9 de agosto de 2009

teatro cristão - A vitória


Personagens *Jesus Cristo (Principal)
*Pilatos
*Satanás
*Carrasco
*Anjos de Luz (dois ou mais participantes)
*Anjos do Mal (dois ou mais participantes)
*Maria 1, 2 e 3
*Ladrão 1 e 2
*Guarda
*Almas acorrentadas (quantas disponíveis)
*Multidão (pessoas que estiverem sem papel ou mesmo as fora de cena)
Idumentárias Vestes da época
Materiais *Iluminação
*Sons diversos
*Três cruzes de madeira
*Vestes da época
*Correntes
*Uma chave grande
*Um açoite
*Uma lança
História da crucificação de Jesus Cristo, a alegria de satanás e seus anjos com a morte de Jesus, mas a vitória
do Senhor que ressuscita, vai ao inferno, tira o domínio de satanás e liberta os cativos deixando o diabo e seus
anjos envergonhados e derrotados.


•1ºATO-Cenanº1
• Cena: Pilatos com Jesus e a multidão
• Iluminação: Branca em Jesus e amarela em Pilatos e a multidão
• Som: Suave, de fundo
• PILATOS :=:
O que vocês preferem, que eu solte a Jesus, chamado Cristo ou a Barrabás?
• MULTIDÃO :=:
Barrabás, Barrabás, Barrabás... (num único tom)
• PILATOS :=:
Mas o que eu vou fazer com esse Jesus, chamado Cristo então?
• MULTIDÃO :=:
Crucificai-o, Crucificai-o, Crucificai-o... (num único tom)
• PILATOS :=:
Não entendo... que mal Ele fez?... Estou inocente do sangue deste justo. Lavo as minhas mãos, farei com que a
sentença seja de vocês, façam o que bem entenderem. Crucificai Jesus e libertai da prisão a Barrabás.
• Iluminação: As luzes amarelas se apagam, fica a luz branca, caracterizando o olhar de Jesus, se
apagando em seguida.
• JESUS :=:
(olha para a platéia com olhar de compaixão, e logo abaixa a cabeça)
1ºATO-Cenanº2
• Cena: Satanás sozinho. Depois a presença do Anjo Mal
• Iluminação: Vermelha ao centro no ator
• Som: Suspense (de fundo)
• SATANÁS :=:
Até que enfim chegou o grande dia da minha vitória. Consegui que o meu plano de matar o Filho de Deus desse
certo e dentre e pouco terei o domínio absoluto desse mundo.
Nunca pensei que seria tão fácil assim matá-Lo. (gargalhadas)
• ANJO MAL :=:
Mestre...
• SATANÁS :=:
O que foi? Espero que seja algo importante...
• ANJO MAL :=:
Será que a morte de Jesus é importante pro Senhor? (risos)
• SATANÁS :=:
Maravilhoso... já está na hora de eu contemplar Jesus morrendo. Vejam só, nem mesmo Deus pode livrá-Lo e
agora é contar os minutos do meu triunfo. (risos)
• Iluminação: Apaga-se a luz vermelha
•1ºATO-Cenanº3
• Cena: O caminho para a crucificação
• Iluminação: Luz branca acompanhando Jesus no Seu trajeto
• Som: Suspense, de fundo
(Jesus vem da entrada do cenário carregando uma cruz nos ombros, e sendo açoitado pelo carrasco. Algumas
mulheres choram, seguindo após Ele. Pessoas assistem tudo ao redor)

