16 de setembro de 2010

Amigo ou inimigo do tempo?

 

Você gostaria de ter mais tempo? Ou será que você tem tempo demais? O tempo nos é dado por Deus, por isso saiba que a mordomia do tempo é um aspecto que Deus quer que observemos. Nesse caso, é um dia em sete.
O pastor Walter Kaschel em seu livro "Lições de Mordomia" enumera algumas maneiras de como desperdiçamos a bênção do tempo: "1. Em conversas fúteis e desnecessárias; 2. Em leituras sem proveito; 3. Em atividades não essenciais (muitos passeios, muitos jogos, muita atividade social) e 4. Matando o tempo." E acrescenta: "Muitos indivíduos passam grande parte do tempo sem fazer nada de útil e produtivo."
O tempo é algo muito precioso. E a pior sensação que temos é olharmos para trás e vermos quanto tempo foi desperdiçado.
É lamentável como a maioria das pessoas usa mal o tempo. Ele é diferente do dinheiro que pode ser guardado. Tem de ser usado à medida que nos é entregue por Deus, hora por hora, minuto a minuto.
Gerenciamento
Há possibilidades de gerenciamento do tempo em diversas áreas: em casa, no trabalho, na igreja, nos estudos, na família e no lazer. É preciso evitar a procrastinação e a compulsão pelo trabalho, aprender a driblar o trabalho repetitivo e o tédio do dia-a-dia e usar melhor o tempo na vida pessoal.
Todos recebemos o dia com as mesmas 24 horas. A diferença está na maneira como se planeja a passagem do tempo. O tempo, na verdade, não passa, nós é que passamos.
Muitas pessoas falham em organizar o tempo disponível e não alcançam a produtividade esperada. Você pode ser uma daquelas pessoas que se diz sempre muito ocupada. Saiba, então, que a mordomia do tempo é uma questão de planejamento.
Antes de dormir, invista alguns minutos planejando o dia seguinte. Relacione o que você quer fazer amanhã. Especifique o que é prioridade e dê a cada tarefa um grau de importância. No dia seguinte, dedique-se, em primeiro lugar, ao que você decidiu como sendo o mais importante até que esteja totalmente resolvido. Somente então passe para a próxima tarefa na sua relação de prioridades. Não é sua obrigação resolver cada ítem planejado, mas é necessário fazer bem feito cada um deles, começando pelos mais importantes. E para nós, crentes, o que é o mais importante do dia? Começar com um culto a Deus, com a leitura da sua Palavra e uma oração de dedicação. Como ensina o salmista: "Os meus dias estão nas tuas mãos".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us