26 de janeiro de 2010

DAS TREVAS PARA A MARAVILHOSA LUZ DE CRISTO



(Homem caído na sarjeta medita sobre sua vida futura ao lado de outros três)

Cena 1
( Quatro indigentes discutem sobre o dia a dia e observam um homem passar com a bíblia na mão ) ( Musica de abertura - luz )
PERSONAGENS = Thomas : Pastor abandona sua fé por pecar contra Deus.
Mônica : Jovem expulsa de casa pelo pai se sente abandonada.
Ofélia : Mãe abandona família por outro homem e se decepciona.
Januário : Homem sem família que vive no mundo sem perspectiva de um futuro melhor.
Homem de Deus : Evangélico, faz a obra evangelizando pelas ruas.
NARRADOR - MT 15.8,11

CENA 1

( Thomas, Mônica, Ofélia e Januário em posições diferentes conversam sobre o dia a dia )
THOMAS - ( procurando algo ) Cadê o pedaço de pão que tava aqui?
OFELIA- Eu não sei.
THOMAS- E você Januário?
JANUARIO - Eu nem sabia que você tinha pão!
THOMAS - Tinha um pedaço pequeno e duro e nem isso consigo guardar.
JANUARIO- Mas ele olha logo pra mim Ofélia!
THOMAS - Eu te conheço!
MONICA - Eu comi.
JANUARIO- Ta vendo ai, queimou a língua!
THOMAS - Por que não me pediu?
MONICA- Você tinha saído e eu tive fome.
THOMAS - Tudo bem, não vou morrer por isso, Deus proverá. ( musica- pausa ) De que esta rindo?
MONICA - ( rindo ) Por que você diz que Deus proverá?
THOMAS - Por mania, costume.
MONICA - Por que esta aqui ?
JANUARIO - Porque bebeu demais e perdeu o juízo.
OFELIA - Cala essa boca!!
THOMAS- Não sei te dizer onde tudo começou, mas sei que estou aqui.
OFELIA - Eu sei que larguei o meu marido por outro e esse outro me largou e hoje ando com esse troco ao meu lado.
JANUARIO - Troco não, Don Juan!
THOMAS - As vezes tropeçamos e continuamos, mas as vezes caímos de cabeça e fica difícil levantar.
OFELIA - Você fala muito bonito para um indigente.
THOMAS - Você também Ofélia.
OFELIA - Eu criei os meus filhos muito bem, e hoje nenhum deles lembram de mim, pois fui eu que os abandonei por … nada. ( entra um evangelista e passa por eles ) JANUARIO - Esse ai tá com a vida boa, passa todo dia aqui todo impecável.
MONICA - Por que sempre que ele passa seus olhos brilham?
THOMAS - É impressão tua!
MONICA - Não e não! Você olha de uma forma que não sei explicar.
OFELIA - O nosso morador já foi pregador da palavra, filha.
MONICA - E verdade?
THOMAS - Vocês estão querendo muito saber da minha vida .
JANUARIO - Também acho. E coisa de mulher, você sabe que elas adoram um fuxico .
THOMAS - Vou procurar alguma coisa pra comer.
MONICA- Eu vou contigo!
THOMAS - Não, eu prefiro ir só.
JANUARIO- Deixa o homem em paz Mônica!! MONICA - Não se mete!
OFELIA - Vamos parar senão expulso os dois daqui.
THOMAS - Ate daqui a pouco. ( sai de cena )
OFELIA - Esse ai tá enrascado.
MONICA - Por que diz isso?
JANUARIO - Já vão falar sobre a vida dos outros!
OFELIA - Vá já no Mercado vê se encontra alguma batatinha, tomate, anda. ( sai Januário ) Ele era um pastor e se desviou por causa de uma mulher que se infiltrou na igreja e o persuadiu. MONICA - E essa mulher?
OFELIA - Com certeza esta com outro pastor por ai, e um tipo de mulher enviada pelo diabo para esse trabalho.
MONICA - Como você sabe disso?
