13 de outubro de 2008

POLUIÇÃO DA ÁGUA e A ÁGUA VIVA


Todos os tipos de lixo jogados na rua, podem por sua vez ser carregados por alguma tempestade, e levados para algum rio que atravessa a cidade.
Quem não viu um monte de coisas flutuando na água? Mas essa é a poluição que enxergamos. A que vemos que é causada pelo esgoto das casas, que lança nos rios o resto de comida e um tipo de bactéria que deles se alimenta: são as chamadas bactérias aeróbicas, elas consomem oxigênio e destroem a vida aquática e além disso podem causar problemas de saúde se forem ingeridas.
Doenças transmitidas pelas águas poluídas
A água poluída pode causar diversos efeitos à saúde humana:
• Poluição por esgotos: provocam doenças como febre tifóide, cólera, disenteria, meningite e hepatites A e B.
• Água poluída por vetores (mosquitos): paludismo, dengue, malária, doença do sono, febre amarela
• Água poluída por parasitas: verminoses
• Doenças geradas pela escassez de água: lepra, tuberculose, tétano e difteria
• Águas poluídas por rejeitos industriais: contaminação por metais pesados geram tumores hepáticos e de tiróide, alterações neurológicas, dermatoses, rinites alérgicas, disfunções gastrointestinais, pulmonares e hepáticas. No caso de contaminação por mercúrio, podem ocorrer anúria (anúria são a diminuição e a ausência da produção de urina) e diarréia sanguinolenta.
Solução
A solução que deve ser tomada a fim de evitar esses transtornos é tratar o esgoto produzido antes de lançá-lo nos rios ou mares, se estes não suportarem a carga poluidora, diminuindo assim a matéria orgânica, as substâncias tóxicas e os agentes patogênicos. Quando o corpo d'água absorve bem a matéria orgânica, pode-se fazer, sem maiores problemas, o lançamento dos esgotos através de emissários submarinos bem projetados e bem calculados como em Boston e em Santa Mônica (EUA), Ipanema e Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, Santos, Maceió, etc.
Técnicas de purificação da água
• Fervura - A água é aquecida até ao ponto de ferver, mantendo-se a fervura por, pelo menos, um minuto, tempo suficiente para inativa ou matar a maior parte dos microorganismos que nela possam existir. Este tipo de tratamento não elimina o vírus da hepatite A que só é destruído a mais de 120 graus Celsius.
• Filtração por carbono - Utilizando-se carvão de lenha, um tipo de carbono com uma extensa área, que absorve diversos compostos, inclusive alguns tóxicos. Filtros domésticos podem ainda conter sais de prata.
• Destilação - O processo de destilação envolve ferver a água transformando-a em vapor. O vapor de água é conduzido a uma superfície de refrigeração onde retorna ao estado líquido em outro recipiente. Uma vez que as impurezas (solutos) não são vaporizadas, permanecem no primeiro recipiente. Observe-se que mesmo a destilação não purifica completamente a água, embora a torne 99,9% pura.
Muitas pessoas em todo nosso país têm tomado água poluída. Graças a inércia de nossos políticos, e ao nosso comodismo, pois temos a obrigação de fiscalizar o trabalho dos mesmos.


Mais o que a poluição das águas tem a ver com missões? Assim como todos são responsáveis de uma forma ou de outra pela poluição das águas e pela preservação da mesma. Nós temos a fonte da água viva jorrando do nosso interior pela presença de Cristo em nossas vidas e somos encarregados de levar esta água a todo povo brasileiro, para que sua sede espiritual seja saciada.
Enquanto cruzamos os braços, milhões de pessoas continuam a beber água poluída que nunca matara sua sede espiritual causada pela ausência de Deus em suas vidas (porque o que se compadece deles os guiará e os levará mansamente aos mananciais das águas. Isaias 49.10b).
Mais nós podemos fazer algo para mudar este quadro, através de um esforço conjunto podemos levar a água da vida a todo território nacional, orando, contribuindo, indo para os campos, na minha cidade, no meu bairro, na minha rua e em minha casa.
Vamos oferecer água viva para as pessoas, enquanto é tempo, (Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. João 9.4) pois quando se tem sede se toma qualquer água.
AFLITOS E NECESSITADOS BUSCAM ÁGUAS, E NÃO HÁ, E A SUA LÍNGUA SE SECA DE SEDE; EU O SENHOR OS OUVIREI, EU, O DEUS DE ISRAEL NÃO OS DESAMPARAREI. (Isaias 41.17)

O Brasil tem sede de Deus.
Quem terá compaixão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us