11 de fevereiro de 2010

O DESERTO


NARRADOR: UMA FAMÍLIA COMUM VIVIA NUM CONTEXTO DE VIDA BASTANTE CONFUSA, MESMO TENDO AS COISAS MATERIAIS QUE QUALQUER FAMÍLIA NECESSITA.

CENA 1


João: Óh céus, óh vida, óh azar!! Que dia estafante!! Eu não acredito que a comida ainda não está pronta!! O que que tu ficou fazendo a manhã inteira??

Maria: Fiquei lavando aquelas roupas imundas que tu me trouxe do jogo ontem!!

João: Mas eu já não comprei uma máquina de lavar, pra ti não ficar reclamando?

Maria: É mas tinha que comprar um microondas também pra mim fazer tanta comida pra esse teu filho!

Mirinho: Áh tá! Tudo eu! Tudo eu! Agora a culpa é minha!!

João: Mas claro!! Olha só o teu estado!!! Tu só come o dia inteiro! Desse jeito eu vou ter que comprar um supermercado pra ti sustentar!!

Maria: Táh óh! Tá aqui, pronto!!

Mirinho: Áh, não!! Panqueca?? De novo?? Áh eu não quero isso!!

João: Menos mal! Quem sabe assim tu emagrece um pouco!!

Maria: Escuta amor! Agora... mudando de assunto... A nossa máquina de lavar já está um pouco “passada” assim sabe? A Clotilde tem uma que é uma maravilha!! Lava, enxágua e seca! Se bobiar até passar ela passa!! Você podia comprar uma assim, né querido?

João: O quê? Tu tá louca mulher?? Eu ainda nem terminei de pagar a outra!!

Mirinho: Áh, passa um cheque sem fundo que nem você fez com a TV!

João: Tá, mas é que, uma televisãozinha assim, 29 polegadas, é indispensábel para a nossa sobrevivência, como é que eu vou ficar sem asssistir o meu futebol!

Maria: Ai meu Deus! É por isso que eu não suporto mais essa casa! Você só pensa em si mesmo!! Ninguém se importa comigo... buááá!!

João: Ai, céus! Que Drama!! Nunca se contentam com nada aqui nessa casa!! Puf... perdi até a fome!!

Mirinho: Pois é! Fazer o quê? Vou ter que comer tudo sozinho....

NARRADOR: JOÃO SAI DE SUA CASA EXATAMENTE DA MANEIRA COMO CHEGOU: EXTREMAMENTE ESTRESSADO!!

CENA 2

João: óh céus, óh vida, óh azar!

Marcelo: E aí João como é que tá?

João: (só resmunga)

Marcelo: Ih o que que houve cara?

João: Báh! Tô passando por uns problemas lá em casa!! A minha mulher não pára de brigar comigo, o meu filho só come e dorme!! Os dois passam o dia inteiro reclamando!! E o pior é que eu faço de tudo pra agradar a eles, já comprei uma máquina de lavar pra minha esposa, um Rádio novo pro meu filho! Mas não adianta, eles sempre querem mais, nunca se contentam com nada, eles não param de reclamar, eu não aguento mais... buááá

Marcelo: Calma, amigo, calma!! Não fique assim! Eu tenho a solução para todos estes seus problemas!

João: Ah é? Vai me dar um bilhete premiado do Toto bola?

Marcelo: Não! Dinheiro não vai resolver o seu problema, você mesmo não disse que já comprou isso e aquilo mas eles sempre querem mais? Você precisa de algo muito maior para preencher este vazio, você precisa de Jesus!

João: Jesus? Áh, eu nunca acreditei nestas conversas aí!!

Marcelo: Mas é verdade! Deus tem um propósito para a sua vida, você não precisa sofrer deste jeito! Tudo que você tem que fazer é confessar a Jesus como teu Senhor e Salvador e você vai ver que tudo vai mudar!

João: Será?

Marcelo: Claro! A Bíblia diz: Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa!! Por que não experimenta?

João: Ok, o que eu tenho que fazer?

Marcelo: Ore comigo

NARRADOR: JOÃO, COMPLETAMENTE CANSADO DA VIDA QUE LEVA, RESOLVE RECONHECER A JESUS COMO SEU SENHOR, E CHEGA EM CASA COMPLETAMENTE TRANSFORMADO:

CENA 3

João: Oi querida, tudo bem?

Maria: Áh, nem vem reclamar que a comida não tá pronta ainda!!

João: Não tem importância amor, eu espero!

Maria: Tá! O que que tu quer??