OFELIA - Numa hora que ele não estava, veio uma jovem da igreja aqui e me contou tudo. Eu ate aceitei Jesus.
MONICA - E como ainda está aqui?
OFELIA - É daqui pro céu minha filha.
MONICA - Mas dizem que tudo muda, ate as condições, vejo que e tudo mentira desses crentes. OFELIA - Se você acreditar em tudo que te dizem está frita. Ninguém se importa conosco, nós damos trabalho e quem é que quer trabalho? Creia em Deus e só.
MONICA - E porque ele não volta para a igreja?
OFELIA - Eu tenho um sobrinho que é pastor e sei o quanto é sofrido ser fiel no meio de infiéis que dizem que são fiéis; o Thomas sabe que nunca irão te perdoar pelo que fez, mesmo que dizem que sim, nunca será o mesmo, porque o ser-humano no fundo dificilmente perdoa, só Deus perdoa 100%.
MONICA - Mas se nos ajudarmos …
OFELIA - Ajude a você sair dessa, você é jovem e tem muito futuro pela frente.
MONICA - Eu fui expulsa de casa pelo meu pai porque engravidei.
OFELIA - Você abortou?
MONICA - Não! Eu tive o meu filho e dei pra minha irmã criar.
OFELIA - E por que não morou com ela?
MONICA - Porque o homem que vive com ela é um cafajeste e nunca encontrei ninguém sério pra me ajudar e desconfio de todos que se aproximam de mim. ( Volta Januário ) JANUARIO - O Thomas esta lá no bar bebendo.
OFELIA - Cadê a coisas?
JANUARIO - Não tinha.
OFELIA - Então vá até o posto e arranje alguma coisa.
JANUARIO - Tá bem, tudo eu, tudo eu. ( sai )
MONICA - Ele não deveria beber assim.
OFELIA - São os problemas e pra esquecer só bebendo.
MONICA - E sua esposa na época da igreja?
OFELIA - Morreu ano passado e ele com certeza esta com remorso.
MONICA - Meu Deus!!
OFELIA - Terrível minha filha e não se coloque em seus problemas, porque você acaba sofrendo mais ainda, deixa ele se virar com Deus. ( passa o evangelista de volta )
EVANGELISTA - Boa tarde! Que Deus abençoe. ( SAI )
MONICA - Ele nunca fala, que deu nele?
OFELIA - São esquisitos! ( volta Thomas )
THOMAS - A coisa tá preta, nada pra comer, só mais tarde.
OFELIA - E por que bebeu então, usava o dinheiro pra comer.
THOMAS - O Januário já veio contar! Eles me deram a bebida e não o dinheiro.
MONICA - Não beba, a bebida só destrói.
THOMAS - E por que não para de beber você, que não pode ver uma garrafa na frente. MONICA - Eu sou jovem e posso beber.
THOMAS - Você que pensa, muitos jovens se acabam na sarjeta por causa dessa desgraça chamada bebida alcóolica.
MONICA - Pare e dê exemplo pra nós.
THOMAS - Por que faria isso?
MONICA - Porque você conhece e é um pastor! ( som -pausa )
THOMAS - Quem te disse isso? Não se meta na minha vida menina!
MONICA - Me meto sim e não tenho medo de você! Estou querendo te ajudar.
THOMAS - Você querendo me ajudar? olhe para você! eu não preciso da sua ajuda!
OFELIA - Vamos manter a paz minha gente!
THOMAS - Cala a boca Ofélia! Foi você que já foi tagarelar pra ela.
OFELIA - Mas eu não sei de nada!!
THOMAS - Imagina se soubesse.
MONICA - Todos nos estamos precisando de ajuda e temos você pra isso e não se move pra ajudar. THOMAS - Eu não posso!
MONICA - Tente!
THOMAS - Eu não posso!! Peça a Deus, Ele pode. Não tenho mais saída.
OFELIA - Sempre ha uma saída! ( musica - B.O )

