Sexo, drogas, e a música fazem parte da realidade que o adolescente está vivendo. O adolescente está na faze da puberdade, e quer respostas para os questionamentos que começam a surgir na sua cabeça. As drogas então em vários lugares que o cercam como escola, tv, filmes, jornais. E a música, que faz a cabeça do adolescente ditando modas, comportamento, formas de pensar.
A idéia é realizar um mini-congresso em sua igreja. Prepare um material bem bacana. Divulgue de forma que todos possam saber do evento e participar. Capriche nos cartazes e convites, coloque no boletim da igreja e mande e-mails para todos. Mobilize também os pais para participar e ajudar no evento. Divida os pais e os voluntários em três grupos, onde cada grupo ficará responsável em organizar uma parte do dia (manhã, tarde e noite).
O ideal é que o mini-congresso aconteça no sábado durante todo o dia.
Faça uma abertura bem dinâmica e chamativa. Pode ser uma pequena peça teatral ou uma coreografia que aborde o tema geral do congresso.
Tenha uma equipe de louvor preparada para ministrar durante o evento.
Sugestão de programa:
Sábado Manhã
Tema abordado: Sexo
09h – Início do mini-congresso
Abertura
Louvor e Adoração (3 músicas)
Mensagem: “O Sexo e o Adolescente, Porque todo mundo pode e eu não?”
(O pregador pode ser o próprio pastor da igreja ou algum líder dos próprios adolescentes)
10h15 - Divisão entre meninos e meninas
Nessa divisão, teremos o velho bate-papo “só pra meninos” e “só pra meninas”.
Precisamos lembrar que as crianças continuam nascendo e virando adolescentes e que eles têm os mesmos questionamentos. O problema é que esta nova geração tem as respostas para seus dilemas dos piores lugares: internet, tv, revistas seculares etc. A igreja precisa estar atenta a isso.
Convide uma pessoa que tenha conhecimento na área e que tenha um bom testemunho e relacionamento com Deus para falar. Um homem para os meninos e uma mulher para as meninas, evidentemente. Essas pessoas precisam ser pessoas que tenham sabedoria e articulação entre os adolescentes, para poder responder as perguntas e não deixa-los inibidos.
Primeiramente faça uma introdução à sexualidade do grupo, as mudanças que ocorrem, os cuidados e as maiores dificuldades no período da adolescência. Após abra para as perguntas, que serão muitas!
Sugestão de temas: Para Meninos
- Puberdade, mudanças no meu corpo.
- Eu só penso “naquilo”!
- Mastubarção é pecado?
- Por que não posso ver revista e sites pornográficos?
- Tenho ereções repentinas, sinto-me constrangido.
- Quero namorar, o que fazer?
- Meus Sonhos não me deixam dormir...
- Ficar é errado?
- O que é compromisso?
- Minha voz oscila demais, o que está acontecendo?
- Camisinha, pílulas, doenças sexualmente transmissíveis. Crente precisa disso?
- Falando sobre o homossexualismo. As coisas no mundo estão mudando.
Sugestão de temas: Para Meninas
- Estou esperando meu príncipe encantado.
- Meu corpo está mudando rápido demais!
- Atração pelo sexo oposto, esperando um algo mais.
- As meninas estão pra frente! É tempo de por o pé no freio.
- Menstruação. A rotina da mulher.
- Ficar é errado, ou estou apenas conhecendo meu futuro namorado?
- Ainda sonho em casar e ter filhos?
- As coisas no mundo estão mudando, estou perdida!
- Usar roupas sensuais é pecado porque?
- Abuso sexual, uma dor real.
Termine esse momento com um período de oração, onde os adolescentes estarão consagrando sua sexualidade ao Senhor, entregando suas vidas a Ele e restaurando o que possa estar quebrado.
12h – Almoço na igreja
Sábado Tarde
Tema Abordado: Drogas
14h – Louvor e Adoração (2 músicas)
14h30 – Painel “Drogas, diga não!”
Divida os adolescentes em 7 grupos de até 12 pessoas. Crie uma forma de dividir os grupos de forma bem divertida. Pode ser através de uma dinâmica.
Cada grupo ficará responsável por tratar de uma droga específica.
- Maconha
- Cocaína
- Bebidas Alcoólicas
- Cigarro
- Crack
- Heroína
- Estasy
Como funcionará a dinâmica:
Prepare um material para cada grupo contendo: Uma cartilha com Informações sobre a droga (o que é, qual os seus perigos, grupo de usuários mais freqüentes etc.), cartolinas, papéis coloridos, revistas velhas, tesoura, canetinha, cola, giz de cera e outros materiais interessantes para a confecção do painel.
Cada grupo deverá fazer um painel bem criativo, alertando contra aquela droga, e seus malefícios, exibindo-o na hora da sua apresentação. O grupo também deverá falar sobre a droga através de uma skete ou teatro, mostrando também o que é e seus malefícios. O importante é deixar a mensagem de forma bem criativa.
Ao final da apresentação dos grupos, faça uma reflexão com os adolescentes sobre o que a bíblia fala a respeito das drogas e do cuidado que devemos ter e mostre aos adolescentes que precisamos fugir desse mal.
Você também pode convidar alguém que foi liberto das drogas para dar um testemunho, o que será muito impactante, mostrando essa cruel realidade, mas também o poder de Deus para libertar a vida que se envolve com as drogas. Lembrando que pode ser alguém que foi viciado em drogas ilícitas (maconha, cocaína, êcstase, loló etc.) ou lícitas (cigarro ou bebida alcoólica).
Ao final ore com os adolescentes, pedindo a proteção de Deus para os adolescentes nessa área.
Sábado Noite
Tema Abordado: Música
19h30 – Celebração de Louvor e Adoração
Vamos dividir esta celebração em três partes.
1ª Parte: Louvor e Adoração
Realize no sábado à noite uma celebração bem dinâmica, que chame atenção dos adolescentes. Peça a banda para tocar músicas que a galera conheça.
2ª Parte: Mensagem
Chame alguém para falar sobre a relação da adoração com a música. Pode ser um ministro de música, líder de louvor ou alguém que entenda do assunto. Vale frizar que mais uma vez, o ideal é que a pessoa convidada seja alguém que fale a “linguagem dos adolescentes”, para que assim tenha a atenção dos mesmos.
3ª Parte: Festival de Música
Como última parte realize um festival de música com os adolescentes da igreja. Chame alguns jurados para julgar e prepare um premio surpresa! Pode participar do festival: solistas, bandas, música instrumental, duetos, trios, quartetos etc. Incentive os adolescentes a participar das mais variadas formas. Agite a galera. Só não vale ficar parado!
Encerramento do mini-congresso
Após o festival encerre o mini-congresso, falando dos três assuntos abordados: “sexo, drogas e Rock´in Roll”.
Tenho um blog que comecei agora pelo motivo do Google ter deletado meus seguidores, passei e vi seu blog e gostei,e quero deixar um convite: Gostava que fizesse parte de meus amigos virtuais no blog Peregrino e Servo, retribuirei de seguida. Obrigado.
ResponderExcluir