18 de fevereiro de 2010

O SENTIDO DA VIDA



Personagens:
· Menina Chorona (MC)
· Crianças 1 e 2 (C1 e C2)
· Ladrão de Alegria (LA)
· Outras personagens, como casal de namorados (amor), e outras crianças com outros objetos de "alegria", como pirulito, bicicleta, patins...
· Menina Feliz (MF)

Cenário e figurino

Cenário simples, talvez uma praça, ou nada, improvisação. Roupas e objetos infantis para as crianças, roupa tipo palhaço para o LA, porém escura e com uma maquiagem característica. No caso de apresentação em praças ou em locais sem recursos, pode-se usar roupa preta e maquiagem de rosto (branca) para todos.
Roteiro
A MC entra, soluçando, triste, caracterizando a personagem:
Gente, eu perdi minha alegria! Estou tão triste... Vocês viram se a alegria passou por aí?? E o pior é que eu ouvi dizer que há um ladrão roubando a alegria das pessoas! Eu perdi a minha, e ainda tem gente roubando alegria dos outros! Assim não dá! (senta e fica cabisbaixa, "bicuda").
Entram 2 crianças com brinquedos, felizes. A MC as vê e chega mais perto
MC: Oi...
2C: Oi!!
MC: Por que vocês estão tão felizes??
C1: Porque eu tenho minha bola!
C2: E eu tenho minha boneca!
MC: E eles dão alegria?
2C: Muita!...
MC: Puxa... Me empresta um pouquinho?
2C: Não!!!!
MC: Só um pouquinho...Eu estou tão triste...
2C: Nem pensar! Não mesmo!
MC (fazendo cara de desdém): Tudo bem, eu nem queria mais, tá! Não preciso disso, tá! Mas olhem, tomem cuidado, porque tem um ladrão por aí que anda roubando a alegria das pessoas...e ele pode roubar a de vocês...
C2: Ah, rouba nada! (C1 concorda com a cabeça)
MC sai de cena, e as 2C ficam brincando, quando o LA chega de repente.
LA: Ha, ha, ha!!! (falando para o público, as crianças não percebem) Eu sou o Ladrão de Alegria! E vou roubar a alegria dessas criancinhas! Há, há, há!!!!! (assusta as 2C e rouba os seus objetos. Sai de cena correndo, escondendo os brinquedos. As 2C ficam chorando).
A MC volta, e encontra as 2C chorando e pergunta porque. Elas contam o que aconteceu.
MC: Viram! Eu bem que avisei pra vocês! Mas eu vou continuar procurando a alegria, e quando eu achar eu aviso a vocês.
As 2C saem de cena, e a MC fica pensando onde pode achar a alegria. Nesse momento pode haver um pequeno diálogo com o público, até a chegada das próximas personagens, com as quais a história se repete.
Obs: O casal de namorados pode trazer um coração de cartolina vermelha simbolizando o amor.
Pode haver tantas personagens quantas quiserem, e cada uma trará um objeto de "alegria", como batons, carrinhos, doces, etc. A última personagem é a MF, que ao entrar em cena (ela pode vir cantando uma música alegre, de crianças, que mostre aonde encontrar a Alegria) vê a MC triste.
MF: Oi... Por que você está chorando? O que aconteceu?
MC: Ah, eu estou cansada de ser triste... Eu perdi minha alegria, já procurei em todo lugar, e não encontro... Só encontrei outras pessoas, tristes também, porque o LA roubou a alegria delas...
MF: Roubar a alegria?? Como assim?
MC: Ué, ele pegava os brinquedos delas, o amor, os doces... as coisas que os deixavam felizes...
MF: Ah, mas isso não é Alegria de verdade! Eu tenho uma alegria que ninguém pode tirar de mim!
MC (leva um susto com a afirmação da MF): Mas como? Cadê ela?? Me empresta um pouquinho??
MF: Olha, emprestar pra você eu não posso, porque ela é minha... mas a pessoa que me deu toda essa alegria pode te dá-la pra sempre!
MC: Pra sempre?! Ah, eu quero sim! Quem é essa pessoa, como eu falo com ela??
MF: Essa pessoa é muito especial, sabe, ela é Jesus. Só ela pode te dar uma alegria de verdade e pra sempre. E pra conseguir é só pedir pro Papai do Céu, que dá pra quem quiser, é só pedir pra Ele entrar no seu coração. Você quer?
MC: Ah, eu quero sim!
MF: Então, eu vou fazer uma oração com você, tá? Vem, ajoelha aqui.
(as duas se ajoelham e a MC copia os gestos da MF, que faz "posição de oração": olhos fechados e mãos juntas).
MF: Papai do céu repete...
MC: Papai do céu repete...
MF: Entra no meu coraçãozinho...
MC: Entra no coraçãozinho dela... (e aponta para a E)
MF: Não... entra no seu coraçãozinho porque vc que quer...
MC: Ah é... entra no meu coraçãozinho porque eu que quero...
MF: E perdoa todo mal que eu fiz
MC: E perdoa todo mal que eu... (Mc interrompe a oração) até puxar o cabelo da minha irmãzinha?!
MF: Sim...
MC Mas ela mereceu... e também foi um pecado bem pequenininho, seria grande se eu tivesse batido nela ou arrancado o cabelo dela...
MF: É só que pra Deus não existe pecado grande nem pequeno, é tudo igual...
MC: Ah está bem... então: Perdoa todo mal que eu fiz, até bater na minha
irmãzinha, mesmo que ela tenha merecido.
MF: E me dá muita alegria...
MC: E me da muita, muita, muita, muita, muita, muita, muita, muita, muita alegria...
MF: Em nome de Jesus
MC: Em nome de Jesus
MF: Amém.
MC: Amém!
As duas levantam comemorando e a MC pede p/ a MF ensinar para ela a musiquinha que ela estava cantando. (A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus...)
As outras crianças vão entrando em cena e a MC mostra pra elas que agora é feliz, diz o por que, e faz a oração com elas. Todos terminam brincando de roda, cantando, bem alegres. Um corinho pode ser escolhido para todas as crianças participarem, e depois elas devem ser explicadas sobre a felicidade verdadeira e devem fazer uma oração se quiserem aceitar a Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us