5 de fevereiro de 2011

Da LAMA para a ROCHA




"Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos." Salmo 40:2

O salmista Davi busca, através das expressões "poço de perdição" e "tremedal de lama" retratar fielmente a sua situação longe do Senhor: preso num poço profundo ou atolado num charco de lama - duas figuras que representam muito bem o mundo e o pecado.
Certamente a experiência do salmista é verificada na vida de muitas pessoas nos nossos dias. Tanto de pessoas que nunca conheceram a Cristo como Salvador, quanto de pessoas que já foram libertas pelo poder do Seu sangue e que se envolveram novamente com o pecado, se conformaram com o mundo e estão afastadas de Deus.

1. O MUNDO* – "POÇO DE PERDIÇÃO".

O HOMEM DO MUNDO ESTÁ PRESO – A angustia de quem está no fundo de um poço é agravada pela consciência de que, mesmo que tenha liberdade de movimentos não consegue livrar-se daquelas paredes. Elas sempre estão ali barrando-lhe a passagem; cada tentativa frustrada de escapar aumenta a certeza de que não há meio de sair. O mundo, qual fundo de um "poço de perdição" é assim. Aprisiona os seres humanos apresentando-lhes uma falsa sensação de liberdade, tornando-os, entretanto, cada vez mais escravos dos prazeres. "Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador." (Tito 3:3-6) Àqueles que se encontram aprisionados, o apóstolo Paulo aconselha: "Foste chamado, sendo
escravo? Não te preocupes com isso; mas, se ainda podes tornar-te livre, aproveita a oportunidade." (1 Coríntios 7:21)

O HOMEM DO MUNDO ESTÁ EM TREVAS – Um poço é um lugar de trevas – as vezes, trevas absolutas. Ali perde-se a noção de tempo e espaço; a solidão é quase palpável e o medo entra pela pele. A vontade de querer ver e não poder é angustiante; anseia-se desesperadamente por uma réstia de luz que teima em não vir. O mundo não é diferente. Envolve os homens em densas trevas, trevas tais que obscurece-lhes o entendimento e distorce-lhes as imagens, apresentando-lhes entretenimentos virtuais cujo fim é a desilusão total. A Bíblia declara: "O julgamento é este: que a luz [Cristo] veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más." (João 3:19) O próprio Cristo afirmou: "Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas." (João 12:46) "...Eu [Jesus Cristo] sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida." (João 8:12)

* MUNDO – Sistema de valores dominado por Satanás.

2. O PECADO – "TREMEDAL DE LAMA".

O HOMEM NO PECADO ESTÁ SUJO - A palavra tremedal (ou charco) nos permite entender que a lama na qual o salmista Davi estava com os pés enterrados provinha de água estagnada e imunda. Na verdade, é como se estivesse em meio a um grande pântano – rodeado de sujeira por todos os lados - cuja lama infecta e viscosa do pecado se prende cada vez mais a ele, qual areia movediça, puxando-o passo a passo para o fundo. A Palavra de Deus nos adverte: "...o tempo está próximo. Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se" (Ap 22:10b-11). Mas a mesma Palavra, nos garante: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9). Por isso, aqueles que já conheceram o Senhor Jesus e se entregaram a Ele podem dizer com certeza: "Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna" Tito 3:4-7).

