9 de agosto de 2009

teatro cristão - Dr. Pega-pega


Este drama é uma pantomima, portanto os atores devem exagerar nos gestos e nas expressões faciais,
provocando o riso da platéia. Somente a enfermeira fala, os outros apenas usam a expressão corporal.
A caracterização do médico e da enfermeira pode valorizar a apresentação. O médico poderia usar um enorme
estetoscópio e imensa palheta no bolso de um guarda-pó, e a enfermeira grandes óculos, caneta, etc.

Personagens *José Eu Acho
*João Vivo
*Toinha Impressionada
*Maria Vai Com As Outras
• NARRADOR :=:
Estão dizendo que vem vindo um médico ai que cura qualquer doença. Será que é verdade?
•1ºATO-Cenanº1
• ENFERMEIRA :=:
(entra correndo e anuncia para a platéia como se anunciasse um número circense)
Eu sou a ajudante do melhor médico do mundo. O médico que resolve qualquer problema. O Dr. Pega-pega!
• DR. PEGA-PEGA :=:
(entra com muita pose, procurando examinar até a enfermeira)
• ENFERMEIRA :=:
Que entre o Sr. Gripado!
• SR. GRIPADO :=:
(entra espirrando e assoando escandalosamente sobre a enfermeira e sobre o médico, que se esquivam a todo
custo)
• DR. PEGA-PEGA :=:
(aproxima-se e toca no Sr. Gripado para examiná-lo, então começa também a espirrar e assoar,
escandalosamente)
• SR. GRIPADO :=:
(vai embora insatisfeito ainda doente, e o Dr. Pega-pega fica espirrando incontrolavelmente)
• ENFERMEIRA :=:
Desculpem! Desta vez não deu muito certo, mas agora o famoso Dr. Pega-pega vai sarar o próximo doente.
Sr. Tic-Nervoso, entre por favor.
•1ºATO-Cenanº2
• SR. TIC-NERVOSO :=:
(entra mal conseguindo olhar para frente, com um tic-nervoso no rosto, que fica a critério dos atores)
• DR. PEGA-PEGA :=:
(aproxima-se espirrando e assoando, para examinar o Sr. Tic-Nervoso, mas quando encosta no doente, fica
também com o tic-nervoso, além de espirrar)
SR. TIC-NERVOSO :=:
(vai embora insatisfeito, ainda doente)
• DR. PEGA-PEGA :=:
(fica espirrando e com tic-nervoso sem parar)
• ENFERMEIRA :=:
Parece que desta vez ainda não funcionou bem. Porém, agora vocês vão ver, o Dr. Pega-pega, vai sarar o
próximo doente.
Sr. Sarnento, pode entrar.
•1ºATO-Cenanº3
• SR. SARNENTO :=:
(entra se coçando desesperadamente)
• DR. PEGA-PEGA :=:
(aproxima-se espirrando, e com tic-nervoso para examinar o Sr. Sarnento, mas quando encosta no doente, fica
também se coçando, além de estar com o tic-nervoso e espirrar)
• SR. SARNENTO :=:
(vai embora insatisfeito, ainda doente)
• DR. PEGA-PEGA :=:
(fica espirrando, com tic-nervoso e coçando-se terrivelmente)
• ENFERMEIRA :=:
Oh! Dr, Pega-pega, e agora? Veja como o Sr. está. Que faremos? Vou buscar ajuda...

