10 de novembro de 2009

O Temperamento Fleumático

O temperamento fleumático é calmo, frio, vagaroso, fácil de tratar e bem equilibrado. Para o fleumático, a vida é uma experiência feliz, tranqüila e agradável, na qual ele evita, o mais que puder, o envolvimento com os outros.
O Sr. Fleumático raras vezes se deixa perturbar, e raras vezes dá expressão á irritação ou ao riso. É o tipo de temperamento equilibradamente coerente. Sob uma personalidade fria, reticente, quase tímida, o Sr. Fleu-mático tem uma boa combinação de capacidades. Sente muito mais emoção do que aparenta e tem uma grande capacidade de apreciar as belas artes e as melhores coisas da vida.
Por gostar das pessoas, não faltam amigos a ele. Tem um senso de humor seco, capaz de levar a multidão às gargalhadas, enquanto que ele não esboça um sorriso. Tem a capacidade singular de ver coisas engraçadas nos outros e nas coisas que fazem. Sua capacidade mental de reter as coisas faz dele um bom imitador — e ele se diverte ao provocar ou fazer troça dos outros tipos de temperamento. Aborrecido pelo entusiasmo sem objetivo e inquieto do sangüíneo, muitas vezes expõe a futi¬lidade de sua atitude. Irritado pelos estados de depressão do melancólico, tende a ridicularizá-lo. Gosta de atirar água fria nos explosivos planos e ambições do colérico.
Tende a ser na vida um espectador e procura não se envolver demasiado com as atividades dos outros. Na verdade, normalmente, é com grande relutância que se sente motivado a qualquer forma de atividade além de sua rotina diária. Isto não significa, porém, que não possa avaliar a necessidade de ação ou as dificuldades dos outros. Ele e o Sr. Colérico podem ver as mesmas injustiças sociais, mas a reação deles é inteiramente diferente. 0 espírito de luta do colérico o levará a dizer: "Vamos organizar uma comissão e fazer uma campanha para dar solução ao problema". Já o Sr. Fleumático provavelmente reagirá por dizer o seguinte: "Essas con¬dições são terríveis! Por que alguém não faz alga a respeito? "
O Sr. Fleumático é constantemente bondoso e com¬preensivo, mas raras vezes demonstra seus verdadeiros sentimentos. Não procurará ser líder, mas, quando for colocado em tal papel, provará ser capaz, porque tem um efeito conciliador nos outros e é um pacifista natural.
O mundo tem sido muito beneficiado pela natureza benévola do eficiente fleumático. Ele fica bem como diplomata, contador, professor, líder, cientista, ou outro tipo meticuloso de profissional.
A principal fraqueza do fleumático, e a que o impede de desenvolver seu potencial, é a falta de motivação, ou preguiça. Satisfeito em apenas olhar os outros parti¬ciparem do jogo da vida, faz caçoada deles como uma maneira de proteger-se ou de conservar suas energias. Além do mais, é teimoso, indeciso e medroso.
Geralmente, é fácil de se conviver com ele, mas sua forma descuidada e vagarosa de viver pode ser uma fonte de irritação para um parceiro agressivo. Fleumáticos quase sempre são boa companhia para seus filhos; é mais fácil para eles parar o que estão fazendo e brincar com as crianças do que para os temperamentos ativistas. Muito marido de disposição enérgico dirá de sua esposa fleumática: "Ela é uma esplêndida mulher e mãe, mas não é boa dona de casa". Inversamente, a ótima dona de casa pode ser mãe ineficiente. Ela gostaria de parar e brincar com os filhos, mas o chão precisa ser limpo, as roupas precisam ser lavadas, e. . . Essas reações subconscientes a situações da vida, fazem parte de nossos temperamentos.
O temperamento é uma questão de importância neste estudo sobre "a felicidade conjugal, porque ajuda a esclarecer por qual motivo as pessoas são tão dife¬rentes! E também oferece uma chave para o porquê da atração entre os opostos.

Extraido do livro "Casados Mais Felizes"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us