9 de agosto de 2009

teatro cristão - Testemunhos

Testemunhos

Personagens *Ex-prostituta -convertida, 24
*Aidético -muito magro, 23
*Cristão -muito alegre, 19
*Ex-alcoólatra -mais maduro, 32
*Barman

Bom lembrar que não deve se seguir a risca o roteiro, estejam a vontade para as adaptações, a pessoa pode ir
apenas livremente no centro e já é o suficiente.
[ Adaptado por Eduardo PG ]
No primeiro ato, os personagens devem sempre expressar-se em tons tristes, e a partir do segundo ato, os
tons devem ser autoritários, mostrando a tranformação de Cristo.


•Atonº1
• Iluminação: Luzes amarelas
• AIDÉTICO :=: (vai até o centro do palco de cadeiras de rodas e levanta-se).
"Mulher! Olha esse menino, só brinca de boneca, é preciso dar um jeito nele, parece maricas!"
Mas nunca se importaram com o que se passava dentro de mim. Gostava de brincar de bonecas, sim! Fazer o
quê? Era criança! Eu fazia o que sentia vontade, sempre me acertei mais com as meninas, os meninos eram
brutos, violentos e só queriam jogar; eu era diferentes deles... e eu não me sentia culpado por isso, só que foi
se tornando cada vez mais forte, e eu fui perdendo o controle. (Senta-se à mesa).
• Iluminação: Luzes vermelhas
• EX-PROSTITUTA :=: (sai do palco e refere-se a alguém da platéia)
"E aí gato? Algum programa para esta noite? Satisfação garantida!"
Repeti essas frases milhares de vezes, acho que até muito mais, embora nem fossem um gato como ele
(aponta para quem se insinuo). Às vezes apareciam uns sujos e bêbados. Tudo bem era minha profissão, tinha
que dar prazer a quem quer que fosse. Não que eu gostasse do que fazia, mas já era costume, como muitos
professores que quiseram ser cantores, mas continuavam a ser professores por anos e anos; ou ainda como
muitos médicos que sempre sonharam em ser dublês, mas continuam a ser médico, como advogados que
queriam ser locutores ou locutores que queriam ser advogados, a verdade é que ficam anos trabalhando no que
não gostam. Eu era mais uma acomodada no hábito da profissão. (Senta-se)
• Iluminação: Luzes azuis
• CRISTÃO :=: (caminhando entre as mesas, cantarolando de forma debochada)
"Se as águas do mar desta vida quiserem te afogar, segura na mão de Deus e vai. Segura na mão de Deus..."
Não conseguia enxergar verdade nisso, estava longe demais. Cresci ouvindo essa canção, mas eu me sentia
completamente alienado, um peixe fora d'água, e pior é que me sentia culpado, não podia ser assim, mas era,
fazer o quê? Eu até queria sentir-me integrado, mas não dava, eu até gostava do pessoal, mas me acertava
mais com a galera do barulho, tinha minha turma certa, às vezes até rolava uma erva, mas ninguém podia ficar
sabendo... e no Domingo eu estava lá... "Segura na mão de Deus..." (Senta-se)
• Iluminação: Luzes verdes
• EX-ALCOÓLATRA :=: (Cambaleando)
"Homem pra ser muito homem tem que beber sem parar, falar mais alto em casa..."
Meu primeiro porre foi quando eu era criança, não que eu tivesse bebido muito, mas o suficiente para uma
criança de 8 anos de idade. Meu pai queria mostrar para os amigos que eu já era homem. Se grau de macheza
se mede pela quantia que se empina, eu já fui muito macho, agora não sou mais, mas já fui.
"Martini, Vodka, Run, Vermut..." misturava tudo, perdi tudo...
Tinha quem dizia que era doença, tinha quem dizia que era pura sem-vergonhice, a verdade é que eu já
amanhecia bêbado....
"Vermut, Run, Vodka, Martini..."
• BARMAN :=:
Tá... você já disse isso.
• EX-ALCOÓLATRA :=:
Tá, mas é que agora eu disse de trás pra frente.
• BARMAN :=:
Ah! Bom.
• Iluminação: Luzes amarelas
• AIDÉTICO :=: (levanta-se)
"Nossa, como ele é delicado! Sensível"
Com 16 anos conheci um rapaz; não podendo fazer nada, resolvi não ligar para o que os outros diziam e
investir nessa relação. Quando ele percebeu que eu gostava dele, começou a evitar-me, mas eu ligava para ele,
mandava cartas, cartões, até que começamos a nos encontrar, escondidos, é claro. Ficamos juntos por um ano,
depois ele começou a bater em mim. Passava as noites em festas e eu em casa chorando... estava sofrendo
muito, resolvi deixá-lo e voltei para a casa de meus pais, que a essa altura não estavam nem aí. Papai só
trabalhava e mamãe só tomava chá e telefonava, e eu fiquei dois anos só assistindo televisão. Tinha uma única
amiga e ela me convenceu a fazer o teste HIV. Tinha medo, mas fiz. Deu positivo.
(Apaga-se a luz e volta para a mesa.)

