4 de dezembro de 2009

Tornando eficaz o culto familiar

A prática do culto familiar diariamente oferece muitas vantagens aos pais que procuram alcançar seus filhos com o evangelho. Por um lado, Deus planejou que os filhos, em seus anos de formação, olhem naturalmente para seus pais, a fim de receberem estímulo, visto que os pais são aqueles que protegem os filhos e lhes providenciam o necessário. Antes que a furiosa investida do mundo venha sobre os filhos, eles são naturalmente inclinados a ouvir o seu pai e a sua mãe — especialmente o seu pai. Nos anos de formação, os filhos não estão ouvindo com mais atenção ao Presidente da nação do que a seus pais. Eles não ouvem nem abraçam as normas aceitas pela sociedade antes de chegarem à adolescência. Pelo contrário, os filhos estão dizendo, em essência, aos seus pais: "Moldem-me; transmitam-me o que é mais precioso ao coração de vocês".

Com freqüência, um filho vê além da aparência religiosa de seus pais e descobre o que é realmente precioso para eles! Um filho vê padrões de coração que induzem os pais a buscarem riqueza, diversão, esportes, entretenimento, televisão, shoppings ou mera ocupação religiosa. Um filho pode perceber facilmente quando tais coisas são mais estimulantes para seus pais do que a devoção ao Senhor Jesus Cristo! E quando este for o caso, tal filho abraçará as mesmas afeições de seus pais, em prejuízo de sua própria alma!

Quando os filhos vêem seus pais anelarem por Deus — pais que estão constantemente transbordando as Escrituras e buscando a Deus em oração a respeito de todas as coisas; pais que têm equilíbrio adequado entre o gozo de uma recreação legítima e o anelo de conformar-se a todas as coisas que trazem glória para Deus — podemos esperar que esses filhos adotarão o mesmo equilíbrio. Não importa o que ou quem é precioso para você, isso também será precioso para seus filhos.

Observe este princípio que pode ser extraído de 1 Timóteo 4.16 e aplicado a cada pai:
"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes ".
De acordo com a Palavra de Deus, os pais são responsáveis por serem os pastores de seu próprio lar. Portanto, este versículo se aplica, pelo menos em princípio, aos pais, bem como aos pastores e presbíteros da igreja local. Os pais têm de cuidar de si mesmos no que diz respeito à adoração particular e ao ensino da Palavra no culto familiar.
Talvez a razão por que os pais não estão liderando seu lar na adoração diária ao Deus vivo seja o fato de que o coração deles não está se relacionando com Deus de maneira pessoal. Os pais não estão sendo sacerdotes por que não estão estudando a Palavra de Deus para a saúde de sua própria alma, nem intercedendo pelos membros de sua família com regularidade, em secreto. Por esta razão, não deve nos surpreender que muitos lares se encontram em desordem espiritual.
John Geree escreveu a respeito de um pai tipicamente Puritano, em 1646:
"Ele se esforça para que sua família se torne uma igreja, tanto no que se refere às pessoas como às práticas, admitindo ali somente alguém que teme ao Senhor; e empenha-se para que os nascidos em seu lar sejam também nascidos de novo ".


Para os Puritanos a família era sobremodo importante:
"A família é o seminário da igreja e do Estado, e se os filhos não forem bem instruídos ali, todas as outras coisas fracassarão ".
Portanto:
"Mantenha o governo de Deus em seu lar. Famílias santas têm de ser os principais preservadores dos interesses do cristianismo no mundo".8
Você já considerou o fato de que o nosso lar, em essência, é um pequeno seminário? Quem dá aos seus filhos instrução espiritual? O tutor teológico do seminário, o pai (Provérbios 22.6; Efésios 6.4). Como ele faz isso? Primeiramente, liderando a sua família na adoração diária ao Deus vivo. O grande reformador francês J. H. Merle d'Aubigne apresentou este desafio:
"Meus irmãos, existe no coração de vocês um altar dedicado ao único Deus vivo e verdadeiro? Vocês são o templo de Deus ? O Espírito de Deus habita ali ? Se não existe um altar erigido a Deus na alma, não pode haver nenhum altar no lar de vocês ".9
"Somente um discípulo pode fazer discípulos. "
A. W. Tozer

Agora é o tempo em que os pais têm de implementar o culto familiar diário, mesmo que este seja um conceito estranho à maior parte do evangelicalismo contemporâneo. Os pais (em especial, o pai) têm de reconhecer que são os responsáveis pelo treinamento espiritual de seus filhos — não os professores da Escola Dominical, os ministros de jovens ou o corpo de pastores. Por isso, assumam, sem demora, a responsabilidade que Deus lhes outorgou, para conduzirem seus pequenos a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us