O HOMEM NO PECADO ESTÁ PERDIDO - Quem já passou pela experiência de ter que atravessar uma região pantanosa sabe quão incerto é cada passo a ser dado. É como se a pessoa estivesse andando em total escuridão: o próximo passo pode ser um abismo profundo e o fim. É a sensação de quem está perdido. Olha-se para todos os lados e os caminhos parecem todos iguais. Qualquer direção a ser tomada pode levar a um atoleiro maior. O homem no pecado vive assim, pois "O caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam" (Provérbios 4:19). Anda como se estivesse no lodo escorregadio, tentando equilibrar-se. Agarra-se desesperadamente a galhos secos e frágeis – mentiras que rapidamente se desfazem – na agonia de se "manter em pé". Decide-se por caminhos alternativos (com aparência de piedade) que no fim não levam a lugar nenhum. "Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte." (Provérbios 16:25). O mesmo salmista mostra a saída: "Faze-me, SENHOR, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas" (Salmo 25:4). E Deus mostra o caminho, pois "Bom e reto é o SENHOR, por isso, aponta o caminho aos pecadores" (Salmo 25:8). Qual?! Jesus, pois Ele mesmo diz: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6). Quando o homem abre o coração para Jesus Ele o justifica (o torna justo) e "...a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito" (Provérbios 4:18)
Mas se alguém disser: "eu não vejo as coisas dessa forma", é perfeitamente compreensível, e porque não dizer, bíblico. O apóstolo Paulo nos diz que "...o deus deste século [o Diabo] cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus." (2 Coríntios 4:4). Se Deus, pelo Seu Santo Espírito, não abrir os olhos dos homens eles jamais se identificarão como mortos em seus delitos e pecados (Efésios 2:1-10) e que carecem da glória de Deus (Romanos 3:23b).
Feliz o homem que, reconhecendo a sua condição de pecador, afastado de Deus, pode dizer como o salmista Davi: "Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos" (Salmo 40:2).
Antes, preso num "poço de perdição", "Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna" Romanos 6:22), pois, "Ele [Deus] nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor" (Colossenses 1:13)
Antes, perdido num "tremedal de lama", agora com o pés firmados sobre a Rocha – CRISTO - "Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado [Salmo 28:16; Romanos 9:33]. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular [Salmo 118:22]" (1 Pedro 2:6-7). "Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular" (Efésios 2:19-20).

Começa mais um grande jogo no estádio espiritual! Um clássico que vem se repetindo há milhares de anos!
De um lado, um time poderoso, vestido de uniforme branco-omo, que sempre deu show de bola. Joga com classe e tranqülidade. É o dream-team. Ninguém pode com ele. O técnico? Na verdade são três... Sua estratégia é imbatível.
Do outro lado, o uniforme é vermelho. O time também é poderoso, mas nem se compara ao adversário. Suas estratégias são muito manjadas, mas têm funcionado há séculos. Muitos gols foram marcados por causa delas. O técnico se mostra confiante na vitória final. De vez em quando ele ganha um jogo... Faz parte da estratégia do time branco.
A arquibancada está lotada. De longe, se vê uma enorme mancha vermelha da torcida. A torcida branca não é muito expressiva... Eu faço parte dela. Depois das últimas vitórias, de goleada, comprei camisas, bandeiras e até coloquei adesivos no carro. Tudo pra torcer melhor nesse jogão que acabou de começar.
O time branco começa seus primeiros movimentos. Mostra total domínio. Olé! Dribles mais desconcertantes que os do Ronaldinho! Garra mais evidente que a do Dunga! Potência maior que a do Roberto Carlos! Determinação maior que a do Cafu! Isso é que é timão!
Ei! Per'aí! O time vermelho toma a bola na violência, sai com ela que nem um
foguete e mete um gol! Como é que pode?! Como é que esse técnico deixa?! A defesa falhou! O goleiro deu o maior frango! Ah! Assim não dá! Vou jogar meus acessórios de torcedor fora! Nem gosto de lembrar que gastei dinheiro com este timeco!
Piii! Fim do primeiro tempo! Ainda bem. Estou furioso. Preciso mesmo esfriar a cabeça e procurar um lugar na torcida vermelha... É mais seguro. Com licença! Com licença! Que torcida mal educada! Nem me deixam sentar! Ah! Finalmente um bom lugar. Pena que é de frente para o técnico do time branco... Ihh... Por que será que ele não foi para o vestiário? Por que está me olhando desse jeito?!... Que jeito de olhar... Que olhar... Não consigo me desviar... Indescritível... Seguro... Paciente... Uma mistura de decepção e esperança... Desolação e alegria... Não! Pára de me olhar! Fecho os olhos e só o que consigo ver é a sua expressão. Expressão que me faz lembrar as vitórias anteriores, as batalhas duras, vencidas com maestria. Lembro agora da mais sangrenta de todas, onde o Filho do Técnico chegou a morrer... mas reviveu! Ei! Alguma coisa está errada! O Filho do Técnico morreu no meu lugar!!! Esse time tá jogando no meu lugar! Eu é que deveria estar em campo! Eu reclamo do gol mas eu é que deveria estar na defesa! Eu fico na torcida mas esse jogo é meu também!

Agora eu entendo Seu olhar!

Ei! Substituição! Vou entrar no meu lugar! Vou ajudar meu time em mais uma
batalha! Afinal, a Copa do Mundo Espiritual é nossa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us