16 de março de 2010

ALEGRIA, MUITO MAIS QUE FELICIDADE!

TEXTO BÍBLICO
1 Tessalonicenses 1.6; 2 Coríntios 8.2; Filipenses 4.4

"Tenho-vos dito isso para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa." João 15.11

Você é uma pessoa alegre? Como você demonstra sua alegria? A alegria que o Espírito Santo nos dá representa muito mais do que a felicidade. Tal alegria não é momentânea ou passageira, é constante em nossa vida diária, mesmo que a nossa volta às tristezas e tribulações tente destrocá-la. Nesta lição enfocaremos a alegria como Fruto do Espírito, o que é necessário para adquiri-la e quais os seus benefícios em nossa caminhada cristã.

FIQUE ALERTA !
"O coração alegre aformoseia o rosto, mas, pela dor do coração, o espírito se abate" (Pv 15.13). Neste provérbio, o rei Salomão expressa uma grande verdade, pois o coração abriga as nossas emoções, e o nosso rosto é o reflexo do que está lá dentro dele. Como está o seu coração? Triste, abatido, amargurado, desesperançosos? Ou feliz cheio de amor, paz, esperança e fé? Você acha que não possui motivos para ficar alegre? Veremos nesta lição se você tem razão...

A alegria cristã
O que é a alegria cristã? Muitas pessoas não sabem discerni-la, na realidade. Sabemos que não é a mesma coisa que diversão e brincadeira. Muitas pessoas "divertem-se", buscando e encontrando o prazer, sem encontrar a alegria. Você pode divertir-se e continuar triste; ou alegrar-se, sem, necessariamente, divertir-se. Não há uma conexão necessária entre ambas. A busca contínua do prazer (sexo, drogas, bebidas,jogos eletrônicos, entretenimento, viagens) é uma marca do nosso tempo. Isso indica a total falta de alegria que o mundo vive. Paulo não tinha diversão na cadeia, mas tinha muita alegria. A prova disso é que ele louvava a Deus (At 16.25),pois quem está alegre, canta louvores ao Senhor (Tg 5.13b). A alegria cristã não depende das circunstâncias, pois é produzida em nossa vida pelo Espírito Santo que habita em nós. Você não precisa ser carrancudo, antipático e mal humorado para demonstrar que é um cristão sério e uma pessoa de respeito na sociedade. Pelo contrário, o crente deve refletir em seu rosto a alegria do Espírito que atrai as pessoas para perto de si.

Fontes de alegria
Todas as pessoas buscam a felicidade e não há nada de errado nisso. Gasta-se muito dinheiro nessa busca, mas o mundo continua cheio de sofrimentos e problemas. As diversões, que trazem uma aparente alegria, são momentâneas. Quando as pessoas saem dali e chegam a seus lares, continuam carentes e tristes, uma vez que a alegria verdadeira e duradoura só é possível em Jesus Cristo, que, pelo Espírito Santo, enche
nosso ser e produz esta virtude em nós. Vejamos quais são as nossas fontes de alegria:
a. Deus. Ele é a fonte de toda a alegria. O Salmo 43 confirma a declaração anterior no verso 4: " Então, irei ao altar de Deus, do Deus que é aminha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu."

b. A salvação. Quando a pessoa recebe o perdão de seus pecados e tem a certeza de que herdará o Céu, seu coração se enche de alegria,pois não há presente melhor do que este. A alegria pela salvação é expressa em Isaías 61.10 "Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha almase alegra no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação". Uma das mudanças ocorridas no coração daquele que recebe Jesus é a
alegria que toma conta dele, alegria de viver, alegria de quem ficou livre do pecado. Quer alegria maior do que esta? "Já não és mais servo,mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo" (Gl 4.7).

c. Atos poderosos de Deus. Ao longo do Antigo Testamento, vemos Deus agindo na vida de pessoas que O amavam e O serviam.Contemplamos ainda hoje Deus trabalhando entre nós, na vida daqueles que ganhamos para Ele, e em nossa própria vida - perdoando os pecados, curando os corpos doentes, transformando o Caráter e provendo todas as necessidades. Tudo isso produz grande alegria em nosso coração (At 3.6-8).

