1 de novembro de 2008

Jesus viu!

Escrito por CARLOS HENRIQUE FALCÃO
28-Oct-2008

Mc 12.41-44



“Jesus estava sentado em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições, e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre de muito pouco valor. Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver” (Mc 12.41-44). Esta pequena história, muitas vezes deixada de lado, nos ensina lições preciosas para aplicarmos em nossa adoração a Deus.

Ainda hoje muitos crentes ofertam ao Senhor apenas o que lhes sobra. O pior é que para alguns, não existe nem sobra para Deus. Não sobrou tempo para o culto, para a leitura da Bíblia e a oração. Não sobrou dinheiro para o dízimo, para oferta missionária e para outras necessidades da igreja. Dar o que sobra é dar como parte de um ritual sem que seja necessário exercitar a fé e o amor. A sobra é aquela parte com a qual não sabemos o que fazer e então a entregamos para dar demonstração pública de fidelidade. A sobra é a parte ruim que não nos serve e não vai nos fazer falta. Malaquias condena o culto oferecido porque entregavam “animais roubados, aleijados e doentes” (Ml 1.13). O profeta ainda provoca o povo pedindo para ofertar aqueles animais ao governador. “Será que se agradaria? Será que os atenderia?” (Ml 1.8). Na verdade, a sobra não tem valor algum. Deus não se agrada de coisas que não têm valor.

A oferta da viúva demonstrou exatamente o contrário. Caso não tivesse um filho ou algum parente próximo que a amparasse, viveria à margem da sociedade. Jesus diz que esta viúva pobre entregou apenas duas moedas de pouco valor. Era tudo o que ela possuía para o sustento da sua vida. Era algo significativo. Algo de grande valor para ela. Estava dizendo que o Deus a quem ela adorava tinha o mesmo valor – o valor da sua vida. As duas moedas eram tudo. É de tudo que Deus se agrada.

O mais importante é que Jesus viu. Todos estavam maravilhados com os volumes das ofertas. Jesus olhou para o significado da oferta. E, olhando por este aspecto, a oferta da viúva foi a maior de todas. Não é preciso declarar as intenções corretas. Não é preciso chamar atenção para a sua atitude, como faziam os fariseus, porque “os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons” (Pv 15.3). “Os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro” (Sl 34.15). Jesus vê a sua integridade. Jesus vê a sua sinceridade. Jesus conhece a sua fé. Jesus vê o seu coração disponível, santo, pronto a servir. Pense bem quando ofertar ao Senhor. Jesus está vendo. Somente ele. É o que precisamos para a nossa adoração – que ele conheça o nosso coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us