU :=:
Tá, tá, Roberval.
• ROBERVAL :=:
Meu docinho de...
• MARILU :=:
Roberval, da próxima vez que você me chamar assim eu...
• ROBERVAL :=:
Desculpe florzinha, mas, ouça-me.
• MARILU :=:
Fale. O que quer?
• ROBERVAL :=:
Bem é que venho fazendo um levantamento dos nossos bens e...
• MARILU :=:
Hum...
• ROBERVAL :=:
Parece que...
• MARILU :=:
Fale logo, seu pamonha.
• ROBERVAL :=:
Calma minha filha.
• MARILU :=:
Ahhh...
• ROBERVAL :=:
É que estamos falidos.
• MARILU :=:
Falidos!? Ai! Acho que estou morrendo.
• ROBERVAL :=:
Não faça isso minha jóia.
• MARILU :=:
Minha jóia!? Minhas jóias, eu preciso ver isso de perto... imagina se um retardado como você, vai saber fazer
contas. Traga todas as contas aqui.
• ROBERVAL :=:
Meu amor, mas eu já conferir tudo.
• MARILU :=:
Agora!

• ROBERVAL :=:
Está bem eu já vou.
• MARILU :=:
Eu acabo com esse palerma.
(batem na porta)

• MARILU :=:
Onde estão os empregados? Eu abro a porta mas desconto do salário de todos eles.
• CRISTÃ :=:
Bom dia!
• MARILU :=:
Péssimo dia! O que é?
• ROBERVAL :=:
Aqui minha flor.
• CRISTÃ :=:
Senhora eu queria lhe falar sobre...
• MARILU :=:
Moça, depois você me liga, manda um e-mail, mas agora não dá!
• CRISTÃ :=:
Só irei levar alguns minutinhos, senhora.
• MARILU :=:
Bye, bye querida (bate a porta). Esses crentes... sim, vamos lá... a propósito onde estão os serviçais?
• ROBERVAL :=:
Foram embora.
• MARILU :=:
Foram embora!? Que ousadia, por que eles fizeram isso?
• ROBERVAL :=:
Estavam com o salário atrasado.
• MARILU :=:
Ah! Por isso eles vão embora. Quantos meses?
• ROBERVAL :=:
Cinco meses.
• MARILU :=:
Só cinco!? Esse povo reclama de barriga cheia. Deixa eu ver como você me levou a bancarrota.
• ROBERVAL :=:
Eu não tive culpa, há tempo que os negócios não vão bem.
• MARILU :=:
(olhando as contas) Machado Alcântara Saião, pobre? Jamais! Vamos fazer alguma coisa.
• ROBERVAL :=:
Fazer o que?
• MARILU :=:
(pensa um pouco) Um empréstimo. Vamos tomar um empréstimo.
• ROBERVAL :=:
Mas, é que...
• MARILU :=:
Ás vezes você fala demais Roberval... cala a boca e vamos no banco.
• ROBERVAL :=:
É...
•Cenanº2
• Cenário: Banco
• MARILU E SUSIE :=:
Ah! (se cumprimentam)
• SUSIE :=:
Vamos... sentem-se.
• MARILU :=:
Olá, Susie. Tudo bom?
• SUSIE :=:
Tudo bom querida. Dr. Roberval, como vai?
• ROBERVAL :=:
Vou bem.
• MARILU :=:
Quanto tempo um!?
• SUSIE :=:
Realmente, faz o que... uns dois anos que agente não se vê.
• MARILU :=:
É, e como vai o maridão?
• SUSIE :=:
Você não soube?
• MARILU :=:
O que?
• SUSIE :=:
Ele morreu .