•2ºATO-Cenanº1
(A enfermeira sai para buscar ajuda e o Dr. Pega-pega fica em terrível crise; espirrando, assoando-se, com o
tic-nervoso e se coçando)
(A enfermeira volta com o Evangelista)
• EVANGELISTA :=:
(olha para o Dr. Pega-pega, como se analisasse o caso, abre a Bíblia e mostra; aponta para a Bíblia e para o
céu, e sempre com mímica convida o Dr. Pega-pega e a Enfermeira para orar)
• DR. PEGA-PEGA :=:
(fica curado, olha para si mesmo e começa a se alegrar, abraça o Evangelista e começa a saltar feliz)

• ENFERMEIRA :=:
(surpresa com o resultado, sai e vai buscar os doentes)
• DOENTES :=:
(vem, cada um com seu sintoma)
• EVANGELISTA :=:
(olha para os doentes, abre a Bíblia e mostra; aponta para a Bíblia e para o céu, e sempre com mímica
convida-os para orar)
• DOENTES :=:
(oram, e todos olham para si e uns para os outros e ficam alegres quando percebem que estão curados)
•2ºATO-Cenanº2
(um dos integrantes dá um passo à frente e faz a aplicação)

Às vezes tentamos ajudar alguém em seus problemas, contando apenas com nossas próprias forças, e além de
não conseguirmos ajudar a pessoa, ficamos também contagiados com o problema alheio.
Outras vezes temos alguém de nosso meio, como um amigo, com problemas e andando com ele corremos o
risco de nos contaminarmos com os problemas dele.
Isso acontece porque não somos tão fortes nem tão invencíveis quanto imaginamos. Além de esquecer que só
há uma pessoa que pode nos ajudar, e ajudar a qualquer outro que queira ajuda. Essa pessoa é JESUS.
(pode-se complementar com a ministração de uma palavra a critério do grupo)
Personagens *Dr. Pega-pega
*Enfermeira
*Gripado
*Tic-Nervoso
*Sarnento
*Evangelista
Eu não sou cachorro não
Este drama é uma pantomima, portanto os atores devem exagerar nos gestos e nas expressões faciais,
provocando o riso da platéia. Este drama é ideal para ser apresentado em colégios religiosos, onde os alunos
convivem com a religião mas nem sempre conhecem realmente a Deus.
• NARRADOR :=:
Ei, vem vindo ai um grupo de quatro pessoas que estão perdidos.
(Os atores vão entrando um por um, e o narrador apresentando-os).
Eles nem sabem onde estão. Vamos prestar atenção para ver se eles se acham.
(Os atores entram, olhando para todos os lados, dando encontrões e perguntando: Onde estamos? Onde
estamos?)
•1ºATO-Cenanº1
• JOSÉ EU ACHO :=:
(chama os outros, abraça-os e diz:) Eu acho que estamos em ummmmm canil!
• TOINHA IMPRESSIONADA :=:
(se espanta e diz:) Se estamos em um canil, estão somos cachorros!
(TODOS COMEÇAM A LATIR E A AGIR COMO CACHORROS, FAZENDO GRANDE ALGAZARRA.)
• JOÃO VIVO :=:
(para de agir como cachorro, olha os outros dois, balança a cabeça e os chama)
(José Eu Acho logo atende, mas Toinha Impressionada dá mais trabalho. Os dois a fazem parar, e João Vivo
diz:)
Só porque estamos em um canil, não quer dizer que somos cachorros!
(Os outros fazem: Ahhhhh! E todos começam de novo a perguntar: Onde estamos? Onde estamos?)
•1ºATO-Cenanº2
• JOSÉ EU ACHO :=:
(chama os outros, abraça-os e diz:) Eu acho que estamos em ummmmm galinheiro!
• TOINHA IMPRESSIONADA :=:
(se espanta e diz:) Se estamos em um galinheiro, então somos galinhas!
(TODOS COMEÇAM A CACAREJAR, A CISCAR E AGIR COMO GALINHAS.)
• JOÃO VIVO :=:
(para de agir como galinha, olha os outros dois, balança a cabeça e os chama)
(José Eu Acho logo atende, mas Toinha Impressionada dá mais trabalho. Os dois a fazem parar, e João Vivo
diz:)
Só porque estamos em um galinheiro, não quer dizer que somos galinhas!
(Os outros fazem: Ahhhhh! E todos começam de novo a perguntar: Onde estamos? Onde estamos?)
•1ºATO-Cenanº3
• JOSÉ EU ACHO :=:
(chama os outros, abraça-os e diz:) Eu acho que estamos em ummmmm aeroporto!
• TOINHA IMPRESSIONADA :=:
(se espanta e diz:) Se estamos em um aeroporto, então somos aviões!
(TODOS ABREM OS BRAÇOS E COMEÇAM A CORRER E A FAZER BARULHO DE AVIÃO.)
• JOÃO VIVO :=:
(para de agir como avião, olha os outros dois, balança a cabeça e os chama)
(José Eu Acho logo atende, mas Toinha Impressionada dá mais trabalho. Os dois a fazem parar, e João Vivo
diz:)
Só porque estamos em um aeroporto, não quer dizer que somos aviões!
(Os outros fazem: Ahhhhh! E todos começam de novo a perguntar: Onde estamos? Onde estamos?)
1ºATO-Cenanº4
• JOSÉ EU ACHO :=:
(chama os outros, abraça-os e diz:) Eu acho que estamos em ummmmmaaaaa Igreja!
• TOINHA IMPRESSIONADA :=:
(se espanta e diz:) Se estamos em uma Igreja, então somos amigos de Jesus!
(TODOS ASSUMEM A POSIÇÃO DE ORAÇÃO, E PROCURAM PARECER SANTOS.)
• JOÃO VIVO :=:
(para de agir como Santo, olha os outros dois, balança a cabeça e os chama)
(José Eu Acho logo atende, mas Toinha Impressionada dá mais trabalho. Os dois a fazem parar, e João Vivo
diz:)
Só porque estamos em uma Igreja, não quer dizer que somos Santos e amigos de Jesus!
(Os outros fazem: Ahhhhh! E todos começam a perguntar a João Vivo como ser um verdadeiro amigo de
Jesus.)
•2ºATO-Cenanº1
• JOÃO VIVO :=:
(Pega a Bíblia, apresenta aos outros 3 e diz:)

