14 de dezembro de 2009

JONAS NA BARRIGA DE UM PEIXE



A história de Jonas assemelha-se um pouco á dos hebreus, enquanto estiveram no deserto, pois Jonas ouve a voz de Deus que lhe ordena algo, mas não obedece.
Disse Deus a Jonas: Jonas, levanta-te e vai até á cidade de Nínive! Porque eles tem feito tantos pecados, que quero que tu vás aquela cidade, e lhes anuncies que se devem arrepender, e viver uma vida digna e agradável diante de mim, que sou Deus !
Jonas ouvindo o que Deus lhe dizia, ficou cheio de medo, dizendo : Como é que eu, um homem tão simples, poderei ir á presença do rei dizer tudo isso? Tenho ouvido que eles são homens maus, e se não gostarem das minhas palavras de certeza que vão-me matar!
Deus ouvindo o que Jonas disse voltou a ordenar: Quero que vás a Nínive, pois do resto eu cuidarei, confia em mim.
Mas o maroto do Jonas continuou assustado e fugiu para uma cidade muito distante daquela que Deus lhe tinha mandado ir, ele foi para Társis. Para chegar á cidade de Társis, Jonas entrou num grande barco, pensando que dessa forma iria fugir da presença de Deus. Mas o que ele se esqueceu, é que Deus vê todas as coisas, e tem acesso a todo o lugar.
E lá foi o nosso amigo Jonas pelo mar dentro, pensando que se tinha escapado do serviço, que Deus lhe tinha dado.



Mas de repente uma grande tempestade levantou-se no mar. Deus tinha ordenado ao vento e á chuva que fizessem uma tempestade, para que Jonas obedecesse àquilo que Deus lhe tinha dito.
E no meio daquela tempestade os tripulantes do barco começaram a clamar a outros deuses, mas a tempestade não acalmava, os marinheiros, desesperados, deitaram ao mar quase toda a carga do navio, para que este não fosse ao fundo.
O mestre do navio desceu ao porão e encontrou o Jonas dormindo, Então tu estás dormindo no meio de uma tempestade, clama ao teu Deus para que não morramos todos neste mar., disse o mestre, Jonas assustado, porque sabia que aquela tempestade era por sua causa, não disse nada, com medo que eles o atirassem para o mar alto.


Mais tarde, o Jonas vendo que os marinheiros estavam em perigo por sua causa disse a todos: Eu sou Hebreu,e temo ao Deus que fez os céus e a terra. os marinheiros cheios de medo disseram-lhe: O que é que tu fizeste, diz-nos o que podemos fazer para que a ira do teu Deus se acalme, e este mar se aquiete?
Jonas muito triste respondeu: Peguem em mim e joguem-me ao mar, e o mar vai-se aquietar, porque eu sei que foi por minha causa que se levantou esta tempestade.
Entretanto os homens com pena de Jonas, começaram a remar, tentando assim alcançar a terra, mas não podiam, porque o mar ficava cada vez mais bravo contra eles. Os marinheiros clamaram a Deus, gritando: Ah! Senhor! Pedimos-te que não soframos por causa de Jonas, pois não sabíamos que ele estava fugindo de ti.
Sem poderem fazer mais nada os homens pegaram no Jonas, e jogaram-no para fora do barco, para o meio do mar alto.


E ali ficou o Jonas no meio do mar sem saber o que lhe iria acontecer.






O Senhor Deus foi falar com um peixe muito grande que habitava no mar e disse-lhe: Peixinho, tenho um trabalho para ti, tenho um jovem rapaz desobediente chamado Jonas, no meio do mar alto e quero te tu o engulas, sem o magoar, e que o conserves na tua barriga até eu te dizer que podes soltá-lo!, o peixe ficou um pouco perturbado com a história e disse a Deus: Mas, criador, será mesmo necessário, que eu tenha de engolir um rapaz desobediente? Bom, se é essa a tua vontade, então eu vou obedecer.
E lá foi o peixe á procura do Jonas para dar-lhe uma lição. Quando encontrou o Jonas, abriu a sua boca e ... Hum! Hum!, é delicioso este rapaz desobediente, e engoliu o Jonas.
Então o Jonas desesperado, dentro da barriga do peixe orou a Deus e disse: Na minha angustia, clamo a ti Senhor, e tu me vais responder, do ventre do peixe grito, e tu ouvirás a minha voz, agora sei que agi mal e estou arrependido, por isso tira-me da barriga deste peixe e eu farei o que me pedes, Senhor!
Deus ouviu a oração de Jonas, e disse ao peixe: Peixinho, obrigado pelo teu serviço, agora o Jonas compreendeu que não pode fugir da minha vontade, e que eu sou o Senhor Deus. Agora vai até á praia e vomita o Jonas na areia.
E assim foi, o peixe nadou até a praia e vomitou o Jonas na areia. Quando o Jonas viu-se livre da barriga do peixe, logo correu para chegar o mais depressa possível a Nínive.
Chegando Jonas até Nínive, anunciou a todos o que Deus lhe havia ordenado. Todo o povo daquela cidade, incluindo o Rei acreditaram em Deus, e decretaram que haveriam de obedecer somente ao Deus de Jonas.




Afinal, Jonas não tinha muitos motivos para ter medo, pois todos os habitantes acreditaram naquilo que ele anunciou da parte de Deus.

O exemplo de Jonas é maravilhoso pois podemos ver que o que Deus nos ordena na Sua palavra, temos de ter o cuidado de obedecer e Ele cuidará para que tudo se faça assim com está escrito, só precisamos de confiar nele, e ele concederá o desejo do nosso coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us