22 de março de 2011

VIRGINDADE - AINDA TEM VALOR PARA DEUS?


 
Antes de começarmos a falar sobre a virgindade, quero que conheçam a história desses dois jovens.
Jussara acha que sua vida acabou.

Jovem de 22 anos, cursando o primeiro ano da universidade, membro de uma igreja batista, ela acaba de perder sua virgindade. Cheia de remorso, ela pensa em como vai encarar seus pais, seu pastor, a equipe de louvor da qual faz parte... Ela nem mesmo se considera digna de orar. Pensamentos de morte passam por sua mente.

Tiago vive um problema bem diferente.

Ele é igualmente membro de uma igreja batista, tendo sido educado desde cedo na Palavra. Mas, no momento, ele se sente oprimido, rejeitado e perseguido. A razão? Aos 17 anos, Tiago é o único virgem de seu grupo de amigos. Cansado de ser ridicularizado e de se perguntar o que há de errado com ele, Tiago planeja muito em breve mudar essa situação.

Os personagens e narrativas acima são fictícios. Mas o dilema que muitos jovens cristãos vivem acerca do tema virgindade é bastante real. Como pode haver posturas tão radicalmente opostas à mesma questão? Onde está a verdade? O que a Palavra de Deus aconselha ao jovem cristão?
Para esclarecer tantas dúvidas, vamos primeiro compreender alguns conceitos, entre eles o dá aliança, é isso mesmo aquela aliança que seus pais usam que muito não entendem seu real valor e que na bíblia nos mostra o seu grande significado.

A aliança é a decisão de que vou amar outra pessoa para o resto da vida. Ela não pode ser desfeita. Nada, além da morte, pode quebrar uma aliança, por isso o símbolo desse pacto é um anel de ouro, onde nele não existe começo, nem fim.

Deus fez uma aliança com o seu povo, de que Ele nunca nos deixará e Ele nunca nos abandonará (Hb 13:5). Ela é inquebrábel.

Pena que nos dias de hoje, a aliança tem perdido seu valor, ela tem se tornado "frágil", com tantos divórcios e separações ela esta ficando cada vez mais extinta.

Em 1Pedro 1:19 podemos fazer uma ponte entre a aliança e a virgindade, onde  Deus faz uma exortação á santidade e compara o precioso sangue de Cristo,como de um cordeiro sem mancha e sem defeito.Naquela época sempre que alguém fazia uma aliança com Deus,havia um derramamento de sangue, um animal era morto e ele deveria ser o mais bonito e perfeito para ser oferecido á Deus.

A aliança que Deus estabeleceu conosco teve que ter o sacrifício e o derramamento do sangue de Jesus na cruz. É através disso que temos a certeza do amor e fidelidade de Deus, pois Ele deu Seu único filho para morrer por nós.

Quando o rapaz e a moça se guardam sexualmente até a primeira noite de núpcias e têm a sua primeira relação sexual, geralmente ocorre um sangramento devido à ruptura do hímem. Nesse momento é estabelecida uma aliança entre esse homem e essa mulher que não é simbólica, ela é real.

E até este dia chegar às mulheres, antigamente e muitas de hoje, sonhavam em entrar na igreja com véu e um maravilhoso vestido branco, que é o símbolo da pureza, e que lá na frente do altar um lindo homem a espera para enfim lhe entregar a aliança. E enquanto aos homens, os que lhes eram ensinados nem sempre vinham da bíblia.

Por exemplo, no passado havia um padrão para o homem e outro para mulher. Ao homem tudo era permitido, enquanto a mulher tinha que se guardar. A mulher que perdesse sua virgindade era discriminada, enquanto o menino tinha que provar sua masculinidade, muitas vezes com o uso de prostitutas.

Com a revolução sexual, a desigualdade acabou - mas isso não significa que foi o melhor. Ao invés de os homens seguirem o padrão de pureza das mulheres, foram elas que adotaram a libertinagem masculina. Hoje, é o rapaz ou a moça virgem que se sentem discriminados. Tanto num caso como em outro, o jovem cristão se encontra numa encruzilhada.

Vimos pensar na importância da aliança. Saber o que Deus tem a dizer quanto ao assunto...
O padrão de Deus: pureza para homens e mulheres
A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.

"Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus. Neste assunto, ninguém prejudique seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo"  (1 Tessalonicenses 4.3-8).

Deus tem uma proposta para nossa vida sexual: a pureza.
Em nosso mundo pós-revolução sexual, conceitos como pureza, castidade e virgindade passaram a ser vistos com maus olhos. Passaram a ser associados a pessoas santarronas, emocionalmente desequilibradas, ou no mínimo hipócritas. Nossa sociedade criou uma verdadeira "indústria do sexo", e os jovens, os adolescentes - e até mesmo as crianças - são pressionados a iniciar uma vida sexual cada vez mais precoce.

A sociedade de hoje entende que o corpo é propriedade privada de cada um - "o corpo é meu e eu faço com ele o que eu quiser!" A Palavra de Deus, no entanto, mostra um caminho diferente. A vida sexual não é um assunto privado, do qual você não precisa dar conta. Existe um Deus a quem você tem que responder, e princípios determinados por ele para você seguir.

Entre esses princípios está a pureza - tanto para homens como para mulheres. Deus não é parcial, nem criou um princípio para um e outro pra outro. Ao contrário do que a sociedade costumava apregoar décadas atrás, não existem "dois pesos e duas medidas". Pureza e santidade devem ser tratados seriamente tanto pelos jovens quanto pelas jovens.
Não seja uma "vaquinha de presépio"
"Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado, para que, no tempo que lhes resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus. No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante. Eles acham estranho que vocês não se lancem com eles na mesma torrente de imoralidade, e por isso os insultam. Contudo, eles terão que prestar contas àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos" (1 Pedro 4.1-5).

