Porque os Cristãos Evangélicos hoje estão cada vez mais descredibilizados?

A IGREJA HOJE ESTÁ:

18 de setembro de 2015

Apostila com Dicas Básicas para o Teatro Cristão




Fonte: www.arenadecristo.com

Permitida a reprodução, cópia e circulação via e-mail.
PROIBIDA a venda. Não pague por este material. Ele é gratuito.

INDICE
A Pré-Produção
O Líder do Grupo de Teatro
A Escolha do Texto
A Escolha do Elenco e da Produção
Oficina de Dramatização
- Exercícios para a Voz
- Exercícios para a Interpretação
- Exercícios para Expressão Facial
- Exercícios para Expressão Corporal
A Produção
- Iluminação
- Sonorização
- Figurino
- Cenário
- Maquilagem
-Divulgação


A PRÉ-PRODUÇÃO

O Líder do Teatro
O Líder do Grupo de Teatro, deve ser capaz de unir os componentes num propósito
comum, inspirá-los e conduzi-los. Certamente um líder de Grupo de Teatro sabe, que vai
enfrentar muitas dificuldades da pré-produção até a Apresentação de Estréia. Dificuldades de
Reunir o grupo todo para o ensaio, entrosar o grupo, tirar a timidez, dar estímulos, mostrar o
valor desse tipo de trabalho para o Reino de Deus. É preciso ter personalidade firme e
influência sobre os demais de seu grupo, reconhecendo sempre que você foi chamado por
Deus para o propósito especifico da utilização do teatro como forma de evangelização.
Confiando sempre em Deus, sendo humilde, aceitando sugestões, “fazendo parte” do grupo e
entrosando o grupo. Deve orientar e dirigir o ensaio com seriedade e sinceridade. Prestando
auxilio maior aos que tem mais dificuldade nas cenas. Valorizar o potencial de cada
componente, esclarecer acerca da responsabilidade do trabalho. Estabelecer regras a serem
cumpridas. Ser sempre o primeiro a dar exemplo, viver o que prega, cobrar o máximo dos
componentes.
A Escolha do Texto
O texto deve ser escolhido de acordo com a necessidade da Igreja. Com a orientação do
pastor, escolha o tema que quer abordar e o texto poderá ser escolhido de forma mais objetiva.
A Escolha do Elenco e da Produção
São dois processos: O convite para integrar o Grupo de teatro e a escolha do elenco e da
Produção. Faça o seguinte convite:
- Que sejam pessoas batizadas com o Espírito Santo
- Gostem de teatro (atuar ou participar da produção)
- Tenham tempo para se dedicar aos dias de ensaios.
Depois de feito o convite, divida em 2 Grupos: a Produção (sonorização, iluminação, cenário,
figurino, maquilagem) e o Elenco. A Produção é geralmente composta de pessoas que gostam
de teatro, mas não de interpretar. Então, elas desejam ajudar na parte de iluminação,
sonorização, maquilagem, cenário e figurino. Estabeleça as tarefas para essas pessoas, pois
elas serão assistentes diretos do líder. Para escolher o elenco da peça, deve-se levar em
consideração os requisitos abaixo. Costumo classificar exatamente nesta ordem.
- Aparência – É extremamente necessária que a aparência da pessoa identifique juntamente ao
publico, a imagem que se pretende passar do personagem. Uma pessoa mal escolhida para
interpretar um papel pode acabar estragando a montagem por sua aparência não convencer o
publico. Ex. Colocar um rapaz muito alto e extremamente magro para fazer um papel de
Deus. Vai ironizar o personagem.
- Voz – Imagine um jovem que esta mudando de voz, fazendo papel de um homem de 50
anos. Nem pensar. Uma atriz jovem com voz de criança, traz certa desconfiança para o
publico. Um rapaz de voz forte pode desempenhar um personagem que tenha que passar
credibilidade.
- Interpretação – Porque coloquei interpretação em ultimo lugar? Pois bem. De que adiantaria