• MARIA 1 :=:
O que foi que meu Jesus fez pra que viesse a ser maltratado assim?... (chorosa)
• MARIA 2 :=:
Eles não tem o direito de fazer isso com Ele.
• MARIA 3 :=:
Jesus, Jesus, nós te amamos... Deixem o Mestre em paz. (grito)
• CARRASCO :=:
Cale a boca mulher. (empurra Maria 3, que cai entre as outras Maria's)
• JESUS :=:
(somente observa com olhar calmo e cansado)
. MARIAS 1, 2 e 3 :=:
(choram desconsoladas)
• Iluminação: Continua a luz branca acesa em Jesus
•1ºATO-Cenanº4
• Cena: A crucificação
• Iluminação: Luz branca em Jesus; Amarela nas 3 Maria's
• Som: Som calmo
• CARRASCO :=:
Por que você não fala nada? Você não é o filho de Deus? (olhando para Jesus com olhar desentendido)
• JESUS :=:
(apenas observa com semblante triste)
• CARRASCO :=:
(coloca a cruz no centro inferior do palco, simula pregar Jesus nela, mão e pés, e sai de cena)
• LADRÃO 1 :=:
Veja só... Tu não disse que é o Filho de Deus? Então... livra-Te dessa cruz e salva nós também... Tu não tem
poder pra isso? (debochado)
• LADRÃO 2 :=:
Cale-se seu hipócrita. (olhando para o Ladrão 1)
Mestre, lembra-Te de mim quando entrares no Teu Reino. (olhando compadecidamente pra Jesus)
• JESUS :=:
Hoje mesmo estarás Comigo no paraíso, Meu filho. (olhando com compaixão para o Ladrão 2)
• MARIAS 1, 2 e 3 :=:
Meu Jesus, nosso Senhor, nosso Senhor... (num único tom, choramingando a última frase)
• Iluminação: Apaga-se as luzes amarelas deixando uma única luz branca centralizando Jesus
• JESUS :=:
Pai, porque Me desamparaste?
(olhando pro alto, em seguida pro público, suspirando e abaixando a cabeça rapidamente)
• Iluminação: Apaga-se a luz branca
• Som: Tenebroso. Trovões (pode-se ser feitos com lâminas de ferro batidas no microfone)
•1ºATO-Cenanº5
• Cena: O desespero
• Iluminação: Luz branca no guarda
• Som: Som calmo
• GUARDA :=:
Verdadeiramente este era o Filho de Deus... (aflito, corre de um lado para o outro)
• Iluminação: Apaga-se a luz branca. Acende-se outra luz, vermelha em Satanás
• Som: Somente a música tenebrosa
• SATANÁS :=:
Consegui... (gargalhadas) O Filho de Deus agora está morto... meu triunfo está completo... (risos)
Não adianta Deus mandar trevas, tempestades ou terremotos sobre a terra, pois o domínio está em minhas
mãos, eu venci... (anda para o centro superior do palco, para com os braços erguidos)
•2ºATO-Cenanº1
• Cena: A comemoração temporária de Satanás
• Iluminação: Luzes vermelhas por todos os lados frisando Satanás e seus anjos.
• Som: Tenebroso no início e bem agitado
(Almas acorrentadas estão no canto da cena)

• SATANÁS :=:
Isso mesmo meus anjos, comemorem, festejem a minha vitória... (gargalhadas) Jesus está morto...
(esbraveja)
• ANJO MAL :=:
Viva a Satanás... morra Jesus... Mestre das trevas domine na terra... (juntos em coro)
• ACORRENTADOS :=:
(choram e se deprimem num grande desespero)
• ANJO MAL :=:
Mestre?... mestre...
• SATANÁS :=:
O que é?
• ANJO MAL :=:
Veja mestre ali no fundo, o que é aquela luz?
• Iluminação: Luz branca em Jesus e seus anjos
• Som: Som de vitória na entrada de Jesus
• SATANÁS :=:
Não pode ser... (espantado) eu não acredito, é impossível...
• ANJO MAL :=:
Mestre, estou sem forças, algo está detendo-me... (assustado)
• SATANÁS :=:
É Ele, mas Ele está morto... o que veio fazer aqui??? (apavorado)
• JESUS :=:
(aproximando com seus anjos detendo os anjos do mal, chega perto de Satanás)
Satanás, o que você comemora Satanás? Pensou mesmo que me venceria?
• SATANÁS :=:
O que você faz aqui? Você morreu, a morte te levou daqui... (assustado, olha para a cruz e a vê vazia)
• Iluminação: Surge uma luz branca, iluminando as 3 cruzes, na qual a de Jesus está vazia
• JESUS :=:
Você está enganado diabo, pois Eu venci a morte e seus aguilhões, e agora estou aqui para derrotar você e sua
alegria. Você não terá mais o domínio da morte e em breve será lançado no lago de fogo e enxofre, junto com
seus anjos e aqueles que não acreditarem em Mim e nas Minhas palavras...
• SATANÁS :=:
Por favor Jesus, isso não... não... não... (apavorado)
• JESUS :=:
Me dê as chaves da morte e do inferno.
• SATANÁS :=:
(se encolhe todo, pega uma chave e entrega a Jesus, escondendo o seu rosto, permanecendo assim até Jesus ir
embora)
• JESUS :=:
Meu Pai quem criou os céus e a terra me deu todo poder, e um dia voltarei para buscar os Meus remidos e todo
mal será aniquilado. (erguendo a chave, anda até as almas acorrentadas e as liberta)
• ALMAS :=:
Só o Senhor Jesus é Deus. (em coro)
• Iluminação: Apagam-se as luzes vermelhas e amarelas, ficando a branca em Jesus no centro do
palco
2ºATO-Cenanº2
• Cena: O chamado de JESUS
• Iluminação: Mesma anterior, luz branca em Jesus no centro do palco
• Som: Suave, de fundo
• JESUS :=:
Não turbem o vosso coração, Eu venci a morte e o mundo e vós também se crerem nas Minhas palavras
vencerão e reinarão Comigo na eternidade.
Vinde a mim, todos os cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei.
Eu Sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por Mim.
• Iluminação: Acendem-se todas as luzes da Igreja.
• FINALIZAÇÃO: Todos os atores se concentram no palco e cumprimentam o público cantando a
música, "Recebi um novo coração do Pai", ou outra escolhida pelo grupo ou líder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us