É neste livro que aprendemos como ser amigos de Jesus.


(aproxima-se da platéia e finaliza:)

O Senhor Jesus nos ensinou que se fizermos tudo o que Ele nos manda, somos Seus amigos. E o preço da
amizade do Senhor Jesus, é a obediência a Sua palavra. Não há necessidade de vir a igreja se não houver
obediência, pois a simples presença na igreja não mostrará seu amor à Jesus. (João 15:14)
•2ºATO-Cenanº2
• NARRADOR :=:
Em João 15:14-15 diz o seguinte:
"Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o
que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer."
Essa palavra do Senhor JESUS nos faz entender o quão bom é servir a JESUS, pois de nada é proveitoso servir
sem recompensa, mas servindo a JESUS a recompensa está no fato de receber a amizade do filho do DEUS
vivo.
Para entender melhor essa amizade, ilustro da seguinte forma:
Imagine você amigo do filho do Presidente de República Americana, que atualmente é o homem mais poderoso
do mundo, e seu filho compartilhando contigo o conhecimento que seu Pai lhe dera, sem falar no fato de andar
com um jovem tão rico e poderoso que tem do melhor que essa terra pode oferecer. Mas para você deleitar de
tal condição, é necessário que esteja sujeito a vontade do filho deste homem.
Semelhantemente é ser amigo de JESUS, mas sendo amigos de JESUS não seremos apenas amigos do filho do
homem mais poderoso da terra, e sim do Senhor maioral do Universo e de toda a existência. Não somente
teremos do melhor desta terra, mas do melhor da criação de DEUS.
E como podemos cumprir o que JESUS deseja?
Em Romanos 13:8-10, o apóstolo Paulo nos ensina:
"A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei. Com
efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo
nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De modo
que o amor é o cumprimento da lei."
Somente devo amar a DEUS de sobremaneira, e amar a meu irmão como eu me amo. Deste modo cumpro toda
a lei e sou amigo de JESUS CRISTO e herdeiro dos sonhos de DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us