ser um excelente ator/atriz se não possui a aparência ou a voz adequada ao personagem.
Cabe ao líder, definir os papeis de acordo com a aparência e a voz de cada componente. A
aparência é tão importante na cena, que o ator pode fazer uma cena sem dizer uma única
palavra. Lembre-se: O que aparece no teatro é o “corpo” e a “fala”. Como já dito, a aparência
e a voz.
Começando a Ensaiar
Antes do início do ensaio, orem. Depois do ensaio, também. Estabeleça regras quanto a datas
de ensaios e horário e seja rígido. Ensaio serve para elaborar a apresentação da peça, marcar
as cenas, entrosar o grupo.
Primeira etapa de ensaio
- Distribua os textos e dê um prazo para estar decorado
- Comece ensaiando somente a voz, a entonação das falas. Sente-se em circulo com o grupo e
leiam o texto do início ao fim. Isso fará com que conheçam a historia a ser apresentada.
- Ensaie cenas isoladas, não precisa ser na ordem em que aparecem no texto.
- Faça os exercícios da Oficina de Dramatização
Segunda etapa de ensaio
- Comece a cobrar o texto decorado
- Os componentes que tiverem seus textos decorados, podem começar a terem suas cenas
marcadas (movimento e voz).
- A cada erro em cena, faça com que se comece do inicio da cena. Isso fará com que os atores
decorem suas falas mais rápido.
Terceira etapa de ensaio
- Comece a ensaiar as cenas em ordem cronológica. Se houver cenas ainda não prontas, faça
os atores repetirem várias vezes depois do ensaio cronológico.
- Não permita que os componentes segurem o texto durante suas cenas nos ensaios. Se for
preciso dite as palavras e eles repitam. Se isso não for feito eles vão se prender ao texto e
dificultar a marcação das cenas e o bom andamento do companheiro de cena.
- Comece a incluir nos ensaios, cenário, iluminação e sonorização. Isso serve para adaptar os
atores a realidade da cena.
Quarta etapa de ensaio
- Verificar o figurino e o tempo necessário para troca de roupa (caso haja).
- Organizar todo o equipamento necessário para a apresentação.
- Fazer o ensaio geral.
Marcar as cenas de movimentos é estabelecer: locais de entrada e saída de personagens,
posição na cena, movimentos feitos durante a cena. Sentar-se, levantar-se, andar pra
frente/trás etc. É expressamente proibido ficar de costas para o publico, a não ser que a
marcação de cena exija isso. Quanto mais marcada a cena, mais bonito fica o efeito visto pelo
público.
Marcação de voz - É proibido falar com a cabeça baixa, falar pro chão ou falar rápido demais
o texto.
Coach – Técnico. Na TV, alguns atores possuem um diretor somente pra ele. Este se dedica a
auxiliá-lo para melhorar seu desempenho nas cenas. Coloque um componente como Coach de
cena de outro componente. Assim ele poderá auxiliar o companheiro em cena e trará novas
idéias para a direção.
Oficina de Dramatização
Apesar de você dispor de um elenco disposto a servir, certamente eles enfrentarão diversos
“temores”, principalmente se forem iniciantes. Os exercícios da Oficina de Dramatização são
extremamente importantes durante os ensaios. Através deles, a timidez, a sensação de
incapacidade, a vergonha, o nervosismo, podem ser facilmente eliminados. É muito
importante a participação de todo o elenco, (incluindo a equipe de produção) desses
exercícios. Os exercícios contribuem inclusive para o entrosamento de todo Grupo de Teatro.
Abaixo seguem alguns desses exercícios:

EXERCÍCIOS PARA A VOZ
Lembre-se: Falar alto e gritar são posturas totalmente diferentes. Ensine seu grupo a falar alto.
Gritar só se houver necessidade em cena.