d. O Espírito Santo. A alegria é produto do Espírito Santo que habita no interior do
crente, pois esta faz parte da própria natureza Dele! Somente por ser cheio do Santo Espírito, Paulo podia estar sofrendo e sentir tamanhaalegria (At 11.24; 13.9).

e. A presença de Deus. Deus é a fonte de toda a alegria. Portanto, uma vez que Ele habita em nós, a sua presença nos traz alegria. "Farme-ás ver a vereda da vida; na tua presença há abundância de alegrias; à tua mão direita hádelícias perpetuamente" (SI 16.11). Devemos nos regozijar sempre na presença do Senhor (Fp 4.4).

f. A bênção de Deus. "Grandes coisas fez o Senhor por nós, e, por isso, estamos alegres" (SI 126.3). O cuidado, a proteção e as bênçãos divinas são outros motivos para nos alegrarmos, pois são a prova do amor e da fidelidade do Senhor para conosco. A Bíblia também recomenda que nos alegremos com as bênçãos dos nossos irmãos (Rm 12.15a). E aí, você tem ou não tem motivos para ser alegre? Mas tenha cuidado, pois há muitos obstáculos tentando impedi-lo de desfrutar desta virtude maravilhosa.

Obstáculos à alegria
Embora tenhamos muitos motivos para sermos alegres e a nossa alegria venha do
Senhor, existem alguns obstáculos que podem impedi-la de ser completa. Tudo aquilo que nos afasta de Deus e compromete o nosso relacionamento com Ele, "rouba" também a nossa alegria. A amargura, o ressentimento, a falta de amor, a desobediência, o desânimo, a dúvida (Lc24.17), os desejos errados ou outras atitudes
ou comportamentos semelhantes, que são obras - 5 - da carne (Gl 5.19-21), nos tiram a alegria do Senhor. Pessoas desanimadas e tristes perdem o entusiasmo pela vida, alguns chegam a clamar pela morte! Se você estiver assim, busque rapidamente as fontes de alegria.




Resultados da alegria
As mudanças produzidas pelo Espírito Santo em nosso caráter são claramente vistas em nossos relacionamentos com as outras pessoas. Alguns exemplos dos resultados da alegria na natureza do crente estão relacionados a um coração alegre. A alegria do Espírito Santo em nós resulta em:
a) Um rosto radiante (Pv 15.13); b) Um cântico de louvor (SI 149); e c) Força (Ne 8.10). Então, não vale a pena ser alegre?! Por intermédio da plenitude da alegria do Espírito
Santo em sua vida, você pode enfrentar qualquer situação!

CONVERSA FRANCA
Após o estudo da lição sobre a alegria cristã, nada melhor do que conhecer acerca das
três declarações abaixo.

Negativa número 1: Alegria não é a mesma coisa que diversão e brincadeira. Muitas
pessoas "divertem-se", buscando e encontrando prazer, sem encontrar alegria. Você pode divertir-se e continuar triste. A busca implacável | e incessante do prazer (sexo, drogas, bebidas, jogos eletrônicos, entretenimento, viagens) é uma marca de nosso tempo, ao menos no mundo ocidental | próspero. Esta busca indica, claramente, uma carência de alegria. Os cristãos, ! Que conhecem a alegria do Senhor descobrem
que grande parte da diversão ! Procede daí, alegria é uma coisa, e diversão, outra.


Negativa número 2: Alegria não é o mesmo que jovialidade - isto é, atri-I buto de alguém que é expansivo, comunicativo, "a alma de toda festa". Alguns cristão são assim; outros não, e nunca o serão, mas isso é uma questão de temperamento.
Outro pode ser retraído, com traços melancólicos, a quem ninguém chamaria de
"alegre", e possuir a alegria do Espírito em abundância.

Negativa número 3: Alegria não é o mesmo que ser despreocupado. As propagandas que mostram jovens casados, espreguiçando-se pelas Bahamas, buscam persuadir-nos de que "esquecer tudo" e sair de férias é a receita para a alegria. Muita gente concorda. Mas, se assim fosse, tão logo as férias chegassem ao fim, e você
retornasse às suas responsabilidades e ao cotidiano - o! Depressivo local do trabalho, a
companhia incompatível, os desapontamentos, repetidos a alegria terminaria. A alegria, desta forma, estaria disponível apenas durante os trinta dias de férias do ano! Esta é uma idéia escapista de alegria.) Ainda bem que ela não é verdade.