• MARILU :=:
O Almeidinha, mas ele era tão jovem.
• SUSIE :=:
Jovem o que Marilu? Uma pessoa com 56 anos, problema de coração, diabetes e outras doenças que não deu
tempo dos médicos identificarem. Já estava na hora dele partir.
• MARILU :=:
Eu sinto muito.
• SUSIE :=:
Não sinta não.
• ROBERVAL :=:
Não? Por que?
• SUSIE :=:
Por que só assim eu fiquei com a fortuna daquele velho ranzinza e chato.
• MARILU :=:
Sempre esperta
• SUSIE :=:
Sim, mas o que os trouxeram aqui?
• MARILU :=:
Na verdade Susie, o assunto que me trouxe aqui é um pouco delicado.
• SUSIE :=:
Tudo bem, dependendo de mim pode contar comigo.
• ROBERVAL :=:
Nós sabemos.
• MARILU :=:
Bem, resumindo tudo, a anta do meu marido nos colocou na pior e precisamos de um empréstimo.
• ROBERVAL :=:
Não foi bem assim...
• MARILU :=:
Fique calado Roberval. E aí Susie?
• SUSIE :=:
Seria um prazer ajudar, mas...
• MARILU :=:
Precisamos de uma boa quantia, quanto podemos retirar?
• SUSIE :=:
Bom, Marilu. O Dr. Roberval tem um saldo negativo com o nosso banco e é um valor bem alto.
• MARILU :=:
Ah! Então eu vou em outro banco em que eu também confie.
• SUSIE :=:
Na verdade não é só aqui no banco, não, mas vocês estão sem crédito em todas as financeiras. Não tenho
como ajudá-los.
• ROBERVAL :=:
Foi tudo pelo bem da empresa, acredite.
• MARILU :=:
Mas, Susie, como é que pode isso?
• SUSIE :=:
Isso só seu marido pode lhe responder.
• MARILU :=:
Susie, por tudo que eu já fiz por você.
• SUSIE :=:
Marilu isso não é pessoal, é profissional.
• MARILU :=:
Profissional? Você é uma ingrata, espero que seja demitida.
• SUSIE :=:
Seguranças, por favor tirem-na daqui.
• ROBERVAL :=:
Não precisa de seguranças, nós conhecemos o caminho.
• MARILU :=:
(esperneando) Depois de anos puxando o nosso saco agora nós colocam para fora. (sendo levada)
(Ao sair do banco Marilu recebe um folheto de um evangelista e o amassa sem ao menos ler)
• MARILU :=:
Se eu fosse um mulher violenta, dava uns bons tapas na Susie.
• ROBERVAL :=:
Mas meu amor ela não era sua amiga desde a infância.
• MARILU :=:
Amiga o quê... eu tinha que aturar aquela perua, porque ela era casada com um amigo do meu pai.
• ROBERVAL :=:
Ah! Entendi benzinho.
• MARILU :=:
O quê? Não fale comigo, não me toque, nem olhe pra mim, estou com raiva de você, tá!?
• ROBERVAL :=:
Tá!
• MARILU :=:
Seu banana, olha uma cartomante! Vamos ver o nosso futuro.
• ROBERVAL :=:
Mãezinha...
• MARILU :=:

O que é?

• ROBERVAL :=:
É que eu não acredito nisso de adivinhação.
• MARILU :=:
Problema seu, vamos logo.
•Cenanº3
• Cenário: Tenda da Cartomante
• MARILU :=:
Bom dia!
• MORGANA :=:
Bom dia! Eu sou Morgana, o que desejam?
• MARILU :=:
Nos viemos aqui porque...
• MORGANA :=:
Já sei desejam saber do futuro.
• ROBERVAL :=:
Ótimo. Você consegue não é?
• MORGANA :=:
Está duvidando do meu poder?
• MARILU :=:
Jamais é que isso aqui (apontando para Roberval) fala muita besteira. Vê se não atrapalha.
• MORGANA :=:
Então vão querer meus serviços.
• MARILU :=:
Vamos sim pode começar.
• MORGANA :=:
Tudo bem, mas o pagamento é adiantado.
• ROBERVAL :=:
Ha! Ha! Ha!
• MARILU :=:
Mas não temos dinheiro, estamos falidos.
• MORGANA :=:
Logo eu vi... sua áurea está preta.
• ROBERVAL :=:
Ah! Claro.
• MORGANA :=:
Mas infelizmente... (aponta para a saída)
• MARILU :=:
O relógio do Roberval, é de ouro pode ficar com ele.
• ROBERVAL :=:
Mas... meu relógio!?
• MARILU :=:
Cale a boca e fique quieto. Pode começar agora.
• MORGANA :=:
Irei consultar a bola de cristal. Concentrem-se... preciso de energia positiva... hum... estou vendo....
• ROBERVAL :=:
Está vendo o que?
• MARILU :=:
(cutucando Roberval) Fique quieto.
• MORGANA :=:
Silêncio... eu vejo... eu vejo...
• MARILU :=:
Eu acho que também estou vendo
• ROBERVAL :=:
Por quê que só eu não vejo nada?
• MORGANA :=:
Perdi a concentração.
• MARILU :=:
Tudo bem tenta de novo.
• MORGANA :=:
Ai terá que pagar outra consulta.
• MARILU :=:
Está bem eu pago.
• ROBERVAL :=:
Marilu, chega. Você não vê que essa mulher é uma farsante. Vamos sair daqui. (puxando a mulher para fora.
Passam em frente a um igreja evangélica, um obreiro os convida para entrarem mas eles recusam)
• MARILU :=:
E agora Roberval? O que será de nós, dos nosso filhos?
• ROBERVAL :=:
Marilu, não temos filhos.
• MARILU :=:

Eu aqui preocupada com o nosso futuro e você aí se prendendo a esses detalhes. Você deveria está em
excursão pelo Afeganistão, passando uns dias em Cabul ou Kandahar.

• ROBERVAL :=:
Por você eu ia minha flor.
• MARILU :=:
Iá? Com uma bandeira dos EUA enrolada em você, não é?
• ROBERVAL :=:
Mas aí eles iriam me matar.
• MARILU :=:
Mentira!?
•Cenanº4
• Cenário: Bar
• MARILU :=:
A nossa vida esta acabada sem dinheiro, nada de amigos, festas, não seremos ninguém.
• ROBERVAL :=:
A culpa é minha, eu me detesto, sou um perdedor.
• MARILU :=:
Ainda bem que você sabe.
• DONO DO BAR :=:
Vão querer alguma coisa.
• MARILU :=:
Não... ah, vocês tem Winsk 12 anos?
• DONO DO BAR :=:
Winsk? 12 anos? Você pensa que está aonde?
• MARILU :=:
No fim do poço.
• ROBERVAL :=:
Eu não sabia que aqui era o fim do poço.
• MARILU :=:
A essa altura dos fatos eu nem vou mandar você calar a boca.
• DONO DO BAR :=:
Tem pinga, querem?
• CRISTÃ :=:
Boa tarde, é que eu estava passando ali e vi que era a senhora que estava aqui e vir falar com você.
• MARILU :=:
Eu te conheço? Seu rosto não me é estranho.
• CRISTÃ :=:
Eu sou a moça que fui na sua casa hoje pela manhã.
• MARILU :=:
Ah! Aquela moça que eu bati a porta na sua cara.
• CRISTÃ :=:
É, sou eu mesmo.
• MARILU :=:
Não ficou zangada comigo, ficou?
• CRISTÃ :=:
Não, apenas gostaria de lhe falar o que não pude lhe falar pela manhã.
• MARILU :=:
Pode falar.
• CRISTÃ :=:
O que eu quero dizer a vocês é simples, existe alguém que conhece os teus problemas, está em todo tempo
com vocês e jamais, em tempo algum irá lhes abandonar. É o Deus que te deu a vida pra vocês e que hoje está
de braços abertos para o receber, sem cobrar nada em troca, muito pelo contrário, deseja lhes abençoar com
vida, saúde, prosperidade e outras coisas mais.
• MARILU :=:
Tai, eu quero conhecer esse Deus de que vocês tanto falam.
• ROBERVAL :=:
E o que precisamos fazer para conhecê-lo?
• CRISTÃ :=:
Basta somente crê em seus corações e recebê-lo.
• MARILU E ROBERVAL :=:
Nós queremos recebê-lo.
• ROBERVAL :=:
É, e fortalecidos nele vamos recomeçar.
• MARILU :=:
Eu te amo, meu docinho de coco.
• DONO DO BAR :=:
Vão querer alguma coisa?
• MARILU, ROBERVAL E CRISTÃ :=:
NÃO!!!
(Marilu e Roberval se abraçam)

(I Timóteo 4:4-5) Pois todas as coisas criadas por Deus são boas, e nada deve ser rejeitado se é
recebido com ações de graças; porque pela palavra de Deus e pela oração são santificadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us