15 de dezembro de 2009

PAZ É AUSÊNCIA

Romanos 14.17-19; Efésios 2.13-18

"E a Paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os
vossos sentimentos em Cristo Jesus."
Filipenses 4.7

"Paz é ausência de guerra?" Nem sempre!
O mundo procura a paz, mas desconhece a sua verdadeira fonte. Nesta lição estudaremos o real
significado da paz, quem pode proporcioná-la e conservá-la firme em nossos corações.
FIQUE ALERTA !
Se você quer ser uma pessoa de paz, deve cultivá-la em todos os relacionamentos. Observe
ao seu redor e verifique se você tem promovido a paz ou se as confusões ou discussões estão
presentes na maior parte dos seus relacionamentos.

A paz do mundo
Começaremos este estudo descrevendo o que o mundo chama de paz. Para as pessoas que
não têm Deus, a paz é sinônimo de ausência de guerras: guerras mundiais, urbanas, familiares e
até mesmo internas. Por isso, quando enfrentam problemas, procuram a "paz" em diversões ou
em lugares sossegados, distantes do barulho das grandes cidades. Todavia, de acordo com Charles
Stanley, a Palavra de Deus não usa esses critérios para descrever a paz de Deus, pois esta é uma
qualidade íntima que nasce de um relacionamento correto com o Senhor.
A Paz de Deus
Charles Stanley explica que a paz de Deus:  a. Transcende as circunstâncias: A paz de
Deus não é uma negação e nem umafuga da realidade. Não é porque temos a
paz de Deus que vamos ficar paralisados  ou anestesiados contra a dor ou o
sofrimento, ou ainda eliminar a nossa responsabilidade para enfrentar as
dificuldades ou os problemas difíceis. Devemos ter consciência de que Deus
deseja que enfrentemos a realidade com a nossa fé e, assim, Ele proporcionará
uma paz duradoura em nossos corações.
b. Excede todo o entendimento: Isto é, a paz de Deus foge à compreensão
humana, uma vez que não pode ser explicada por elementos naturais. Por
exemplo: O apóstolo Paulo ao escrever a carta de Filipenses encontrava-se preso,
acorrentado, sofrendo, mas sentia uma paz tão profunda em seu coração que
conseguiu, em meio a tudo aquilo, encorajar os irmãos da igreja de Filipos a
confiar no Senhor e se alegrar Nele.
O mundo sem paz
Basta abrirmos os jornais, as revistas ou ,assistirmos aos noticiários para constatarmos
como os conflitos armados têm aumentado cada vez mais nos países estrangeiros. E o que dizer do
nosso próprio país? A onda de violência não pára, pelo contrário, está aumentando a cada dia que
passa. Quantos de vocês já foram vítimas ou conheceram alguém que sofreu algum tipo de
violência? Não é somente a violência que impera neste mundo e rouba a paz, mas também a
ansiedade, o medo, a culpa, a insegurança, a instabilidade econômica, o desemprego etc. Tudo
isso porque este mundo está no Maligno (1 Jo5.19).
Enquanto todos os moradores da Terra não reconhecerem que só Jesus, o Príncipe da Paz (Is9.6), pode nos proporcionar a verdadeira e desejada paz, o mundo continuará
experimentando tais problemas. O mundo precisa de paz, não aquela que é pregada pelos
ativistas das organizações não-governamentais (ONGs), mas a que Cristo dá aos seus verdadeiros
discípulos (Jo 14.27).
Deus é nosso abrigo, refúgio, pro-tegendonos de todos os ataques do Maligno, e Nele
encontramos perfeita paz e descanso. Essa é a mensagem do Salmo 91.
Cristo, a nossa paz A Bíblia apresenta os seguintes tipos de
paz: paz com Deus, paz de Deus e paz com os homens. Antes de aceitarmos a Jesus como
Salvador, éramos inimigos de Deus. Então, Cristo veio e morreu em nosso lugar, a fim de "fazer as
pazes entre nós e Deus". Portanto, "Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por
nosso Senhor Jesus Cristo." (Romanos 5.1).
Já a paz de Deus é algo maravilhoso que sentimos em nosso coração quando estamos no
caminho certo e tomamos as decisões corretas. Ela funciona como um sinal da aprovação de
Deus. Entretanto, para que você desfrute desta dádiva, é preciso estar em paz com Deus, ou seja,
ter um relacionamento de amizade com o Senhor.
Já percebeu que, quando você está no caminho errado ou vai tomar alguma decisão
equivocada, uma intranqüilidade toma conta do seu coração? Neste momento é fundamental que
você busque ao Senhor em oração, a fim de que Ele possa confirmar os seus passos, trazendo-lhe
paz. (Cl 3.15).
É impossível que alguém que já esteja em paz com Deus não viva em paz com seu próximo.
É nosso dever ter uma boa convivência com os vizinhos colegas da escola, irmãos da igreja etc. É
claro que, algumas vezes, a paz não depende de você, no entanto, conforme a Bíblia declara: "Se
for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens." (Rm 12.18).