CONTAGEM de 1 a 10
Contar de 1 à 10, a cada número, aumentar gradativamente o volume da voz e na seqüência,
contar de 10 à 1, a cada número diminuir gradativamente o volume da voz.
OBJETIVO: Conhecer a capacidade de voz de cada componente e desenvolver em cada um
controle do volume da voz.

DICÇÃO
Cada componente deve ler em voz alta o texto de seu personagem na trama, destacando todas
as silabas, pontuação e entonação.
OBJETIVO: Trabalhar as dificuldades encontradas pelos componentes ao pronunciar o texto
de modo a tornar mais claro para o público as falas dos personagens.


VIBRAÇÃO DAS CORDAS VOCAIS
Molhar os lábios (inferior e superior) com a própria saliva, juntar os lábios formando um bico,
respirar profundamente e soltar o ar pela boca de maneira a fazer com que os lábios vibrem.
Fazer três series de 10 repetições cada.
OBJETIVO: Exercitar as cordas vocais.

EXERCÍCIOS PARA A INTERPRETAÇÃO
IMPROVISO
Divida o elenco em grupos de 3 ou 4 pessoas. (Preferencialmente coloque os que têm menos
intimidade entre si). O líder dirá a cada grupo um tema bíblico e que personagens cada um
fará. Tudo por mímica. Tipo: Daniel na cova dos Leões: Coloque uma mulher para fazer
Daniel. Cada grupo fará sua apresentação e ao termino, todos devem sentar-se em círculos e
de forma franca e sincera se avaliarem.
OBJETIVO: Esse exercício é saber se os atores estão conseguindo passar a mensagem
escolhida pelo líder.

PEGADINHA
Algumas cenas exigem da pessoa a necessidade de chorar ou de fazer uma cena de
agressividade. Algumas pessoas, às vezes não conseguem devido à timidez ou a vergonha, ou
por não querer se expor. Se você percebe que há necessidade que a pessoa chore, faça o
seguinte: Discretamente, durante o ensaio, combine com todo o elenco para que na cena que
essa pessoa tem de chorar, todos comecem a reclamar do mau desempenho dela e que ela não
corresponde às expectativas do grupo, peça a todos para reclamarem muito dela na frente
dela. Até que ela chore e liberte suas emoções. No final do exercício, revele a pessoa que a
brincadeira tem por objetivo liberar as emoções. Se for o caso da pessoa precisar demonstrar
agressividade em cena e não esteja atingindo o objetivo, o líder do grupo deverá ser “curto e
grosso” e chamar a atenção dessa pessoa na frente de todo o grupo de maneira que só pare na
hora que conseguir “tirar do sério” a pessoa em questão. Depois revele que foi um exercício.
OBJETIVO: Libertar as emoções.

ORDEM EXECUTADA
O líder deverá pedir para o grupo ficar andando, o grupo não pode falar, tudo deverá ser feito
através mímica. No ouvido de cada um, o líder dará uma ordem que deverá ser executada.
Exemplo: Clara, leva a Maria para aquela parede. Maria, não faça o que a Clara quer que você
faça. Ana, não deixe o Pedro imitar um macaco. Pedro imite um macaco. Manoel imite um
louco. João imite o Manoel. O líder pode aproveitar esse exercício para aproximar pessoas do
grupo que tem pouca afinidade.
OBJETIVO: Despertar a criatividade e o improviso nos atores. Também tirar a vergonha e a
timidez uma vez que todos estarão se expondo ao mesmo tempo.

EXERCÍCIOS PARA EXPRESSÃO FACIAL
A PESSOA E O ESPELHO
Coloque um componente de frente para o outro. Um que seja extrovertido, este será a
“pessoa” e outro mais tímido, que será o “espelho”. A pessoa fará os movimentos faciais
(sorriso, tristeza, espanto, risada, caretas diversas) e o espelho terá que imitar. Depois inverta
os papeis de pessoa e espelho.
OBJETIVO: Desenvolver expressão facial nos componentes, tirar a timidez e a vergonha.
EXERCÍCIOS PARA EXPRESSÃO CORPORAL

IMAGINAÇÃO

Os componentes estarão espalhados pelo local de ensaio, então o líder lhes dirá como devem
se comportar. Os componentes têm liberdade para falar, se quiserem. Eles esquecerão que
estão numa sala fechada e se transportarão para outros lugares. Exemplo: Numa guerra, num
temporal, numa floresta sombria, andando sobre o fogo, a neve, na água, na beira de um
abismo etc.

OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de externar para o corpo sensações que precisem ser
mostradas em cena.

CRIAÇÃO DE OBJETOS
Os componentes devem estar um ao lado do outro numa fila reta. Em silencio total, eles
devem criar objetos nas mãos e passar para o componente ao lado que deverá receber o objeto
e transformá-lo em outro e passar adiante até o ultimo componente. Deve-se levar em conta o
peso, consistência e tamanho do objeto. Quem receber uma agulha deverá recebe-la com
cuidado para “não escapar de suas mãos”, porem quem receber uma televisão fará muito
esforço para segurá-la.

OBJETIVO: Desenvolver a criatividade e o improviso em cena. Tornar as mãos e o corpo
ágeis.

A Produção

Iluminação
Assistente de Iluminação. Ele é essencial numa apresentação teatral. É ele quem vai apagar e
acender as luzes e criar efeitos visuais com luzes. A iluminação deve ser testada durante os
ensaios. A iluminação tem que necessariamente vir do alto para não projetar “sombras” na
parede de fundo do palco de apresentação.
Sonorização
Selecione as musicas e fundos musicais a serem utilizados de acordo com o tema ou a cena a
ser desenrolada. Organize tudo de maneira prática. Fica por conta do Assistente de Som o
bom andamento da trilha sonora durante a apresentação da peça.

Figurino
Se houver necessidade de recriar roupas de época, haverá a necessidade de fazer vestimentas
específicas. Porém, se o texto abordar tema contemporâneo, converse com o Grupo para cada
um cuidar de seu próprio figurino. Caso haja troca de figurino de um mesmo personagem, é
necessário ter um Assistente de Figurino, para orientar a pessoa a respeito dessa mudança.

Cenário
Pode ser simples, ou muito bem estruturado. Isso vai depender da condição financeira do
Grupo. De qualquer maneira o uso do cenário pode ser dispensável, dependendo do assunto a
ser abordado. Claro que um cenário numa montagem teatral, produz um efeito visual muito
bonito e realista.

 Maquilagem

Peça ajuda de alguém que tenha conhecimento de maquilagem. Disfarce os atores. O ideal é
que o publico não identifique, nem reconheça o componente do grupo, mas apenas visualize o
personagem na cena.
Divulgação
A Divulgação é extremamente importante para o Teatro Evangélico. Afinal, se o objetivo é
ganhar almas para o Reino de Deus, a necessidade de chegar-se até essas almas é feita através
da evangelização. Divulgue o evento com pelo menos 1 mês de antecedência. Varias são as
formas de divulgar uma Apresentação de Teatro, aqui estão algumas dicas.
- Primeiramente conte com o apoio de seu pastor. A palavra dele na Igreja dará ao Grupo o
apoio necessário e os membros darão credibilidade para o trabalho.
- É necessário ter um convite ou um ingresso. Se for entrada franca, é imprescindível colocar
isso de forma clara e que chame atenção no convite. Distribua na Igreja, para os membros,
jovens e Grupos da Igreja. Distribua nas ruas em pontos estratégicos.
- Faça cartazes e faixas. Peça para o Pastor dar os cartazes para os membros colarem em suas
casas, lojas etc.
- Divulgue o evento em rádios evangélicas. Algumas rádios prestam esse serviço de forma
gratuita.
- Se você tem acesso à internet, alguns sites evangélicos cadastram eventos gratuitamente. Há
também sites de revistas e jornais evangélicos que você pode enviar a matéria sobre o evento
e eles publicam.

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aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
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