14 de janeiro de 2012

Lei da Palmada


Por : Nelson Domingues


Penso que há um equívoco nesta lei, em primeiro lugar porque revela a ingerência do Estado na educação dos filhos, responsabilidade essa que é exclusiva dos Pais. A disciplina é uma questão em que cada família deve refletir, ou melhor, os pais devem definir seus padrões, a própria Bíblia nos alerta para a necessidade do uso da disciplina, em Provérbios 29:17 e o próprio uso da vara “A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe”Prov. 29:15. Na minha visão,  entendo que a utilização da vara, ou disciplina física somente deva ser utilizada no terceiro estágio.

O primeiro é o do diálogo e alerta, o segundo o chamado “castigo” que envolve a punição através de proibição de fazer algo que gosta por um determinado tempo e em último caso a disciplina física.

Entendo que existem abusos em alguns casos, geralmente quando os dois primeiros estágios são pulados e a repreensão, acaba sendo abusiva em virtude da raiva e o próprio descontrole  dos pais diante dos fatos, isso e perigoso. Mas faço outro alerta, e ai está o segundo motivo porque não concordo com a lei, existe também a violência psicológica, geralmente dói mais que a física, quando os pais humilham os filhos diante de outras pessoas para mostrar sua “autoridade”, ou dizem palavras que podem machucar os filhos, inclusive causando marcas profundas na alma dos filhos.

Portanto acho que a lei é demagógica e invasiva, creio que o Estado deveria sim investir recursos para cursos de auxílio aos pais na educação de filhos, pois assim trabalhariam  com a prevenção,  em vez da punição direta, proporcionando assim  uma  possibilidade de auxílio teórico  aos pais na educação dos filhos, neste sentido a OIKOS SP dá assessoria a Igrejas  proporcionando ferramentas aos pais na educação dos filhos, com isso se  coibiria os abusos, tanto físicos como emocionais, aliás, segundo a psicóloga Maria Teresa Maldonado, nos preparamos para tudo na vida, menos para aquilo que é o mais importante, a educação dos nossos filhos.

Visite o blog do autor: http://nelsondomingues.blogspot.com

Um comentário:

  1. Ola,

    Parabéns pelo belo e edificante blog, que Deus continue abençoando grandemente sua vida e a dos seus.

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us