João: Nada meu bem, aliás, como você está bonita hoje!!!

Maria: Ai ai ai, Aí vem bomba!! O que que tu aprontou dessa vez?

João: Não é isso querida... sabe, é que...agora eu sou um novo homem!!

Maria: Como é que é? Novo homem?? Você tem outra é isso??

João: Não amor, é claro que não! É que eu encontrei com o Marcelo e ele me falou de Jesus! Eu nunca tinha experimentado algo assim, você precisa ver amor, é muito...

Maria: O quê? Você está me dizendo que agora virou crente?? Há, essa é a coisa mais absurda que eu já ouvi!! Agora só falta querer que eu vá na Igreja contigo!! Áh inventa outra!!

João: Mas é verdade querida! Eu estou falando sério, você precisa ver também...

Maria: Não! Chega!! Isso é o cúmulo! Eu não tenho que ouvir isso!! Tchau!

Mirinho: Báh Papai, dessa vez você exagerou mesmo, hein? Fala sério.... Cadê a comida?? Áh....

NARRADOR: JOÃO É BATIZADO E PASSA A VIVER EM DISIPULADO. LÁ, ELE CONFESSA AO SEU DISCIPULADOR:

CENA 4

João: Báh Marcelo! Tô com um problemão cara! Devo pra muita gente e não tenho como pagar, e as pessoas estão me cobrando, sabe... o que que eu faço?

Marcelo: Olha João! Você vai ter que dar um jeito de pagar as suas dívidas e honrar com seus compromissos.

João: Mas como?? Eu realmente não tenho dinheiro! Eu ganho muito pouco e não tenho como conseguir emprestado!

Marcelo: Alguma coisa tu vai ter que fazer! Nem que tu tenhas que vender algumas coisas da tua casa!

João: Mas eu não posso! Como é que eu vou ficar sem a minha televisão, por exemplo! Ou sem o meu Rádio? Como é que eu ia assistir o meu futebol ou escutar as minhas músicas?? E as outras coisas também, eu não posso vender a geladeira ou a máquina de lavar!

Marcelo: Você não pode se apegar tanto a suas coisas materiais João! Honrar com a sua palavra é mais importante do que estes confortos!!

João: Mas e a minha mulher?? Ela ia enlouquecer se eu fizesse isso!! Ela ainda tá desconfiada da minha conversão, vive implicando com tudo, só pra ver se eu brigo com ela! Se eu fizer isso!! Báh, não quero nem ver!

Marcelo: Bom então vamos orar para que Deus mude sua situação financeira e também mude o coração da tua esposa

NARRADOR: ENQUANTO JOÃO ORA, EM SUA CASA, OCORRE UMA INESPERADA SURPRESA!

CENA 5

TOC, TOC, TOc

Maria: Amiga, que bom que você apareceu! Eu estava mesmo precisando desabafar com alguém!!

Gabriela: Ora, pode falar amiga, que que houve contigo?

Maria: É o meu marido! Eu estou desconfiada dele!!

Gabriela: Desconfiada, por quê?

Maria: Áh, sei lá! Ele tá muuuito diferente!

Gabriela: Diferente como?

Maria: Áh, ele tá mais querido, mais carinhoso, atencioso, essas coisas assim...

Gabriela: Ué, mas então qual é o problema?

Maria: É que ele nunca foi assim!! Eu acho que ele tem outra, e está fazendo isso só pra mim não desconfiar entende?

Gabriela: Áh, mas quem sabe não é isso amiga, você já falou com ele sobre isso?

Maria: Mais ou menos! Ele veio com um papo que aceitou Jesus e virou crente! Mas eu não consigo acreditar nessa história!!

Gabriela: áh, mas então é isso! Ora amiga, eu posso te afirmar que Jesus pode mudar uma pessoa sim! Eu mesmo já passei por isso!! E assim como Jesus mudou a vida do teu marido ele pode mudar a sua também!

Maria: Mas isso não me desce!!

Gabriela: Mas é verdade! Por que você não experimenta??

Maria: Como?

Gabriela: É só confessar com a boca e crer com o coração!

Maria: Ok, então eu quero ver se esse negócio funciona mesmo!!

Mirinho: Eu também quero! Eu também quero!!

Maria: Quer o quê?

Mirinho: Esse tal de Jesus, ora!!

Gabriela: Que bom! Deus está operando maravilhosamente nesta casa! Orem junto comigo então!

APÓS A CONVERSÃO DE MARIA E SEU FILHO, JOÃO CHEGA EM CASA E PERCEBE A TRANSORMAÇÃO:

CENA 6

João: Oi querida, tudo bem?

