17 de março de 2010

O CARÁTER CRISTÃO




Lucas 6.43-45

'Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida." Provérbios 4.23

O que é caráter? Como deve ser o caráter cristão? E o fruto do Espírito? O que ele tem a ver com o meu jeito de ser, pensar e agir? Por que eu tenho de ser diferente dos não-crentes? Nesta lição, veremos que não dá para falar de caráter cristão sem falar do fruto do Espírito, pois este é o caráter de Cristo produzido em nós para que
demonstremos ao mundo o seu amor, e o nome Dele seja glorificado.

DESCRIÇÃO DOS TEMPERAMENTOS
· Temperamento Sangüíneo
Ø  Qualidades: Comunicativo, eufórico, entusiasta, afável, simpático, bom companheiro, compreensivo, crédulo, fala antes de pensar; é jovial, descontraído conhecido como o temperamento que "aproveita" a vida. Se há um grupo de pessoas reunidas e rindo, com certeza tem um sangüíneo falando.
Ø  Defeitos: Fraco de ânimo, volúvel, indisciplinado, impulsivo, inseguro, egocêntrico, barulhento, exagerado, medroso, impulsivo, emocionalmente instável.
· Temperamento Colérico
Ø  Qualidades: Enérgico, visionário, resoluto, independente,otimista, prático, eficiente, decidido, líder, audacioso, determinado, eficiente, resoluto, audacioso, extrovertido, altamente produtivo, autoconfiante, transforma idéias em fatos reais, toma uma atitude definida diante dos problemas, o temperamento mais ativo.
Ø  Defeitos: Iracundo, sarcástico, impaciente, prepotente, intolerante, vaidoso, auto-suficiente, insensível, astucioso, violento.
· Temperamento Melancólico
Ø  Qualidades: Habilidoso, talentoso, minucioso, sensível,  perfeccionista, esteta, idealista, leal, dedicado e auto disciplinado.
Ø  Defeitos: Egoísta, deprimido ou amuado, pessimista, teórico, confuso, anti-social, crítico, vingativo, inflexível, se esconde dos outros, é uma pessoa naturalmente sombria, tristonha e pessimista.
· Temperamento Fleumático
Ø  Qualidades: Calmo, tranqüilo, manso, equilibrado, digno de confiança, cumpridor de deveres, eficiente, organizado, conservador, prático, objetivo, líder, diplomata, bem humorado,é o temperamento que convive bem com todas as pessoas.
Ø  Defeitos: Calculista, temeroso, indeciso, contemplativo, desconfiado, pretensioso, introvertido, desmotivado, desatento, desligado e teimoso.
FIQUE ALERTA !
Como é o seu caráter? Por acaso você é daqueles que possuem "pavio curto" e não levam desaforos para casa, ou que não gostam deentrar em confusão, mas se entrarem, também  não saem facilmente? Saiba que nem um nem o outro estão agindo de forma cristã. Nosso relacionamento com as pessoas deve se espelhar
em nosso maior Mestre: Jesus Cristo. O mundo precisa ver Cristo em suas atitudes. Sabemos que isso não é fácil de acontecer, a menos que o Espírito Santo intervenha. E se você pedir e der oportunidade ao Espírito, Ele vai fazer a parte Dele no processo de transformação do seu caráter. O que você está esperando para mudar e agradar a Deus?
O que é caráter?
De acordo com o dicionário Aurélio, caráter é a qualidade inerente a uma pessoa que a
distingue de outra; é o conjunto de traços particulares, o modo de ser de um indivíduo, sua  natureza e temperamento que o faz ser quem é. O caráter, na realidade, é o que formamos (construímos) ao longo da vida, à medida que nos relacionamos com as pessoas e com o meio que nos cerca; é aquilo que aprendemos ser, através do ensino, dos exemplos e daquilo que é aceito socialmente. Quando nossos pais ou responsáveis
estabelecem regras em nossa educação, estão construindo nosso caráter. No caráter construímos conceitos relacionados ao que é mentira, verdade, certo e errado, ou seja, ele é formado por meio de princípios e valores que recebemos ao longo da vida, os quais vão de fato constituir aquilo que somos.
Já o temperamento é diferente do caráter. O temperamento é a disposição individual para reagir ao que acontece conosco. O temperamento é inato, já nascemos com ele, mas precisa ser aperfeiçoado; como podemos observar na vida de diversos  personagens bíblicos. Pedro, por exemplo, era bastante inconstante, alternando momentos de valentia e covardia, todavia foi transformado pelo Espírito Santo de Deus e tornou-se um corajoso ganhador de almas. Deus lhe ama do jeito que você é,
porém, deseja torná-lo uma pessoa melhor, mais parecido com Jesus. Creia no que a Bíblia diz em 2 Co 5.17: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."
O caráter cristão
Quando dizemos que o crente deve possuir o caráter de Cristo, estamos falando que
devemos buscar as qualidades que Jesus tinha em sua vida. Essas virtudes são encontradas na Bíblia de forma resumida no que é chamado de O FRUTO DO ESPÍRITO.
Portanto, quando estudamos o caráter cristão, é preciso mergulhar profundamente
nessas virtudes descritas em Gaiatas 5.22. A prova de que o nosso caráter foi
transformado se dá quando nosso comportamento reflete essas virtudes em nosso
dia-a-dia. Através dos nossos atos, colocamos 'para fora a nossa personalidade, que consiste na união do caráter com o temperamento. Quando o caráter de Cristo está
verdadeiramente presente em nós, não praticamos mais aquilo que é contrário à Palavra de Deus, ou seja, as obras da carne. De acordo com a Bíblia, "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si
mesmo por mim" (Gaiatas 2.20).