Paz, apesar de...
Sabemos que muitas pessoas associam a paz à segurança física. Por isso, muitas preferem
ir morar no interior, pensando que assim evitarão tal problema. Grande engano! Como já
aprendemos, a paz é interior e está associada primeiramente à nossa situação diante de Deus e
depois entre os homens. A maldade está no coração do homem que
vive tanto nos grandes centros quanto no interior. A tranqüilidade das áreas interioranas
não significa paz. Essa é uma falsa paz. Você já ouviu falar daquelas pessoas que vão morar num
lugar bem isolado do mundo e ficam lá sozinhas para "meditar"? Elas acham que somente assim
obterão a paz. Outro engano! A paz que Cristo nos concede independe do
lugar em que estamos e das circunstâncias que vivemos. Pode o mundo inteiro estar desabando
ao nosso redor, a tempestade pode estar sendo a mais terrível, se você tem a verdadeira paz em
seu coração, consegue deitar e dormir no barco  mesmo em meio ao temporal mais destruidor,
assim como Jesus fez, porque essa paz faz com que você confie que Deus pode, no momento em
que Ele quiser, se levantar e dizer ao mar: "Calate, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve
grande bonança." (Mc 4.39).
PENSE NISSO
Pelo fato de Deus estar no controle de sua vida, e você estar forte e inabalavelmente
convencido disso, é que você tem (e só por esta razão você tem) a base necessária para
experimentar o que as Escrituras chamam de paz “que excede todo o entendimento”. Charles
Stanley
SAIBA MAIS
Paz: O Fruto da Harmonia: A paz nunca foi tão desejada como em nossos dias. Sinônimo de
calma e serenidade, a paz que o mundo anseia reflete um desejo de ausência de conflitos entre
as nações e entre os habitantes de um estado ou cidade, pois, guerras, terrorismo e instabilidade
política têm sido freqüentes em nossos dias. A História cita a Pax Romana, a paz que os
romanos impuseram pela força aos povos dominados. Esta paz imposta proporcionou certa
tranqüilidade até para a disseminação do evangelho nos dias de Paulo, mas não podia
produzir paz no coração dos homens. Esta paz plena só é conseguida pela comunhão com Deus,
e está refletida no relacionamento com nossos irmãos. Para que os romanos não imaginassem
que o Reino de Deus era representado por necessidades básicas satisfeitas ("comida e
bebida"), Paulo escreveu que este Reino era de "justiça, paz e alegria no Espírito Santo" (Rm
14.17).
Buscando a paz com Deus: O mundo tenta      alcançar a paz eliminando desejos, destruindo
emoções ou mesmo sendo totalmente indiferente às circunstâncias. Essas idéias têm
encontrado guarida entre as pessoas que se afastam de Deus. Por causa do pecado, o homem
é inimigo de Deus, e não consegue ter paz com Este. Entretanto, o homem alcança a paz com
Deus quando se rende a Cristo, para que este seja seu Senhor e Salvador. Deus não busca somente
proporcionar-nos este sentimento, como também mantê-lo conosco. O Senhor, de acordo
com Jeremias 29.11, tem sempre pensamentos pacíficos para com os seus, e Jesus deixou a sua
paz para seus discípulos não apenas como uma saudação, mas também como uma forma de vida
(Jo 20.19,21,26). Ter paz com Deus faz com que irradiemos esta mesma paz em nossos
relacionamentos.
Buscando a paz com os irmãos: Somos chamados para gozar da Paz de Deus e vivê-la
com nossos irmãos. No lar, deve a família buscar a paz, seja entre os cônjuges, seja entre pais e
filhos e entre irmãos. A falta de uma boa convivência no lar influencia até às orações. O
marido que não trata sua esposa como se fosse co-herdeira da graça de Deus pode ter suas
orações impedidas (1 Pe 3.7). É curioso observar que havia divisões na igreja de Corinto (1 Co 1.12)
e que uma igreja dividida não pode ter paz entre seus membros. Paulo escreve ao pastor filipense
para que este auxilie as irmãs Evódia e Síntique a pensarem o mesmo no Senhor. Não havia paz
entre estas duas mulheres que auxiliaram Paulo no evangelismo (Fp 4.2-3). É possível que falte
paz em nossas congregações por diversos motivos. A paz é tão importante que é citada com
a santificação em Hebreus 12.14. Não há possibilidade de se buscar uma e deixar a outra
de lado.

Um comentário:

  1. "Qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo" (Lc 14,37). Os 11 discípulos respeitaram isto. Os primeiros cristãos também. Apenas Judas preferiu o dinheiro e a propriedade particular. Você se considera Judas, o traidor, ou discípulo? Se você se considera Judas temos algo em comum e muito a conversar.

    ResponderExcluir

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us