26 de março de 2010

Jesus Acalma a tempestade - Marcos 4: 35-41

Tipo: leitura e mímica.
Personagens: leitor; Jesus; mínimo 3 discípulos; um contra-regra para os efeitos especiais.
Colocamos 1 plástico azul grande no chão, e sobre ele posicionamos 8 cadeiras em círculo. Estas cadeiras foram envoltas com 2 lençóis marrons, para fazer as paredes laterais do barco (deixamos uma parte aberta, atrás, para os atores entrarem).
Colocamos lençóis azuis, no chão, ao lado do barco e prendemos com alfinetes, desenhando as ondas.
Fizemos com papel craft 2 barcos de dobradura (veja em Trabalhos Manuais), para serem os outros barcos que também seguiram a Jesus.
A encenação: A história foi lida diretamente da Bíblia na Linguagem de Hoje. Entre aspas estão partes do texto bíblico e ao lado a descriÇão das ações dos atores. "Jesus disse" - Jesus gesticulou em direção aos discípulos, apontando o barco. "subiram no barco" - acenaram para o público e entram no barco.
"Outros barcos o acompanharam" - o contra-regra colocou os barcos de dobradura no "mar".
"vento muito forte" - Todos se sacudiam dentro do barco. O contra-regras usou um flash de fotografia para fazer os relâmpagos e sacudiu uma radiografia para os trovões.
"Jesus dormia" - desde que entrou no barco, o ator abraçou um travesseiro e ficou sentado de lado, dormindo.
"discípulos acordam Jesus" - os discípulos se levantaram e fizeram gestos bem largos para acordá-lo; em seguida, Jesus se espreguiça.
"dirigindo-se às ondas" - Jesus fica de pé e faz gestos de acalmar. Enquanto Jesus fala, o ator fica de pé; quando os discípulos falam, Jesus senta e eles ficam de pé, facilitando a compreensão.
Você pode utilizar este tipo de dramatização muda com qualquer texto lido diretamente da Bíblia ou de outros livros. Não é adequado para peças já transformadas em diálogos e atos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us