Caráter e fruto
O Fruto do Espírito é manifesto em nossa vida por meio de várias características que nos são apresentadas no livro de Gaiatas. Quem tem o caráter de Cristo tem amor, alegria, paz, fé, paciência, domínio próprio; é benigno, bondoso e manso (Gl 5.22). O
agente responsável pela frutificação em nossa vida é o Espírito Santo, portanto, devemos pedir- Lhe que amadureça o seu fruto em nós, a fim de que tudo o que fizermos seja para a glorificação de Deus. Se o Espírito Santo não estiver habitando
em sua vida, a sua frutificação não será total, e as pessoas a sua volta não perceberão a presença de Cristo dentro de você. Saiba que à sua volta existe uma tão grande nuvem de testemunhas (Hb 12.1-3) que busca ver Deus em você,  portanto, fortaleça-se no Senhor e na força do seu poder e permaneça firme na presença dEle (Ef 6.10).
Por que tenho de ser diferente?
O Fruto do Espírito representa um caráter semelhante ao de Cristo: um caráter que
testemunha de Jesus e que o revela no seu viver diário. É a expressão externa da natureza santa de Deus no crente. É a vida de Cristo manifesta no cristão. Como é que o povo a nossa volta está vendo Cristo em nós? Na família, no emprego, nas viagens, na escola, na igreja, nos relacionamentos pessoais, no curso, na rua, noônibus, no lazer? O Senhor Jesus declara que devemos resplandecer neste mundo assim como uma lâmpada acesa ilumina o meio em que se encontra. Para isso, é necessário que as virtudes do Fruto do Espírito estejam em nossa vida. Quando você é ofendido e responde com mansidão ou não respondera luz de Cristo brilha em sua vida. Quando você demonstra amor ao próximo de alguma maneira, o brilho do Senhor reluz diante das pessoas.

PENSE NISSO
O Fruto do Espírito não é aquilo que somos capazes de fazer por um momento, mas aquilo que Deus faz com que sejamos por toda a vida.


Conceitos

É composto pelos conceitos que formamos ao longo da nossa individualização. Conceitos são princípios ou verdades ensinados, internalizados e assimilados. Cada indivíduo possui vários tipos de conceitos, que são conhecimentos conscientes
que surgem das vivências, das observações e do ensino e ajudarão na formação do caráter. Podem se subdividir em:
a. Conceitos formativos: aqueles primeiros conceitos de vida; são relacionados à  educação, especificamente às regras básicas de educação. Uma pessoa pode ter diploma de nível superior e faltar-lhe a educação de berço, aprendida dentro da nossa
casa.
b. Conceitos educacionais: conceitos importantes para nos situarmos no mundo, são aprendidos na escola.
c. Conceitos filosóficos: aqueles que delimitam o modo de viver.
Valores
São os conceitos abstratos, por vezes inconscientes, que influenciam as nossas
escolhas. Vivemos um tempo onde é mais importante ter do que ser. Às vezes invertemos as nossas prioridades. Em primeiro lugar, precisamos valorizar os princípios da nossa vida, a família, estabelecer prioridades, reconhecer nossos limites.  Atualmente vivemos um desrespeito muito grande para com as figuras de autoridade até mesmo dentro da igreja.

Personalidade
É a soma dos impulsos (os primeiros movimentos do recém-nascido), dos afetos (do
amor, do gostar, da auto estima etc), das defesas (mecanismos formados em nós a partir das nossas vivências e sofrimentos), aptidões, talentos, reações e  comportamento social e particular. A personalidade vai sendo construída a
partir do nosso temperamento, da nossa educação, do ensino, formamos o caráter, e a
personalidade é um somatório disso tudo: do caráter, dos valores, dos conceitos de vida, do nosso temperamento, das nossas experiências. (Extraído e adaptado do DVD "O papel da Escola Dominical na formação e integração da família"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us