4 de junho de 2010

Estudo Bíblico sobre Crescimento Espiritual

Texto Base localizado em 1Pe 1:1-11


A)    CONCEITOS

§    Crescer  Aumentar em estatura, volume, número, intensidade, duração; Medrar; Desenvolver-se; Inchar; Melhorar, progredir.
§    Apóstolo  Cada um dos doze discípulos de Jesus Cristo; Propagador de uma doutrina ou de uma causa.
§    Discípulos  Indivíduo que recebe ensino de alguém, aluno, discente; O que segue conselhos, doutrina, exemplos de um mestre ou líder, adepto.


B)    INTRODUÇÃO

B.1) Apostolado
§    Deus nos elegeu para fazermos parte de seu povo. Ele nos separou para sermos apóstolos de Jesus Cristo no mundo.
§    Fomos separados pelo sangue de Jesus, que foi derramado para o perdão dos nossos pecados.
§    Um cristão que deseja crescer espiritualmente precisa responder ao chamado de Jesus para ser seu apóstolo.
B.2) Desafio
§    O que é ser apóstolo de Jesus Cristo ?
§    O que ser apóstolo de Cristo implica, quais as suas conseqüências ?
§    Como podemos ser apóstolos de Cristo no mundo atual ?


C)    CRESCIMENTO

C.1) Regeneração
§    O início do processo de crescimento espiritual do cristão passa por sua regeneração que acontece por intermédio de Jesus Cristo. (ver 2Co 5:17)
§    O novo nascimento é o início do processo de crescimento e a marca do cristão. Não se pode ser cristão sem que se tenha nascido novamente, conforme Jo 3:3.
C.2) Esperança
§    O cristão que busca o crescimento de sua espiritualidade passa a ser referencial para o mundo, pois traz consigo a mensagem de esperança de Jesus Cristo.
§    Temos a missão de levar ao mundo esperança, de sermos opção para o mundo. A igreja precisa ser uma fonte de luz para indicar o caminho correto ao mundo, assim como nós, que somos a igreja, também devemos agir desta maneira.
§    A ação dos membros da igreja no mundo está explícita na Palavra de Deus, conforme Mt 25:31-46.
C.3) Provações
§    O crescimento espiritual do cristão não é, contudo, somente um “mar de rosas”. Não se restringe somente ao estudo da Palavra, ao apostolado, a ser luz do mundo e sal da terra.
§    A vida cristão exige sacrifícios. Muitas vezes o cristão passa por dificuldades que na verdade devem ser encaradas como provações, para que nossa fé seja testada e aumentada.
§    Não podemos saber qual o tamanho de nossa fé sem que ela seja posta a prova algumas vezes, conforme Tg 1:12.
C.4) Recompensa
§    Deus nos guarda em seu poder, de acordo com nossa fé. Nossa recompensa por todo trabalho dedicado a Deus é a salvação que acontecerá com a segunda vinda de Cristo ao mundo.


D)    CONCLUSÃO

§    O crescimento espiritual deve ser buscado para que estejamos prontos a atender ao chamado de Jesus Cristo para seu discipulado.
§    Uma vez preparados e fortalecidos, podemos ficarmos atentos as ocasiões e oportunidades que surgirem para colocarmos nossa prática cristã em atividade.


E)    DISCUSSÃO

§    Temos aproveitado as oportunidades que surgem para mostrarmos ao mundo a esperança do evangelho de Jesus Cristo ? Estamos preparados para isso ?
§    Quais são as provações que nós, jovens, enfrentamos hoje ? Temos suportado estas provações ?
§    Nós temos sido um referencial para o mundo, uma luz de esperança para os problemas do mundo ? Será que nosso sal está salgando e nossa luz está brilhando ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us