3 de setembro de 2019

Dinheiro não é tudo. Mas também não é nada.

Resultado de imagem para carteira vazia



O dinheiro é emocionalmente pesado para nós. 
A maioria das pessoas não fala muito sobre dinheiro, mas quando o faz, quase sempre sente algo.
Culpa. Vergonha. Embaraço. Orgulho. Alegria. Saudade. Contentamento. Descontentamento.
Isso é realmente bastante compreensível. A maioria das pessoas trabalha para "ganhar a vida". Isso significa que tomamos a mercadoria mais valiosa que temos - tempo - e, em vez de gastá-la com nós mesmos, com nossa família ou com nossos amigos e hobbies, entregamos para o "homem" e ele nos compensa financeiramente por isso.
A maioria das pessoas troca a vida por dinheiro. Curiosamente, algumas pessoas parecem capazes de falar sobre dinheiro de uma maneira equilibrada e saudável, sem se incomodar, se sentir culpado ou se gabar com orgulho. Voltaremos ao motivo disso em apenas um momento.
Primeiro, os dois extremos a que chegamos quando se trata de como pensamos sobre dinheiro.
Escola de Pensamento No. 1: Dinheiro é Tudo
Existem duas necessidades principais que todos os seres humanos têm - segurança e significado. Alguns sociólogos expandiriam essa lista para incluir necessidades como variedade, significado e muitos outros, mas esses dois são necessidades no nível de sobrevivência.
Sem segurança, vivemos em ansiedade. E sem significado, vivemos na miséria.
Acreditar que dinheiro é tudo significa, em última análise, que você tem uma crença central, no fundo, de que o dinheiro atenderá às suas necessidades de segurança e de importância.
Em outras palavras, você pode dizer que o dinheiro é tudo quando acredita que está seguro desde que tenha dinheiro e é importante enquanto tiver dinheiro.
O problema é que, quando você acredita que o dinheiro realmente atenderá completamente a essas duas necessidades, você está destinado à decepção e frustração.
O dinheiro é temporário demais. Seu valor varia de acordo com as condições econômicas atuais, inflação, movimentos políticos e até mesmo com suas escolhas pessoais de estilo de vida.
Neste campo estão alguns que têm muito dinheiro e outros que nunca parecem ter o suficiente. Não é um problema de "gente rica" ​​ou de "gente pobre". A mentalidade de dinheiro é tudo pode consumir tanto aqueles que têm medo de perder dinheiro quanto aqueles que temem nunca ter nenhum.
Não se trata tanto de quanto dinheiro temos. É mais sobre quanto dinheiro tem de nós - de nossa atenção e carinho.
Portanto, dinheiro não é tudo. Mas depois há o outro extremo.
Escola de Pensamento No. 2: Dinheiro Não É Nada
No canto oposto estão aquelas pessoas que acreditam que dinheiro não é nada . Os pensadores do dinheiro é nada tendem a ter um pouco de orgulho de quão pouco dinheiro significa para eles:
"Isso simplesmente não é importante para mim."
"Desde que eu tenha família e amigos."
"Eu não posso levar para o céu comigo de qualquer maneira."
Quando estamos nessa mentalidade, acabamos não fazendo planos para o nosso dinheiro. Não é gerenciado. Não é maximizado, multiplicado ou investido em algo significativo. Nós apenas o consumimos e seguimos em frente.
Acreditar que dinheiro não é nada pode ser uma abordagem mais piedosa das finanças, mas também é menos proposital e ignora a oportunidade de ver dinheiro da maneira mais saudável possível.
Escola de Pensamento No. 3: Dinheiro é Algo
A verdade é que dinheiro é alguma coisa. Dinheiro não é tudo, mas dinheiro também não é sem importância.
O fato é que o dinheiro é uma ferramenta.
O dinheiro pode pagar as contas, comprar mantimentos e fornecer abrigo. Todas essas coisas são importantes, certo?
O dinheiro também pode iniciar negócios que empregam pessoas, garantindo que todos tenham a oportunidade de ganhar a vida.
O dinheiro apoia o governo, a educação e a caridade.
O dinheiro pode resolver alguns problemas bastante significativos. Pagará pela terapia, alimentará os pobres e ajudará as pessoas com necessidades médicas.
Você simplesmente não pode decidir que dinheiro não importa. Isso não é uma opção. Dinheiro é alguma coisa .
Aquelas pessoas que não se sentem bem com dinheiro: e as pessoas que mencionei anteriormente, que parecem capazes de falar sobre dinheiro sem deixar que ele domine suas emoções?
Quase sempre, aqueles que têm um relacionamento mais saudável com o dinheiro assinam a terceira escola de pensamento - esse dinheiro é algo.
De um modo geral, as pessoas nesta categoria aprenderam a tratar o dinheiro como uma ferramenta que fornece alguma segurança e algum significado, sem nos encher com ansiedade.
O dinheiro perde seu poder quando paramos de simplesmente trocar nossas vidas por ele. Isso não significa que você não pode trabalhar e ter um relacionamento saudável com dinheiro. Significa apenas que você se recusa a depender 100% do trabalho como o único meio de fornecer financeiramente para você e sua família.
Talvez exista uma confusão lateral, uma renda passiva ou uma receita de investimento em que se possa contar. Ou você realmente conseguiu coletar ativos na vida que fornecem patrimônio e ganhos a longo prazo.
E (e este é grande ...), seu controle sobre o dinheiro está livre. Você pode dar livremente quando surgir uma necessidade. Você pode perder parte disso sem perder a cabeça em uma crise econômica.
Aqui está o desafio: decida hoje que o dinheiro não será seu. Não vai te governar. Não manterá suas emoções reféns por mais tempo. Em vez disso, o dinheiro será de propriedade, gerenciado, usado e investido por você para bons propósitos.
Então, comece a ordenar suas finanças e sua vida profissional para se alinhar com essa nova realidade.
Dinheiro não é tudo . Mas também não é nada . O dinheiro é uma ferramenta.
Brandon A. Cox plantou a Grace Hills Church em Bentonville, Arkansas, em julho de 2011 e serve como pastor principal. Anteriormente, ele atuou como pastor sob Rick Warren na Saddleback Church e desenvolveu a comunidade global on-line do Pastors.com Ele também é treinador de líderes, pastores e plantadores de igrejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us