• Iluminação: Luzes vermelhas
• EX-PROSTITUTA :=: (do balcão)
"Não, por favor, eu não quero, não faça isso..."
Meu padrasto foi um animal. Eu tinha 12 anos, ia fazer o quê agora? (Pausa... na boca do palco.) Ei, gato,
alguma programa pra esta noite? Satisfação garantida.
• BARMAN :=:
Você já disse isso?
• EX-PROSTITUTA :=:
Ai, desculpe! É que por tantos anos repeti essa mesma frase. É a força do hábito!
Com 12 anos fui para rua, não podia mais encarar meu padrasto... sentia-me sozinha no mundo. Comecei a
trabalhar com minha famosa frase, e assim tentava diminuir minha solidão.
• Iluminação: Luzes azuis
• CRISTÃO :=: (segredando escandalosamente)
"Mas como é que pode. O Anderson, logo ele, filho de pastor, isso não podia acontecer..."
Eu sou uma pessoa normal, como qualquer outra, também peco, ninguém pode sentir o que os outros querem
que a gente sinta. Eu fui a muitas festas, às vezes perdia o controle, excedia-me na bebida, o baseado era cada
vez mais freqüente, chegava sempre de madrugadão, olhos vermelhos, dormia na escola, as notas caindo, mas
arrasava com a mulherada. A danceteria era pequena pra mim, e o pessoal da igreja apavorado, mas o
problema era quando eu ficava sozinho em meu quarto...
• Iluminação: Luzes verdes
• EX-ALCOÓLATRA :=: (junto a primeira fileira)
"Tem um trocado pra me dar? Tenho que comprar leite para os meus filhos. (Para outro) Ei moço, tem 50
centavos pra me dar? Eu preciso de uns trocados..."
Já passei por cada situação que nem é bom lembrar, isso sem falar das que realmente eu não me lembraria,
nem que eu quisesse. Cansei de vomitar pelas esquinas, fazer xixi por todos os cantos, fiquei pelas sarjetas
chorando minha má sorte, meu cérebro já não funcionava para mais nada, só lembrava de cenas do meu pai
batendo na minha mãe, meus olhos viam tudo duplicado, isso sem falar nas dores de estômago, sentia próximo
o meu fim, isso com 28 anos de idade.
•Atonº2
• ADAPTAÇÃO ( EVANGELIARTE ):
• A partir deste momento eles irão dar o testemunho da conversão, seria interessante focos de luzes
brancas, e até mesmo que estejam já de roupas trocadas para que haja uma mudança física também.
Por exemplo, a ex-prostituta, poderia começar com meia calça, mini-saia, etc, e depois usar uma saia
bem social com blazer , coisa deste tipo.
• Iluminação: Luzes brancas até o final da peça
• AIDÉTICO :=:
Há quem ache que AIDS é um castigo de Deus, mas eu não vejo mais assim. Falo não a vejo mais assim,
porque antes eu via, mas quem conhece um pouquinho a Deus, sabe que Ele nos ama demais para nos castigar
assim. Um dia ele disse: "Isto é certo e isto é errado, se escolheres o errado, não viverás". Regras são regras.
Sei que Deus me ama como ninguém e ele não queria que hoje eu fosse um aidético esperando pela morte,
mas quebrei uma regra imposta. Não é castigo, é justiça de Deus. Sei que bem logo estarei com ele num novo
corpo sem dor e sem doenças.
• EX-PROSTITUTA :=:
Sabe o que eu fico pensando? Por que não há prostitutas na igreja? (Levanta-se) As prostitutas são tão
carentes e nem imaginam que são amadas por Deus. (Pausa...)
Ei gato...!
• BARMAN :=:
Ah! Não, de novo?
• EX-PROSTITUTA :=:
Ai desculpe, mas tente compreender.
O preconceito impede que olhemos com carinho para elas, são completamente marginalizadas, são amadas,
mas elas não sabem disso, porque não há ninguém que lhes fale deste Amor.
Minha vida mudou completamente, o meu corpo que me alimentava e alimentava aos outros, não tinha valor
nenhum, agora é o templo do Espírito Santo, sinto-me pura, purificada pelo sangue do Justo. Por que outras
não podem sentir o que sinto?
• CRISTÃO :=:
Hoje continuo gostando de rock, para mim não há música mais alegre do que esta. Não sei como passei tantos
anos numa igreja, cego, sem ver o que agora vejo. Ainda bem que Cristo mostrou-me a real antes, senão seria
bem pior. Glória a Deus por ter mudado isso. Dois dos meus antigos companheiros estão tocando comigo e
outros, infelizmente, continuam freqüentando os clubes da cidade. (Vai saindo) Ah! E hoje quando chego ao
meu quarto durmo em paz, plena paz.
• EX-ALCOÓLATRA :=:
Foi difícil, muito difícil, até que vi a mão de Deus, na mão de um homem. Na verdade Deus não possui outras
mãos senão as humanas para demonstrar todo seu amor.
Resolvi estender minha mão, a única mão estendida em minha vida. Foi um processo difícil: tremia, vomitava,
sangrava, tinha convulsões, precisava desintoxicar-me, e a mão esteve sempre comigo. Cristo dava-me
esperança para continuar, acreditar que minha vida não precisava ser aquela miséria que vinha sendo.
Que mais mãos estejam à disposição para demonstrar o amor de Deus.
(Todos congelam, cada um em sua mesa. O barman prepara uma bebida, vai até a boca do palco, iluminado
por um foco de luz branca.)

• BARMAN :=:
Que sabor você quer? (Pausa...) para sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us