5 de dezembro de 2009

LUTERO EM FAMÍLIA

Dia 31 de outubro, comemoramos o 491° da Reforma Protestante. Um marco importante não somente para a história do cristianismo, mas para toda a humanidade.

Muitas vezes preocupamo-nos em estudar a vida dos grandes homens com ênfase somente nos seus pensamentos. Esquecemos de detalhes da vida em família. Gosto de ler a biografia e observar como viviam em família.

É muito interessante, por exemplo, conhecer um detalhe da vida, em família, de Martinho Lutero.

Os pais do grande reformador alemão Martinho Lutero desejavam uma boa carreira para seu filho, nascido no dia 10 de novembro de 1483, em Eisleben. Seu pai, homem simples, trabalhava em minas, tinha grandes sonhos para seu filho. Em busca desses sonhos, logo que Lutero nasceu, a família se mudou para Mansfeld, com o intuito de dar uma boa formação na área do direito. Enquanto se preparava para ser um brilhante advogado, a morte de um amigo e uma tempestade, quando um raio quase lhe tirou a vida, foram usados por Deus para dar uma guinada em sua trajetória.

Preocupado com sua salvação, Lutero deixou o curso de direito e ingressou no mosteiro dos eremitas agostinianos. A partir dali, Deus começou a falar ao seu coração sobre a justificação pela fé e a não se conformar com as orientações religiosas do seu tempo, até que rompeu com a Igreja Católica de sua época e começou a liderar um grande movimento, que mudou a história: a Reforma Protestante.

Os filhos, como dizem as Escrituras, “são herança do Senhor” (Sl 127.3). Devemos, como pais, esforçar-nos para dar-lhes o melhor. Podemos ter sonhos para eles, mas como pais cristãos devemos sempre orar para que sejam usados por Deus e deixar que o próprio Senhor conduza suas vidas. Os pais de Martinho Lutero desejavam que seu filho fosse um brilhante advogado, mas Deus tinha algo muito mais sublime para ele. Não é errado ter sonhos para nossos filhos, mas o mais importante é desejar no coração que os sonhos de Deus para suas vidas sejam os realmente concretizados.

Nossos filhos não são nossos. São de Deus. Somos apenas mordomos e devemos nos alegrar em ver Deus realizando Sua soberana vontade na vida deles.

Um outro detalhe da vida familiar do grande reformador.

Martinho Lutero casou-se com Catalina von Bora, 16 anos mais nova do que ele, e tiveram seis filhos. Uma das características da família de Lutero foi o valor que o casal dava às conversas ao redor da mesa. Diz a história que no lar de Lutero e Catalina as portas sempre estavam abertas para numerosos estudantes que se sentavam ao redor da mesa para aprender do grande teólogo. As “palestras à mesa”, como eram conhecidas aqueles momentos, serviram para fazer muitos discípulos e formar muitos líderes para o protestantismo nascente.

Que belo exemplo do reformador! Sempre mantinha as portas de sua casa para o discipulado. Ser hospitaleiro é uma marca do cristão. A Bíblia diz: “sede hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações (I Pd 4.9).

Faltando apenas nove anos para comemorarmos os 500 anos da Reforma Protestante, pensemos nessas duas lições.

fonte: CLIK FAMÍLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us