CENA 2

( Pela manha todos dormindo, passa o homem de Deus com a bíblia na mão, Mônica se levanta )
HOMEM - Bom dia!!
MONICA - Bom dia!
HOMEM - Deus vai te tirar dessa situação!!
MONICA - Mesmo? Quando?
HOMEM - Quando você quiser. A escolha é sua.
MONICA - ( chamando-o a parte ) Nos temos um homem que era pastor aqui conosco.
HOMEM - Onde?
MONICA - ( apontando ) Ele, e precisa de sua ajuda para voltar. ( musica )
HOMEM - Olha Mônica, só ele pode se ajudar, se ele tomar uma posição diante de Deus, ele será totalmente restaurado, mas se continuar gostando dessa situação, nem Deus pode ajudá-lo, a iniciativa tem que partir dele.
MONICA - Entendo.
HOMEM - Mais para a tarde eu passo aqui e falo com ele .
MONICA - Ele não vai te ouvir, não quer mais saber de nada e nem de Deus.
HOMEM - Como soube que ele era pastor?
MONICA - A sua maneira de falar é diferente e a dona Ofélia me contou.
HOMEM - E você não quer sair dessa situação e se tornar uma nova pessoa recebendo Jesus em sua vida?
MONICA - Ainda não estou preparada.
HOMEM- Todos dizem a mesma coisa, inclusive eu disse isso muitas vezes, faça a sua parte e o Senhor Jesus fará o restante.
MONICA - Eu quero ajudá-lo primeiro, depois quem sabe.
HOMEM - Como uma pessoa caída poderá ajudar outra, ambos cairão, mas se houver uma transformação em sua vida, aí sim você poderá ajudá-lo.
MONICA - Uma outra hora quem sabe, agora não, ele está acordando, vai e volte outro dia tá bem?
HOMEM - Está bem, pense na minha proposta e que Deus venha te dá sabedoria para buscá-lo em todos os momentos, que Deus te abençoe e tenha um bom dia. ( sai )
MONICA - Obrigada. ( Ofélia se aproxima )
OFELIA - Era o bonitão?
MONICA - Conversamos sobre o pastor.
OFELIA - Sei.
JANUARIO - Ele tá a fim de você Mônica.
MONICA - Não é nada disso, Januário.
JANUARIO - Homem é tudo igual.
OFELIA - Cala esse boca e vá buscar o pão. Anda, temos que ir pra feira.
JANUARIO - ( saindo ) Tudo eu, tudo eu.
OFELIA - Pra te agüentar só pode ser você.
THOMAS - Quem estava conversando com você?
MONICA - Um amigo.
THOMAS - Amigo? Não me faça rir.
MONICA - Por que, eu não posso ter amigos?
THOMAS - Claro que sim. Mas os amigos nunca te deixariam aqui nessas condições.
OFELIA - É verdade.
MONICA - Foi o homem que sempre passa aqui com a bíblia na mão.
THOMAS - E conversaram sobre mim?
MONICA - Não! Ele me chamou para ir a igreja.
THOMAS - E você não vai?
MONICA - Se você for, eu vou.
THOMAS - Por que se eu for? pra mim chega disso tudo, eu não acredito em mais nada.
MONICA - Você precisa transformar a sua vida de novo.
THOMAS - Nada se transforma, e tudo ilusão e achologia.
MONICA - O quê?
THOMAS - Achologia, acho isso, acho aquilo. esqueça.
MONICA - Você ainda acredita um pouco em Deus?
THOMAS - Não sei mais.
MONICA - Porque se Deus realmente não existir, o ser-humano está perdido.
THOMAS- Como assim?
MONICA - Precisamos de alguém para cuidar de nós. ( triste )
THOMAS - E muito complicado explicar essas coisas.
MONICA - Se não, estaremos existindo por existir, sem uma direção correta. Eu não quero nem pensar nisso.
THOMAS - Você tem toda a razão de se apavorar, senão acabamos indo por outro caminho e acreditamos em reencarnação, imagem de escultura e outras baboseiras.
MONICA - Eu nunca acreditei nessas coisas, só em Deus.
THOMAS- Eu me afastei do evangelho, mas não vou para outra religião, idéia ou filosofia, prefiro ficar só e quieto em meu lugar.
MONICA - Por favor, se ajude e me ajude também.
THOMAS - Não conte comigo, a minha vida e meus problemas são só meu e cada um faz de sua vida o que bem entender. E vamos dar um basta nesse assunto ou vou me embora daqui.
MONICA - Não! Eu não toco mais nesse assunto, prometo. ( musica - B.O )
NARRADOR - Chegai-vos pois a Deus e Ele chegara a vos, quando damos o primeiro passo e tomamos uma posição de comunhão com o Todo-Poderoso, Ele se encarrega de fazer o que o homem não pode fazer, nossa obrigação e orar e buscar a presença de Deus.

