9 de junho de 2012

SER PASTOR


SER PASTOR  
               
                               Que privilégio e que honra ser um pastor! Mas também que responsabilidade para esta vocação tão sublime! Fomos chamados para o pastorado como homens comuns. Homens sujeitos às mesmas paixões que Elias, profeta de Deus. Precisamos ter a fé de Abraão; a persistência de Jacó; a pureza de José; a coragem de Davi, a sabedoria de Salomão e o amor, a mansidão e a humildade de Jesus. O pastor deve ser vazio de si mesmo e cheio do Espírito Santo. O seu modelo é Jesus Cristo. Ele tem o espírito evangelístico de Filipe; o espírito missionário de Paulo e a mansidão amorosa de João. Ser pastor é ter a responsabilidade e o prazer da comunhão íntima com o Pai pela oração e leitura da Palavra. É aquele que cuida muito bem da sua casa, da sua família. Educa os seus filhos nos fundamentos da fé cristã e ensina-os a serem obedientes. Homem da Palavra e de palavra. Que ama a Igreja de Cristo.
                        O pastor é um homem íntegro a toda a prova não compactuando com qualquer corrupção. Que diz sim, sim; não, não. Que paga suas contas em dia, a ninguém fica devendo coisa alguma a não ser o amor fraterno (Rm 13.8). Homem forte no Senhor que não tem medo das decisões com base na Palavra. Que anda de joelhos diante do Pai, disposto a pagar o preço da integridade. O pastor está comprometido com o evangelho integral e com a pregação bíblica expositiva. Tem um amor muito grande pelo ensino bíblico e está comprometido com a Escola Bíblica Dominical. O seu foco é dar prazer ao Pai à semelhança de Jesus.
                        Ele está ligado à justiça social, ao desenvolvimento sustentável, à educação de qualidade, à distribuição de renda e à transparência do poder publico. Ora e trabalha para um Brasil melhor e para um mundo melhor. Vive e difunde o voluntariado em vários setores da sociedade, desafiando os cidadãos a trabalharem fortemente pelo desenvolvimento da pátria.
                        Tem satisfação na pesquisa bíblica. Produz material denso para os membros da Igreja. É um facilitador. Tem o dom da misericórdia, do ensino e da pregação. Está comprometido com a administração da Igreja eficiente. Conhece as ovelhas de Jesus e as pastoreia com amor. Tem prazer em visitá-las. É um homem que morreu com Cristo, ressuscitou com Ele e que O vive no dia a dia da jornada ministerial.
                        O pastor possui sensibilidade para com os que sofrem. Empático aos párias da sociedade. Condena toda a forma de preconceito. Trabalha com amor para diminuir as desigualdades. Ataca a pobreza com ações de dignidade. Ele é facilitador, companheiro, amigo, encorajador e consolador. Ele se alegra com os que se alegram e chora com os que choram (Rm 12.15). Possui visão das necessidades dos membros da Igreja e dos da comunidade em torno. Administra o tempo na perspectiva do Senhor, procurando otimizá-lo em função do próximo. Tem muito prazer em seu trabalho ministerial. Ama a sua igreja e a sua denominação.
                        Ele é amigo de verdade. Aconselha e guarda o segredo das ovelhas a sete chaves. Homem de confiança, procurando preservar a identidade dos consulentes. Que está pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar (Tg 1.19). Homem que sabe a hora de se retirar e que não está interessado em holofotes, em aparecer ou ter destaque. Discreto e pronto para servir. Na verdade, o seu prazer é servir como o Mestre. Homem de unidade e jamais de divisão. Que busca a amizade entre as pessoas, um facilitador relacional e um motivador do povo de Deus, vivendo para a Sua Glória.

Oswaldo Luiz Gomes Jacob, pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us