11 de maio de 2017

A VIDA DE MOSES - EBD - LIÇÃO 2: DEUS FALA COM MOISÉS

Nesta série de seis semanas de lição da escola dominical sobre Moisés, as crianças aprendem que Deus intercede em nome do Seu povo, às vezes de maneiras milagrosas. Em troca, Ele espera que Seus seguidores obedecem aos Seus mandamentos sem murmurar.




Depois de completar esta lição de escola dominical, as crianças aprenderão que Deus deseja se comunicar conosco e como é importante para nós ouvir.

TÓPICOS

Moisés, Santidade, Ouvir, Vontade de Deus

COMO CRIANÇAS CHEGAR (15 minutos)

Resultado de imagem para moisesFormas de comunicação: 
À medida que as crianças chegam, entregue-lhes uma folha de papel em branco e um lápis e peça-lhes que anotem o número de maneiras ou coisas que eles podem pensar que as pessoas usam para se comunicar. Dê um ou dois exemplos (veja abaixo). Depois que todos tiverem chegado e anotado algumas coisas, escreva suas respostas únicas no quadro-negro. Incluir quaisquer itens adicionais que eles não tenham pensado. Em seguida, fazer um voto por uma exibição das mãos que item as crianças acreditam que é a melhor ou mais eficaz e menos eficaz maneira de se comunicar. Feche a atividade dizendo: "Existem muitas maneiras de se comunicar, outras são mais eficazes do que outras, mas Deus pode se comunicar conosco de maneiras milagrosas. Hoje descobriremos uma maneira inesquecível que Deus falou com Moisés.
Exemplos: Rádio, Televisão, Livros, Revistas, Alto-falantes, Oração, Anjos.

ORAÇÃO DE ABERTURA E LOUVOR (5 minutos)

Mais informações? Clique aqui

TRABALHO DE MEMÓRIA (6 minutos)

"O meu socorro vem do Senhor, o Criador do céu e da terra." Salmos 121: 2 NVI 
As crianças devem estar familiarizadas com este versículo da semana passada. Hoje, peça às crianças que se sentem em um círculo, e chamem um nome. Essa criança dirá a primeira parte do verso. A criança à sua esquerda (no sentido horário) deve dizer a segunda parte do verso, ea próxima criança à esquerda dizer a referência. Faça isso várias vezes para que todos tenham a chance de dizer parte do verso.

LEITURA E DISCUSSÃO DAS ESCRITURAS (15 minutos)

Introdução: 
Na semana passada, aprendemos como Deus protegeu Moisés ao fazer com que a filha do Faraó o criasse como seu próprio filho. Deus tinha um plano para Moisés desde o momento em que nasceu. Agora Moisés é um homem casado, e é hora de Deus dizer a Moisés o que fazer. Durante este tempo, o povo israelita que vive no Egito está sendo muito mal tratado. Os egípcios estão usando-os como escravos para fazer todo o trabalho duro. No entanto, os israelitas são o povo escolhido de Deus, então Deus vai usar Moisés para libertá-los de seu sofrimento. Nossa lição começa com Moisés cuidando das ovelhas de Jetro, seu sogro.

Leia Êxodo 3: 1-15 (A história de Moisés e do Arbusto Ardente) 
Questões de discussão: 
1. O que era estranho sobre o arbusto que Moisés viu na montanha? (Nunca parou de queimar.) 
2. Por que você acha que Deus escolheu uma sarça ardente como uma forma de falar com Moisés? (Para chamar a atenção de Moisés e mostrar Seu poder temível.) 
3. Por que Deus disse a Moisés para tirar as sandálias? (Porque ele estava em terra santa.) 
4. Como reagiu Moisés ao pedido de Deus? (Ele não pensou que ele era digno e perguntou, "quem sou eu") 
5. Como Deus ia ajudar Moisés a entregar Sua mensagem? (Deus estaria com ele.) 
6. Quem foi que Moisés disse para enviá-lo, se perguntado pelos israelitas? (Moisés estava a dizer "EU SOU me enviou.")

EXERCÍCIO DE CLASSE (10 minutos)

O que posso ouvir?  Clique aqui

EXERCÍCIO DE CLASSE ALTERNATIVO (10 minutos)

Telefone Antigo (Jogo) 
Faça com que as crianças se sentem em um círculo ou se alinhem, e joguem o velho jogo de telefone (também conhecido como Sussurros chineses) para mostrar o quão importante é ouvir atentamente a Palavra de Deus. Você pode usar as seguintes frases ou fazer o seu próprio:
1. Quando Deus falou a Moisés, Ele o fez de uma maneira muito estranha, usando um arbusto.
2. Moisés não estava preparado para ouvir o que ele ouviu na montanha.
3. Deus tem um plano especial para todos nós, por isso precisamos ouvir atentamente o que a Palavra de Deus diz.

APLICAÇÃO (4 minutos)

Deus deseja se comunicar conosco o tempo todo. Às vezes, no entanto, estamos muito ocupados para ouvir Deus. Talvez sintamos que Deus tem coisas mais importantes a fazer do que falar conosco. Mas isso não pode estar mais longe da verdade. Deus nos ama muito e quer nos dizer muitas coisas. É por isso que precisamos tomar tempo para orar, e ouvir o que Deus tem a dizer. Vamos orar agora, e pedir a Deus que nos ajude a ouvi-Lo.

SEMANA QUE VEM

Se você realmente queria fazer alguma coisa, o que faria você mudar de idéia? Na próxima semana vamos aprender sobre um homem que não mudaria de idéia mesmo quando ele estava coberto de moscas e outras coisas assustadoras.

ORAÇÃO DE FECHAMENTO (2 minutos)

Mais informações? Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us