CENA 3

( Thomas e Januário conversam sobre Mônica que saiu para ir ao medico com a Ofélia )
JANUARIO - E agora o que será da Mônica?
THOMAS - Ela irá se recuperar.
JANUARIO - Não sei não, pode ser uma doença grave.
THOMAS - Não se preocupe.
JANUARIO - Não estou preocupado não, todos vamos morrer mesmo.
THOMAS - Pare de falar bobagem Januário!
JANUARIO - Você tem medo de morrer?
THOMAS - Não e esse o caso, todos vamos morrer, mas e como vamos morrer e pra onde vamos depois que morremos.
JANUARIO - Nunca tinha pensado nisso antes, mas com certeza não para o céu.
THOMAS - Nem queira saber pra onde vai se não se arrepender.
JANUARIO- Vou pra onde você for! Você não acredita nessas coisas, acredita?
THOMAS - Não sei de mais nada. ( entra o homem de Deus )
HOMEM - Bom dia! como vão?
JANUARIO - Nada bem, a Mônica esta doente e foi para o hospital com a Ofélia.
HOMEM - O que aconteceu com ela?
THOMAS - Não se preocupe meu amigo, os médicos já estão cuidando dela.
JANUARIO- Será? nesse Pais só vendo pra crer.
HOMEM - O melhor cuidado vem de Deus.
THOMAS - E aproveito para pedir que não volte mais aqui e deixe a Mônica em paz.
HOMEM - Só se ela quiser, e eu não vim aqui só por causa da Mônica e sim por todos vocês. Todos são importantes para Deus e Ele os quer em sua presença.
THOMAS - Obrigado pelo convite, mas eu sei o caminho.
HOMEM - Sei disso meu irmão.
THOMAS - Não somos irmãos! ( se afastando )
JANUARIO - Eu só não vou porque eu bebo e deixar a minha branquinha é quase impossível.
HOMEM - Você ainda não experimentou o Poder de Deus, Ele quando transforma é pra valer.
JANUARIO - E o Thomas, não foi transformado?
HOMEM - Foi, mas não completamente, mas estamos sujeitos a todas as paixões e vontades carnais e se você não se agarrar a Deus você se afasta Dele e foi isso que aconteceu com ele.
JANUARIO - Vá ate o hospital, ore e leve a Mônica daqui, esse lugar não é para ela. HOMEM - Deus não criou o homem para viver desse jeito, longe do seu criador, esse lugar não e para você também.
JANUARIO - Eu não tenho mais jeito, to acabado.
HOMEM - Deus o quer e Ele te chama e não importa como está, Ele te ama assim mesmo, venha e será feliz.
JANUARIO - Vá lá no hospital e ajude a Mônica.
HOMEM - Está bem, mas eu volto pra te buscar.
JANUARIO - Depois conversamos sobre isso.( sai o homem - musica - B.O )