Maria: Oi amorzinho, como foi sua manhã de trabalho??

João: Bem! Muito bem!!

Maria: Que bom! A comida já está pronta! Fiz seu prato predileto: macarrão e lasanha! Áh e é claro que não podia faltar o Cocão!

João: Nossa!! Que eficiência!!

Maria: Não foi nada! Eu faria muito mais, só pra ti ver feliz!!

João: O que que aconteceu contigo??

Maria: Áh, é que a Gabriela teve aqui hoje de manhã e... me falou de Jesus...e eu aceitei!

João: Ora querida, que bom!! Fico tão feliz!!!

Mirinho: é e pra mim também! E eu também aceitei Jesus!!

João: Que bom meu filho! Nossa Deus é fiel! Isso parece um sonho!!!

Maria: Pois é amor!! Agora eu acho que todos os nossos problemas acabaram!!

João: Pois é... também não é beeem assim... eu estava falando com o meu discipulador e... ele me disse que eu tenho que pagar todas as minhas dívidas!!!

Mirinho: iiiiihhhhh vai demorar!

Maria: Sim, e...

João: É que eu não tenho dinheiro!! A situação está ficando preta!! O único jeito é vender algumas coisinhas...

Maria: Áh, tudo bem querido! Vai ser difícil, mas a gente vai suportar! Né meu filho?

Mirinho: Claro! Desde que não venda a geladeira, né?

João: Ok, tudo bem! Que bom que eu posso contar com vocês!

NARRADOR: A FAMÍLIA PARECE DISPOSTA A SE DESFAZER DE SEUS BENS, MAS...

CENA 7

TOC, TOC, TOC

1º Cobrador: Boa tarde! Você é o Senhor João da Silva Souza?

João: Eu mesmo!

1º Cobrador: Eu sou representante da Loja Compre e Vai não pagou não sai, onde o Senhor a algum tempo atrás comprou uma TV 29 polegadas e... ainda não pagou!

João: Olha moço, me desculpe mas infelizmente eu não tenho como pagar agora, não existe outra maneira de nós resolvermos isso??

1° Cobrador: Infelizmente não, somente eu levando o aparelho de volta!

João: Se tiver que ser assim... fique a vontade então, está ali!

1º Cobrador: Com licença! (pega a TV)

Mirinho: Oh, Papai, você vai deixar ele levar a nossa TV!

Maria: Calma filinho, calma! É por uma boa causa!! Você precisa entender

TOC, TOC, TOC

2° Cobrador: E aí João como é que tá? Finalmente te achei, hein? Anda sumido, né?

João: É, pois é!

2º Cobrador: Pois é, lembra daquela grana que eu te emprestei já faz quase uma ano? É eu to precisando dela agora, cara!E aí, vai pagar ou não vai??

João: Pois olha! O problema é que a situação tá crítica pra mim também!

2° Cobrador: áh, não me venha com desculpas esfarrapadas, tu já tá me enrolando faz um bom tempo, né?

João: Eu sei, é que realmente não tenho dinheiro, mas... o que você acha deste rádio ali, quem sabe eu te dou no lugar da dívida, se você aceitar!

2º Cobrador: Melhor do que nada, né? Eu não vim aqui pra perder a viagem de novo! Negócio feito!!

Mirinho: Áh, não o meu rádinho, não!!

João: Calma meu filho, não faz assim!! Nós já te explicamos a situação!

2º Cobrador: Pô meu muito maneiro este rádio! Então tá então! Feito! Tchau!

João: Então tá! Até mais!

Mirinho: Áh, agora nós estamos sem TV e sem rádio! Eu acho que esse negócio de Jesus não tá mais valendo a pena!!

João: Calma meu filho, se formos fiéis a Jesus, você vai ver que Ele ainda vai mudar esta situação!

Mirinho: Áh.. eu não quero mais saber de Jesus, eu quero o meu rádinho de volta!!

Maria: Áh, não fale assim querido...

TOC, TOC, TOC

3º Cobrador: Você é o Senhor, João da Silva Souza?

João: Eu mesmo!

3º Cobrador: Pois é, eu vim te cobrar um cheque sem fundo que você passou pra mim, lembra?

João: he, he! Pior é que eu nem lembrava mais mesmo...

3º Cobrador: Por isso é que eu vim aqui para “refrescar a sua memória”! E aí...?

João: Pois é! O problema é que você não chegou em boa hora, posso dar uma olhadinha no valor do cheque?

