26 de março de 2010

Usando Vídeo (ou DVD) na Escola Dominical

Traduzido e Publicado com autorização do autor: Jamie Doyle, http://members.aol.com/EffectCM, 2001.
(...) Eu estou permanentemente testando novos métodos que sejam efetivos ao ensinar crianças e que façam a mensagem permanecer com elas quando chegam em casa. E então, eu descobri o vídeo! "uau! Como você conseguiu pensar nisso?" você pode estar se perguntando. Eu sei que muitas editoras produzem currículos para escola dominical e tem vídeos a disposição para uso em sala de aula. Mas, eu acho que este recurso não tem sido tão bem utilizado quanto outros.
Primeiro nós precisamos investigar se o vídeo é mesmo eficiente, ou não. Em minhas experiências, percebi que um método relevante, se bem utilizado irá produzir bons frutos. É óbvio que a igreja deveria estar utilizando os melhores métodos disponíveis. Vamos considerar a família americana: é sexta à noite. Papai e mamãe estão em casa após o seu dia ocupado e corrido. Papai diz: "hei crianças, vamos à locadora pegar aquele filme que acabou de sair em vídeo". As crianças respondem com entusiasmo e correm para o carro. O que é mais interessante que vídeo? Eu vi isso acontecer em 4 igrejas onde estive e eu pude perceber a eficácia. As crianças respondem a um professor que usa clipes de vídeo nas suas lições.
Vamos então explorar o custo de usar vídeo clipes. A maioria das igrejas que conheço tem uma TV e um vídeo cassete a disposição para uso nas salas de aula. Algumas igrejas tem mais de um conjunto de equipamentos. Se a sua igreja não tem, tenho certeza que alguém da comunidade, talvez até mesmo algum dos professores da escola dominical, tem uma TV e um vídeo em casa. Em todas as igrejas em que estive, conseguir o equipamento nunca foi um problema. (...) Você provavelmente tem em casa algumas fitas de vídeo, e não é só isso, custa apenas alguns reais alugar uma fita de vídeo na locadora mais próxima. Eu até mesmo conheço algumas livrarias evangélicas que alugam fitas de vídeo cristãs; consulte as livrarias e lojas evangélicas de sua cidade.
Como usar vídeo clipes para ensinar? É fácil! Apenas use um vídeo como se estivesse usando fantoches, teatro ou dinâmicas. Vídeos de 3 a 10 minutos se tornarão um dos seus métodos para comunicar o evangelho durante o seu período de aula. Você pode usar muitos tipos de clipes durante a lição. Partes de filmes famosos podem ser usadas - tome cuidado para que o filme seja apropriado à idade dos seus alunos e não contenha linguagem chula.
Por exemplo: use cena do "Rei Leão" para ensinar às crianças quem é na verdade o Rei dos Reis.
Componha clipes gravando partes de desenhos animados da TV, por exemplo, diversas cenas de violência para começar uma aula sobre pecado.
Algumas histórias da Bíblia estão disponíveis em filme e desenho animado. Estas são ótimas para as suas aulas com histórias bíblicas.
Grave uma partida de vôlei ou basquete, mostre uns 5 minutos às crianças e converse sobre trabalho em equipe.
Crie o seu próprio vídeo, usando uma câmera e entrevistando crianças ou adultos na rua, parque, e na própria igreja sobre diferentes assuntos. Grave um teatro de alguma história bíblica (que você e seus amigos podem encenar)
Vá a um parque de diversões e filme um passeio na montanha russa. Use este filme para discutir sobre medo.
Às vezes, ao invés de tocar um CD antes e depois do culto, eu coloco clipes de músicas cristãs no vídeo.
Produza um vídeo interativo. Encontre ou escreva um roteiro onde 2 pessoas conversam. Grave uma das pessoas (ou fantoche ou palhaço) falando a sua parte do roteiro, deixando o tempo como se a outra parte do roteiro também estivesse sendo gravada. Ao passar o vídeo para as crianças, você então ao vivo interage com a pessoa que está previamente filmada.
E aqui tem algumas dicas para melhorar o uso do vídeo:
• Vá a uma loja de ferragens e compre um divisor de sinal e alguns metros de cabo de vídeo. Isto irá permitir que você use até 4 televisores e um só vídeo cassete. Assim você pode distribuir as TVs pela sala, para que todos possam ver bem.
• Quando você passa os filmes pode ser necessário diminuir as luzes ou fechar as cortinas. Se não você pode acabar com um reflexo na tela da TV que impossibilitará a visualização do vídeo.
• Teste a sala antes, para ver se todos poderão escutar o som claramente. Se a sala e a turma forem grandes, veja se há como conectar a TV a caixas de som, para evitar que as crianças fiquem gritando "aumenta aí!".
• Sempre veja o filme antes de mostrá-lo às crianças. Isto irá te ajudar a fazer a introdução e depois comentar.
• E não esqueça de deixar a fita no ponto exato onde o filme começa. Não há nada mais desagradável que apertar o "play" e o filme estar na parte errada ou justo no ponto que não deve ser visto.
• Acima de tudo, divirta-se criando formas inovadoras de usar vídeo. É simples e eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us