CENA 4

( Thomas tossindo muito se vê sozinho )
THOMAS - Onde estão todos? Me abandonaram? ( pausa ) Como se eu tivesse alguém que se preocupasse comigo, e a Mônica será que melhorou? E se ela … não creio. Tão jovem e bonita.
Januário! Ofélia! devem estar na feira. ( musica - começa a pensar nas pregações passadas e recordar de como Deus operava em sua vida ) Quantas almas se renderam a Cristo e quantas pregações fiz por esse mundo à fora , mas tudo isso é passado e tenho que esquecer e pensar no hoje e agora. ( entra Januário com uma bolsa da feira ) Onde esta a Ofélia?
JANUARIO - Tá vindo ai atrás!
THOMAS - E a Mônica?
JANUARIO - Acho melhor a Ofélia te contar. ( entra a Ofélia )
THOMAS - O que aconteceu com a Mônica Ofélia?
OFELIA - ( com o semblante caído e doente ) Ela se foi.
THOMAS - Não creio!
OFELIA - Ela se foi com o missionário para sua casa.
THOMAS - Ele se aproveitou …
OFELIA - Não, eu estive com ela em sua casa e a sua esposa vai cuidar da Mônica que pelo que os médicos disseram não tem muita chance de sobreviver.
THOMAS - O que ela tem?
OFELIA - Não sei ao certo, mas e uma doença rara que ela pegou por não se alimentar e viver na friagem e disse que se eu não me cuidar vou pro mesmo caminho.
JANUARIO - Estamos na corda bamba! Por isso tenho que aproveitar a vida e beber todas.
OFELIA - Só temos que esperar a morte e mais nada. ( entra o homem de Deus )
HOMEM - Que Deus abençoe a todos!
OFELIA - Como tá a Mônica?
HOMEM - Se recuperando, e necessitando de muita oração. Eu vim para que todos vocês se arrependam e venham para o Senhor restaurar suas vidas.
OFELIA - Eu não me interesso mais por nada, já estou velha e quero e sossego.
HOMEM - Mas Deus pode te dar paz.
OFELIA - Não estou disposta a mais nada nesse mundo e só vejo esses crentes fazendo besteira, adulterando, roubando, as igrejas só pedem dinheiro e achando que só eles vão para o céu, eu não quero, vou morrer católica como minha mãe.
HOMEM - Se olharmos para o homem, nunca vamos chegar a Deus, esses que escandalizam, o Senhor irá cuidar individualmente com cada um e o preço é muito alto.
JANUARIO - ( alcoolizado ) Olha aqui, ô rapaz, vá embora e deixa a Ofélia em paz, ela já disse que não quer e pronto.
HOMEM - Tudo bem, posso fazer uma oração?
JANUARIO - Não, não pode nada! vá embora!
HOMEM - Amem, que Deus os abençoe. ( sai de cena - musica - os três se olham - B.O )
NARRADOR - Muitos endurecem o coração e se afastam cada vez mais do Senhor, seguindo um caminho de destruição e morte e não dão ouvido a voz de Deus.

CENA 5

( Thomas vê Januário entrando triste )
THOMAS - O que aconteceu Januário?
JANUARIO - É a Ofélia.
THOMAS - Brigaram de novo?
JANUARIO - Não, ela passou mal e foi pro hospital.
THOMAS - Quem levou?
JANUARIO - Um feirante amigo dela lá da feira.
THOMAS - E você não foi ate lá?
JANUARIO - Pra quê? Só sai de lá se Deus quiser mesmo, eu vou é beber e esquecer.
THOMAS - Não faça isso, espere e tenha esperança, ela se recuperará.
JANUARIO - Não creio, a doença dela estava muito avançada.
THOMAS - Mas descansa em Deus.
JANUARIO - É o que precisamos fazer, eu e você.
THOMAS - Tem tido noticias da Mônica?
JANUARIO - Nunca mais! Preciso procurar aquele homem pra que vá ate o hospital cuidar da Ofélia. THOMAS - Vá, faça isso e depois me conte como esta a Mônica. Januário - E pra já. ( sai - musica - B.O )
NARRADOR - Se depois de terem escapado das corrupções do mundo, mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o ultimo estado pior do que o primeiro. Melhor lhes for a não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do Santo mandamento que lhes fora dado. Deste modo sobreveio-lhes o que diz este provérbio verdadeiro : O cão voltou ao seu próprio vomito; e a porca lavada voltou a revolver-se na lama. ( 2 Pe 2.20-22 )