PENSE NISSO
Quanto mais permitirmos que Deus nos modifique, maior será a nossa alegria. Max
Lucado

SAIBA MAIS
Alegria: O Fruto da Graça Desde o Antigo Testamento, Deus valoriza a alegria de seu povo, e reserva datas específicas para que este esteja festejando. Jesus foi a um
casamento, e lá, num instante em que a festa fora ameaçada pelo opróbrio, o Senhor trouxe alegria fazendo um milagre, j A alegria que Deus oferece aos seus filhos. Não depende de pilhérias I sobre política, problemas morais ou erros que as pessoas cometem. Esse é o padrão do mundo. A alegria que Deus nos dá vem de uma vida santa, da comunhão com Ele e de estarmos dependendo sempre Dele. Jesus disse
que se guardássemos seus mandamentos e permanecêssemos Nele, a alegria , divina seria partilhada conosco, e seria uma alegria que não deixaria nada a desejar, seria completa. Paulo disse aos Romanos que o Reino de Deus era justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rm 14.17), desejou que Deus os enchesse de paz, esperança
e alegria (Rm 15.13) e orou para que os colossenses agradassem a Deus em tudo,
crescessem no conhecimento de Deus e fossem : fortalecidos também com alegria (Cl 1.9-11). Os setenta discípulos enviados por Cristo retornaram com alegria (Lc 10.17). Isso mostra que Deus deseja que estejamos sempre crescendo e com alegria. Não estamos nos referindo a uma alegria baseada na observação dos erros alheios, no
deboche, mas à alegria que vem do próprio Deus.

A alegria na vida cristã. Há quem pense que ser cristão é ser carrancudo, antipático ou mesmo não sorridente. É evidente que há épocas em que desejamos nos cercar de momentos comemorativos, mas isto não pode ser uma constante em nossas vidas. Não resumimos a alegria cristã a sorrir para todas as pessoas, mas demonstrar antipatia não corresponde a transmitir a alegria, o fruto do Espírito. Temos motivos de sobra para andar com júbilo no dia a dia. Somos salvos, temos um Céu que nos
aguarda e desfrutamos da comunhão com Deus. Não seriam tais fatos suficientes para nos alegrarmos? Os discípulos, após terem visto o Senhor , ser assunto aos céus, retornaram com alegria para Jerusalém, sabendo que o Senhor estaria com eles (Lc 24.52). O pastor se alegrou ao achar a moeda perdida, e o pai, ao rever o filho perdido que retornava ao lar (Lc 15). Há alegria nos céus quando um pecador se arrepende (Lc 15.10). Paulo alegrou-se pelo fato de a comunhão ter sido resta de corinto (2 Co7.6-12). Portanto, não faltam motivos para tenha uma vida de santa alegria, "Algumas versões da Bíblia traduzem gozo por alegria, sendo esta a felicidade que o crente
desfruta por meio da ação do Espírito Santo. O termo grego aqui é chara. O termo charis, traduzido em português por graça, vem da mesma raiz. Charis, a partir de Homero, passou a significar aquilo que promove bem-estar entre os homens. Como atributo do Espírito Santo, a alegria é uma qualidade implantada na alma que
teve um encontro com o Deus de toda a graça, e visa uma vida de regozijo e de agradecimento ao Senhor. Paulo recomenda aos cristãos filipenses que sejam agradecidos e cheios de regozijo: "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo:
regozijai-vos" (Fp 4.4). Está alguém contente? Cante louvores (Tg 5.13). O desejo de Deus é ver seus filhos cantando com graça no coração (Cl 3.16). Nas Escrituras, a alegria trazia força e até saúde ao povo de Deus (Ne 8.10; Pv 17.22). A alegria cristã,
portanto, não é uma emoção artificial. “Antes, é uma ação do Espírito Santo no coração humano, para que este venha a conhecer que o Senhor Deus está no seu trono, e que tudo neste mundo submete-se ao seu controle, até mesmo onde a experiência pessoal está envolvida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us