Se em outros tempos havia uma forte pressão social para manter a virgindade - especialmente entre as mulheres - hoje a pressão social é justamente para perdê-la. Nas escolas, faculdades, rodas de amigos, a sociedade discrimina - às vezes de maneira cruel - aqueles que nunca tiveram uma experiência sexual.

Desde os tempos bíblicos, aqueles que não têm uma experiência com Cristo não entendem o comportamento dos cristãos. Acha nosso comportamento estranho, uma verdadeira loucura. E não apenas quando o assunto é a sexualidade. Essa tensão também se manifesta no momento em que o cristão é honesto quando poderia facilmente corromper-se; quando perdoa alguém que lhe fez grande mal; quando confia em Deus para se ver livre de um problema, ao invés de agir desonestamente.

Este conflito sempre vai existir para um cristão num mundo não-cristão. Se você vive sem estes conflitos, é hora de avaliar se você não está se conformando aos padrões e valores do mundo. Deus nos chama a um compromisso radical com ele, que nos leva a sermos mal-vistos, humilhados e perseguidos. Mas existe recompensa. Leia Mateus 5.10-12.
Uma palavra para os namorados (as)...
Para facilitar o entendimento de vocês acerca do que é um relacionamento segundo a vontade de Deus é preciso criar e modificar certos hábitos no namoro. O autor Jim Burns, em seu livro "O Prazer da Espera" nos dá seis orientações para ajudar a superar a tentação sexual no namoro:
Converse sobre o assunto com sua namora (o) Um bom relacionamento implica em manter uma comunicação aberta e franca.
Estabeleça padrões
Antes de ser levado pelo calor das emoções, estabeleça padrões de comportamento que sejam corretos para ambos, assim será mais difícil "avançar o sinal".
Planejem encontros divertidos e agradáveisPodemos ver em Mateus 4 que Jesus foi tentado.Ele fora levado pelo Espírito ao deserto, e ali ficou solitário durante quarenta dias.Isso nos lembra que a tentação se torna mais suscetível quando estamos sós, podemos até estarmos na multidão, mas nosso coração e nossa mente deve estar sempre voltados á Deus.

Para fugir da tentação a melhor coisa a fazer então, é planejar encontros com outros casais.
Orem juntos
 "Vigiar e orai, para que não entreis em tentação, o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca."( Mt 26:41).

A oração é a principal ponte que estabelecemos com Deus, então ao orar juntos ambos estarão mais perto de Deus e para mais perto um do outro, e assim estabelecerão prioridades adequadas para o seu relacionamento.
Parem
Se o seu relacionamento está se tornando ruim, não tema em romper, pois existe a possibilidade de vocês voltarem mais tarde, quando ambos já estiverem mais maduros.
Permitam que Deus participe do seu namoro
Se você, como cristão, permitir que Deus desempenhe um papel ativo em sua vida amorosa, conseguirá escapar mais facilmente da tentação.
Se você possuí um relacionamento íntimo e crescente com Deus, certamente ele quer estar presente em sua vida amorosa também e conduzir vocês para um caminho santo e vitorioso, para que lá na frente vocês vejam a glória Dele, mas para isso é preciso que haja renúncia e mudança de vida a começar agora.
Que possamos desejar estabelecer um relacionamento baseado na aliança de Deus.

"Errei. E agora?"
"Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus" (1 Coríntios 6.9-11).

Este texto traz várias implicações importantes. A primeira delas é que a impureza sexual é, sim, pecado. Paulo nos relembra que imoralidade, adultério, homossexualismo e outros tipos de impureza sexual são pecado e, portanto, ofendem a Deus.

Em segundo lugar, somos advertidos de que estes não são os únicos pecados que existem, nem as únicas coisas que ofendem a Deus. A avareza ("pão-durismo"), calúnia (fofoca), desonestidade, idolatria, produzem a ira de Deus na mesma proporção que os pecados sexuais - não existe uma hierarquia de pecados. Existem nas igrejas rapazes e moças virgens que estão "crentes que estão abafando", mas são invejosos, presunçosos, indiferentes ao sofrimento alheio - e que precisam se arrepender.

Em minha visão, no entanto, a mensagem mais bonita deste texto está em seu final. Após apresentar essa lista horrorosa de pecados, Paulo declara que os cristãos de Corinto haviam praticado todos eles! "Assim foram alguns de vocês". Repare o tempo verbal: "foram". Alguns daqueles irmãos viveram na prática de terríveis pecados - mas isso agora era parte de seu passado! No presente, a identidade deles era de pessoas "lavadas, santificadas e justificadas" em Jesus e no Espírito Santo.

Querido jovem, amada jovem, conscientize-se de que Deus deseja produzir em seu caráter uma série de atitudes - pureza, honestidade, inocência, sinceridade. Características que o dicionário associa à palavra "virgem". Deus não deseja que você peque em nenhuma área. No entanto, se você pecou, não esqueça que o sangue de Jesus lhe purifica de todo o pecado - sem exceção! Aos olhos do Pai, todo aquele que se achega em arrependimento e fé é puro, casto, intacto - em suma, "virgem". Esta é a virgindade que importa para Deus.
 Fonte: www.clickfamilia.org.br
Por: Ellen Murta da Cunha Santos

Um comentário:

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us