15 de junho de 2012

TRABALHOS MANUAIS PARA QUALQUER IDADE



TRABALHOS MANUAIS PARA TODOS:
DIRETRIZES PARA QUALQUER IDADE

Idades de 2-4
Vigorosos esta faixa etária tem pouco controle muscular mas adora desenhar com cores brilhantes. Escolha lápis grandes e de manipulação fácil. Atividades sugestivas: pintura, desenho, modelagem com massinha, pintura a dedo.

Idades de 5-6

Embora os músculos não estejam ainda bem desenvolvidos e sem muita força nas mãos, há entusiasmo para uma variedade de materiais artísticos. Mas a atenção deles é bem curta então um projeto que não possa ser terminado numa sentada provavelmente não será interessante para uma criança de 5-6 anos. Atividades sugestivas: pintura, desenho, modelagem com massinha, colagem, trabalhos com pedrinhas, fazer marionetes, construção com palitos, tecer, mexer com estêncil, trabalhinhos com cerâmica, trabalhinhos com emplastro, fazer máscaras, pintura de blocos, trabalhinhos com panos, escultura com faca de plástico.

Idades de 7-9

Um alto nível de coordenação com um intenso interesse resulta em importantes atividades criativas nesta faixa etária. Crianças de 7-9 anos de idade podem usar uma variedade de ferramentas e materiais, seguem as instruções e realizam projetos sem muita supervisão. Atividades sugestivas: pintura, desenho, escultura modelada, emplastro, fazer marionetes, construção com palitos, panos, pintura em bloco, costura, móbile e mexer com couro.

Idades de 10-12

Grandes agulhas, pincéis e etc. podem ser trocados para o equivalente do tamanho adulto. O trabalho se torna mais detalhado e envolve mais planejamento. Como os alunos de 10-12 anos estão se tornando menos espontâneos e mais centrados em si mesmos o senso crítico é mais aguçado. Eles geralmente preferem atividades em grupo como murais que mostra o talento de todos. Atividades sugestivas: pintura, desenho, colagens, cerâmicas, trabalhos com o uso do martelo, escultura em madeira, vime, fazer marionetes, mexer com estêncil, esquete com lápis e tinta, impressão.

Idades de 13-17

Nesta idade pode-se ensinar trabalhos artísticos mais difíceis que poderão suster um adolescente durante a sua vida. Atividades sugestivas: pintura, desenho, escultura (em madeira, metal, massa, emplastro ou pedra), impressão, cerâmica, metal esmaltado, desenho mecânico e esculpido, desenho animado, ilustração moderna, macramé, trabalhar com madeira e couro.

Crianças com Necessidades Especiais

A criança com necessidades especiais pode aprender das atividades artísticas, muito mais que o orgulho pode alcançar. Atividades criativas desenvolvem as habilidades motoras, encorajam a interação social, constroem a autoconfiança através da produção e do encorajamento, textura e reconhecimento. Atividades sugestivas: pintura, desenho, escultura com massa, papel machê, tecer, pintura com areia, escultura com fio, pintura em bloco, polimento em placas de alumínio, arte giratória, colagem, fazer marionetes e móbiles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us