3ºCobrador: Claro!

João: Nossa!!! Eu não tenho todo este dinheiro e... a única coisa que tenho neste valor é... é... a máquina de lavar roupa, o que você acha??

3° Cobrador: Bom, melhor do que nada!! Vou aproveitar porque, se deixar pra depois.... vai ser difícil, né?

João: Está ali, pode levar!

Maria: A minha máquina de lavar??

João: Desculpa meu bem, mas não tem outro jeito!

3° Cobrador: Pois é, não tem outro jeito....

Maria: Olha João, isso aí já é demais!!

3° Cobrador: Não é demais, não!

Maria: Como é que eu vou suportar tanta tribulação??

3° Cobrador: Suporta sim! Tchau!! (leva a máquina com dificuldade) ôh, seu João, me ajuda aqui por favor!!

João ajuda o cobrador enquanto Maria chora desconsolada.

Mirinho: Áh, viu como é que é é??

João: Calma amor, eu já te disse! É só por um tempo, logo, logo Jesus vai mudar essa situação!

Maria: Jesus? Áh, eu já estou cansada dessa conversa! Sabe duma coisa eu acho que o nosso filho tem razão, a nossa vida era muito melhor antes de você vir com essa conversa de Jesus!!

João: Mas querida, a gente vivia brigando!

Maria: Não importa! Pelo menos eu tinha onde lavar a roupa!!

Mirinho: É verdade! E eu podia escutar minhas músicas!!

João: É, e eu podia ver o meu futebol!

Mirinho: Ai, que saudade do meu radinho!!

Maria: Como é que eu vou lavar roupa agora, vai estragar tudo as minhas unhas??

João: óh, céus, óh vida, óh azar!! Eu não aguento mais isso! Eu vou falar com o Pastor agora mesmo!!

Maria: Vai, vai! E aproveita e já pede um dinheiro emprestado pra comprar todas as coisas de volta!!

CENA 8

João: Ai pastor! Eu estou passando por muita tribulação! Acho que vou desistir da fé!

Pastor: Mas o que houve meu filho?

João: Áh, tá tudo dando errado! Eu achei que depois que eu e minha família aceitássemos a Jesus, todos os nossos problemas estariam resolvidos! Mas... pelo contrário, nós perdemos tudo o que tínhamos! Estou tendo de vender os nossos bens para pagar minhas dívidas e a cada dia que passa a situação fica pior!

Pastor: Olha João! Jesus não disse que não teríamos problemas, mas nos prometeu força para superar todos os obstáculos. Você agiu certo ao se desfazer dos bens que na realidade não eram seus! Você não pode desistir agora! Deus está permitindo isso para provar a sua fé e formar o seu caráter! Ele não pode dar as benção que você sonha sem primeiro você estar preparado para recebe-las! Sê fiel até o fim e Ele vai te dar a Vitória!

João: Ok, Pastor! Ora por mim então!

Mensagem Final

Narrador: Muitas vezes Deus nos conduz a um deserto. Ele pode ser a representação de uma demissão; de uma reprovação no vestibular; do fim de um relacionamento; do diagnóstico médico que nos desengana ou de qualquer outra frustração a que todos nós estamos sujeitos.

Muitos homens da Bíblia tiveram que ir ao deserto: Moisés ficou lá quarenta anos. O povo de Israel teve que passar por ele antes de chegar a terra prometida. E o próprio Jesus teve que enfrentar o deserto antes de iniciar seu ministério.

Nós, como filhos de Deus, muitas vezes passamos por momentos de dificuldades, e somos conduzidos pelo Senhor à um deserto pessoal, embora, a princípio, não consigamos entender totalmente a vontade do Pai, é certo que podemos extrair muitas bençãos destas situações.

É no deserto que somos treinados e capacitados, lá aprendemos a valorizar melhor tudo aquilo que Deus já nos deu. Quando enfrentamos muitas dificuldades somos levados a buscar a presença de Deus com mais intensidade. O Deserto destrói a nossa auto-confiança e independência e nos faz lembrar que somos insuficientes e dependemos totalmente da graça e misericórdia do Altíssimo.

João e sua família, decidiram passar pelo deserto e suportar as aflições, e Deus, vendo a sua perseverança e disposição os abençoou sobremaneira e não somente restaurou tudo o que haviam perdido, como também lhes acrecentou muitas outras bençãos.

Assim acontece com todos aqueles que se dispões a enfrentar as dificuldades e permanecerem fiéis ao chamado do Senhor. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us