CENA 6

( Thomas só e tossindo muito se desespera )
THOMAS - Estou me sentindo fraco, com tonteira, preciso me cuidar.
( musica - entra Mônica transformada pelo poder de Deus )
MONICA - Oi Thomas, como vai?
THOMAS - Ou aqui é o inferno ou estou no céu.
MONICA - Você está na terra e está presenciando um milagre diante de ti.
THOMAS - Não venha me atormentar , já tenho muitos problemas, todos sumiram e me abandonaram, a Ofélia e o Januário devem estar mortos.
MONICA - Thomas, sou eu a Mônica!
THOMAS - Não é possível, você morreu.
MONICA - O Deus que você abandonou tem realmente todo o poder.
THOMAS - É você mesmo Mônica ou uma ilusão?
MONICA - Toque em mim, sou eu em carne e osso para testemunhar o que Deus fez na minha vida.
THOMAS - Mas isso é um milagre!
MONICA - Quem acredita no Senhor vive no sobrenatural e os milagres acontecem dia após dia.
THOMAS - Como está diferente.
MONICA - Eu vim te buscar e quero te ajudar a sair dessa.
THOMAS - Quer me levar pra onde? Eu não posso mais, devo estar nas ultimas.
MONICA - Eu também estava e agora estou aqui para falar desse Amor maior que restaurou a minha vida.
THOMAS - Eu andei muito tempo longe de Deus e tenho vergonha de tudo o que fiz. Andei pensando nas minhas pregações e por onde andei e sei que era um privilegiado por ser usado pelo Senhor … e se o Senhor te restaurou, Ele pode e tem poder para me restaurar .
MONICA - Estou muito feliz pela sua decisão e agora entendo porque eu não podia te ajudar da maneira que eu estava e vejo que a nossa vida transformada fala mais que qualquer palavra .
THOMAS - Agora vá e venha amanhã que estarei me sentindo melhor, ai irei contigo.
MONICA - Claro que não! Eu estou acompanhada e tenho uma grata surpresa pra você. Tudo e possível ao que crer. ( musica - entra Januário transformado )
THOMAS - Eu não acredito nisso!!Vou morrer do coração de tanta emoção!
JANUARIO - Calma irmão! O Senhor é poderoso mesmo! ( abraçam-se )
THOMAS - Eu não sabia que ainda sentiria esse mesmo prazer que sentia antes quando uma vida vinha a Cristo e esse é o melhor sentimento que o homem pode sentir. ( entra o homem de Deus )
HOMEM - É o sentimento de Cristo, Deus está te restaurando e te preparando para a continuidade de sua obra através de sua vida, esqueça o que vão dizer, o importante é o que Deus acha de você, as línguas perecem e o Senhor honra a quem quer .
THOMAS - Obrigado por você existir.
HOMEM - Agradeça ao Senhor por sua infinita misericórdia por nós.
THOMAS - E a Ofélia, onde está?
JANUARIO - Está com o Senhor na Glória.
HOMEM -Ela o aceitou no hospital e foi convocada para estar junto de Deus.
THOMAS - É muita alegria num dia só e eu achei que nunca voltaria a sentir essa alegria como antes.
MONICA - Vamos para casa!
HOMEM - Deixe conosco, o carro esta logo ali. ( Januário o abraça do outro lado e vão saindo um por um e fica só a Mônica )
MONICA - ( olhando em volta ) Quantos tem feito a obra do Senhor? e quantos não tem feito? Se não existisse homens de Deus, eu hoje não estaria aqui. Se o mundo soubesse e entendesse o que é estar contigo, ninguém pereceria … olho o meu passado e glorifico o seu Santo nome Jesus e para sempre te direi …obrigado Senhor!! ( musica aumenta e sai de cena - B.O )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us