12 de dezembro de 2011

PERSONAGENS DO NATAL

Por: Gilson Bifano

O Natal está chegando. O personagem principal desta data é Jesus, sem dúvida. Maria, por ser a mãe de Jesus, nos leva a algumas reflexões sobre o exercício da maternidade.
A maternidade como uma missão de Deus
Maria ensina que a maternidade é uma linda missão dada por Deus. Ser mãe é uma missão que deve ser encarada com submissão e tendo a certeza de que Deus estará sempre protegendo e abençoando a vida de mulher (Lc 1.38).
Se alegrou por ser escolhidade de Deus  (Lc 1.46,47)
Quando Maria soube que estava grávida, seu coração se encheu de alegria e aceitou a maternidade com humildade (Lc 1.46-48).
Tinha a certeza de que Deus estararia com ela nesse período
Ao saber que Maria estava grávida, José intentou se separar daquela que estava prometida, mas Deus falou ao seu coração e, a partir daí, José foi usado por Deus para estar sempre ao lado daquela frágil mulher para protegê-la e guiá-la por todos os caminhos (Lc 2.1-7).
Aproveitou a maternidade para exaltar e anunciar a bondade de Deus
Foi o que Maria fez. Ao saber da maternidade, ela proclamou o poder, a misericórdia, a salvação, a santidade e o cuidado de Deus para com seu povo (Lc 1.48-55).
Consagrou o fruto de seu ventre ao Senhor Deus
Após o nascimento de Jesus, oito dias, Maria e José levaram seu filho ao templo para apresentá-lo e consagrá-lo ao Senhor. Mães como Maria entendem que a missão principal da maternidade é apresentar e consagrar os filhos a Deus (Lc 2.2124)
Colocou no coração de seu filho um valor para com as coisas de Deus
Maria e José não mediam esforços para inculcar no coração dos seus filhos o valor da religião. Todos os anos iam a Jerusalém para a Festa da Páscoa, pois isso era um valor para a religiosidade de seu povo (Lc 2.41). Depois do nascimento de Jesus, José e Maria tiveram filhos e todos eles foram bênção nas mãos de Deus (Mt 13.55; At 1.14; Mc 15.40)
Colocou-se aos pés da cruz de Cristo
Deus quer mães que se coloquem sempre aos pés da cruz de Cristo (Jo 19.15-27). Maria, como pessoa ciente de que precisava também da graça de Deus para a sua vida, ali se colocou de forma humilde e carente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us