5 de maio de 2012

Saúde Financeira


DINHEIRO

Por: Gilson Bifano
Fonte Site Click Família
Um dos grandes desafios da vida a dois é saber lidar com o dinheiro. Não importa o quanto uma pessoa ganha, muito ou pouco. Se não souber fixar princípios no trato com o dinheiro com certeza o problema afetrá o casamento e a família.

Alistamos, dentre muitos, 10 conselhos para se relacionar com esse tema muito importante para a vida conjugal e familiar.

1 - Procure saber o que a Bíblia ensina sobre o dinheiro e bens materiais

Você sabia que a Bíblia tem mais de 3 mil citações sobre o dinheiro e bens materiais? Você sabia que Jesus falou mais em dinheiro e bens materiais do que fé e oração? Então, procure estudar sobre os ensinamentos bíblicos a respeito desse tema. Leia o livro de Provérbios, os Evangelhos e as cartas paulinas que você encontrará ricas lições.

2 - Seja realista sobre sua situação financeira

Encare suas finanças com realidade. Pegue um papel e aliste suas entradas reais e seus compromissos fixos e compromissos assumidos. Veja como está o resultado final. Não adianta ficar se iludindo em relação a isso. Suas entradas financeiras não podem ser menores do que as saídas. Não se assuste com o resultado, se esse for negativo. O importante é você se conscientizar da realidade. Agora vamos aos passos seguintes.

3 - Faça cortes nas suas despesas

Não adianta, cortar gastos exige sacrifício e dói ter que fazê-lo. Se no banheiro tem três lâmpadas, afrouxe duas e deixe só uma. Veja o que é básico para a sobrevivência. Converse sobre o assunto com seu cônjuge e familiares e conscientizem da necessidade de economizarem no telefone, na água, energia elétrica e em outros itens.
4 - Negocie suas dívidas

Se tem divida com cartão de crédito, esse deve ser o primeiro a ser quitado, nem que para isso você precise pegar dinheiro emprestado num banco, desde que a taxa de juros seja bem menor, que geralmente é. Eliminem as dividas que tenham taxas de juros maiores. Jamais pague as despesas do cartão de crédito pelo valor mínimo.

5 - Aumente seus ganhos

Tente aumentar seus ganhos. Conheço pessoas que mesmo tendo um emprego fixo, conseguiram aumentar as entradas financeiras vendendo roupas, artesanatos, perfumes, etc. Veja quem, na sua família, pode dar sua parcela de contribuição para aumentar a renda familiar.

6 - Estabeleça prazos para sair da crise

Estipule, com sua família, prazos pessoais e familiares para sair da crise. Faça um acompanhamento mensal das entradas e saídas. Estipule metas a curto, médio e longo prazos. Escreva num lugar visível de modo que todos possam, em sua casa, acompanhar as vitórias.

7 - Poupe 10% das entradas do mês

Depois que sair da crise, tome algumas decisões na vida financeira. Uma delas é poupar 10% do que você recebe por mês. Isso vai ajudar muito você num negócio futuro ou num caso de emergência.

8 - Compre a prestação ou use o cartão de crédito com muito cuidado

Não é pecado comprar a prestação ou usar o cartão de crédito. O problema se torna grave quando o volume de prestações saem do controle, quando ultrapassam o montante de 20% das suas receitas ou quando você só paga a cota mínima do seu cartão de crédito. Mas o melhor mesmo é comprar sempre à vista. Comprando a vista você sempre consegue um desconto e fica livre de compromissos futuros.

9 - Nunca pegue dinheiro emprestado com agiota

O agiota é muito bonzinho com você na hora do aperto. Sabe aqueles papeizinhos de financeiras que distribuem nas ruas? Fique longe deles. São agiotas embustidos de financeiras.
10 - Seja fiel a Deus

Tenha sempre em mente e no coração que todo o seu dinheiro e bens materiais pertencem a Deus. Nada é nosso! Sendo assim, nós somos apenas mordomos daquilo que Ele colocou em nossas mãos. Não deixe de ser fiel na entrega do seu dízimo à sua igreja, além de contribuir com alguma instituição cristã séria. Deus honrará a sua liberalidade. Deus ajuda que deseja realizar sua vontade, inclusive quando o assunto é dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us