26 de abril de 2010

O novo projeto educacional da CBB





Você já imaginou a sua igreja ser atendida na área de educação religiosa a partir de suas necessidades locais, de seu perfil de membresia? Você já imaginou a sua igreja elaborar o seu próprio projeto pedagógico dimensionando a área de educação religiosa a partir de suas características e objetivos que deseja alcançar?
E o que você acha de ter uma área de educação religiosa que possa de fato ser útil para capacitar continuamente líderes e que seja um motivador para o planejamento estratégico de sua igreja? E uma área de educação que seja integradora e apoiadora das demais áreas e programas de sua igreja? Uma área que vai além das organizações clássicas que conhecemos?  Você acha que seria possível a Convenção publicar literatura sem data, para que a sua igreja tivesse à disposição a qualquer momento?
A resposta a esses e outros desafios fazem parte do Plano Diretor da Educação Religiosa Batista no Brasil (PDER), que o Comitê de Educação Religiosa está em fase final de preparação para oferecer às igrejas batistas no Brasil em substituição ao projeto JUERP, que deu sua contribuição, mas que tem necessidade de ser ajustado e atualizado à nova realidade das igrejas batistas e precisa naturalmente ser substituído.
 
Um dos pedidos que mais tem sido feito pelas igrejas e líderes é a possibilidade de a Convenção (ou antiga JUERP) oferecer atendimento às necessidades das igrejas. Algumas tentativas foram experimentadas, mas na verdade, um currículo de caráter nacional, como o que tem sido utilizado, não tem como concretizar essa tão importante necessidade das igrejas locais.
Além disso, com o correr do tempo, acabamos reduzindo a ideia de educação na igreja a currículo, literatura e estrutura. E, assim, a área de educação religiosa acabou sendo reduzida apenas a EBD e atividades que pudessem atender o programa das organizações - mulheres, homens e jovens. Uma educação orientada por programas e conteúdos vindos de fora. Não que isso seja desinteressante ou não seja importante. A questão é que reduzimos educação a conteúdo e práticas restritas a sala de aula. E o complicador é que tudo isso vem de fora e a igreja local nem sempre tem conseguido dar conta do atendimento de suas necessidades. Mas, acaba sendo uma cumpridora de programas e apresentadora de conteúdos vindos de fora.
Um dos pontos fundamentais do PDER é partir de fundamentação cristã para a educação e das igrejas locais e não o inverso. Em outras palavras, o que se pretende é construir um modelo educacional a partir de fundamentos teológicos e educacionais cristãos e partir das necessidades das igrejas locais e para suas características contextuais. Para isso, foi preciso que o grupo encarregado desse desafio investisse tempo em reestudar a educação religiosa e rever todo processo que, até então, vem sendo praticado, seja pelas igrejas, seja pela Convenção.
Foi preciso redescobrir e reinventar a educação religiosa buscando um modelo diferente ao que tem sido utilizado, que temos chamado de modelo conteudista de educação. Esse modelo é centralizado no fornecimento de currículos e conteúdos para as igrejas, em geral fornecendo um currículo de âmbito nacional, que, por sua natureza, não consegue sempre atender às necessidades e características de cada destinatário. É um modelo de educação que se focaliza também em estrutura e programas. Veja a ilustração a seguir:
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Assim, em vez de um modelo conteudista, conseguimos descobrir na educação clássica o modelo orientado por objetivos educacionais, isto é, primeiro são buscados os objetivos que se pretendem alcançar com todo processo educacional, não apenas da EBD ou qualquer organização educacional da igreja. A partir disso se busca criar o sistema educacional para a igreja, incluindo sua estrutura, currículo, conteúdo (literatura, lições, aulas, etc), sistema de avaliação do ensino, formação docente, preparo do ambiente de ensino, etc. Depois disso, a igreja então busca o conteúdo, a literatura a ser utilizada para atender seus alvos e objetivos educacionais.
Isso tudo sobre os valores cristãos que indicam os objetivos educacionais gerais que se aplicam a qualquer contexto, isto é, a qualquer igreja. E aí foi necessário dividir os objetivos educacionais em dois tipos - os objetivos gerais e os contextuais ou específicos a cada igreja, a partir de suas necessidades, de seu perfil e alvos. Veja a ilustração a seguir:
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Observe que esse modelo é bem mais amplo e possui muito mais elementos ou componentes para que a educação religiosa na igreja local possa alcançar os seus objetivos em capacitar o cristão na compreensão da Bíblia, na vivência cristã, no desenvolvimento de seus dons e talentos para o serviço cristão, etc. É um modelo que envolve toda igreja e estará inserido em seu planejamento estratégico, dando contribuição para que a igreja se torne efetiva em viver, pregar e ensinar o Evangelho.
Em outras palavras, foi necessário redescobrir a educação e o alvo principal do PDER é ajudar cada igreja local a desenvolver o seu próprio projeto pedagógico a partir de fundamentação educacional cristã, dos valores cristãos, dos objetivos educacionais gerais e específicos para a própria igreja. Por conta disso, o PDER estará fornecendo materiais que para ajudar a igreja local a construir o seu próprio projeto pedagógico a partir de seu contexto e necessidades.
Temos conhecimento de que, num primeiro momento, apenas igrejas que possuem educadores ou pessoal que atua no campo da educação, conseguirão desenvolver, sem dificuldades, o seu próprio projeto pedagógico. E, num segundo momento, as igrejas com menores condições técnicas terão condições de fazer isso. Por isso mesmo, o PDER oferecerá também exemplo de projeto pedagógico para que estas igrejas possam ser atendidas num primeiro momento.
O PDER prevê a criação de uma rede capilarizada de divulgação, capacitação e assessoria para as igrejas, pastores, educadores e líderes no campo da educação, por meio das convenções estaduais e regionais, associações de igrejas. Daí a importância do envolvimento de toda malha estrutural da denominação.
Em outras palavras, tal a profundidade e efetividade, o PDER é um plano que vai exigir pelo menos uma década para ser implantando em toda malha denominacional, mas seus resultados serão profundos no crescimento e amadurecimento dos membros de nossas igrejas. Notamos que diversas igrejas já adotaram modelo semelhante e estão tendo progressos visíveis, ainda mesmo que não tenham desenhado sistematicamente o modelo.
Em próximos artigos, vamos ampliar a compreensão deste novo modo de se fazer educação na igreja, inclusive mostrando os seus fundamentos teológicos e educacionais cristãos. Até lá.
LOURENÇO STELIO REGA
Relator do Comitê de Educação Religiosa da CBB

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aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
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