19 de janeiro de 2010

teatro cristão - CRUZ DE PALHA



PERSONAGENS:

SINOPSE:
O encontro entre Zuia com um anjo, onde indaga sobre as injustiças de carregar uma cruz maior que os outros.

PERSONAGENS:
ZUIA, Cristão, solteiro, desempregado, sofre com as injustiças e com a condição atual do mundo.
ANJO - Enviado de Deus, permitirá que Zuia reflita melhor sobre sua condição.
BAGÁRIO - Amigo, cristão, casado, desempregado, trabalha na rua vendendo CDs para sobreviver.

CENA 1 - (Música - Luz - BAGÁRIO numa barraca vendendo CDs Gospel, encontra ZUIA)

BAGÁRIO - ZUIA! ZUIA vem cá rapaz, a paz do Senhor querido!
ZUIA - E aí, BAGÁRIO, como vai?
BAGÁRIO - Vou indo bem, como Deus quer. E você, como está?
ZUIA - Vou bem, graças à Deus!
BAGÁRIO - ZUIA, vem cá. (Se afastam um pouco da barraca) Eu sei que você está chateado com tudo, que não consegue emprego, e sei da sua revolta, mas calma, Deus está no controle, e só Ele sabe o que você tá passando e sabe como resolver.
ZUIA - Eu não encontro respostas para as minhas perguntas e isso me deixa angustiado.
BAGÁRIO - Eu sei como é.
ZUIA - Eu olho pra você presbítero, que não se revolta e pergunto porque Deus não te dá um emprego? E olho pros outros e vejo trabalhando, com carro e rindo de nossa condição.
BAGÁRIO - Eles só riem se nós nos deixarmos abalar, nisso o inimigo é expert.
ZUIA - Não consigo nenhum trabalho, e não tenho mais vontade de fazer nada. Até em morrer eu já pensei. Por que passamos por isso?
BAGÁRIO - Porque precisamos passar, porque somos privilegiados.
ZUIA - Sofrer é privilégio?
BAGÁRIO - A bíblia diz que sim, "no mundo tereis aflições", porque sofremos pelo Senhor.
ZUIA - Mas por que BAGÁRIO?
BAGÁRIO - Estamos sendo lapidados, purificados, moldados para uma missão específica.
ZUIA - A minha cruz é muito grande, e eu não estou agüentando.
BAGÁRIO - Não há nada maior do que você não possa suportar.
ZUIA - Essas igrejas novas pregam que sofremos porque queremos e que temos que exigir de Deus.
BAGÁRIO - Já estudamos sobre elas na escola dominical e sabemos que essas ditas novas igrejas vieram para saquear e confundir o povo da verdadeira e santa doutrina.
ZUIA - Minha cruz tá muito pesada.
BAGÁRIO - Agüenta, a vitória será grande.
ZUIA - Se eu pudesse eu pediria para o Senhor me dá uma cruz menor.
BAGÁRIO - Se Deus te deu essa, aceita, Ele sempre nos dá o melhor.
ZUIA - A bíblia não diz "nunca vi um justo mendigar o pão"?
BAGÁRIO - Diz.
ZUIA - Então porque muitos passam fome?
BAGÁRIO - Você já deu a resposta. Você nunca verá um justo, um fiel ao Senhor mendigar, mas você verá um justo, um fiel até mesmo passar fome. O apóstolo Paulo diz "passei fome, frio, etc "posso todas as coisas Naquele que me fortalece". O que acontece é que hoje estão pregando por ai um evangelho light, diet, sem consistência, sem o verdadeiro alimento que vem do céu.
ZUIA - Eu gosto de conversar com você, porque eu encontro respostas para minhas indagações.
BAGÁRIO - E o que me fez ter essa convicção e entendimento?
ZUIA - Curso de teologia?
BAGÁRIO - O curso é bom pra quem pode fazer, mas a verdadeira teologia se aprende na escola dominical, ali você vai recebendo aos poucos na dose certa, e não recebe diploma pra dizer que é ou não é doutor em teologia. Hoje temos muitos teólogos, mas sem o fogo do Espírito.
ZUIA - O Armando, está a anos na igreja e não sabe nada.
BAGÁRIO - Sabe qual é o grande problema do cristão? Ele não lê a bíblia, e não vai a escola dominical, muito menos se interessa em discuti-la e praticar o que aprendeu, por não amar verdadeiramente à Deus.
ZUIA - Você acha que eu amo ao Senhor?
BAGÁRIO - Isso só você pode responder. Amar é uma ordenança, não é um dom, é determinação, ou você ama ou não ama. Quando eu estava no mundo, eu era fã do Michael Jackson, eu via todos os seus clipes, tinha seus discos, foto e me interessava por tudo que existia sobre ele, até as danças eu aprendia, porque eu o amava e me enganava por seu trabalho, eu queria ser como ele.
ZUIA - Eu ainda gosto da Madona, mas também gosto da Shirley Carvalhaes.
BAGÁRIO - Há um vazio no coração do homem e só Jesus pode preenche-lo, mais ninguém. O Senhor deseja que verdadeiramente o amemos e Ele não divide sua glória com ninguém, ou você o ama ou não. Você pode gostar de cantores, mas adoração, só para o Senhor.
ZUIA - A minha irmã coleciona autógrafos de vários cantores, você acha que ela está certa?
BAGÁRIO - Não. Está completamente errada, esses cantores querem reconhecimento usando o nome do Senhor. Eles buscam fama, criam até fã clube, e isso só acontece porque as igrejas de líderes cegos contratam e o povo acaba idolatrando esses lobos. Existem líderes que são piores que cantores. Tem líder que se maquia antes da pregação, que andam com muitos seguranças, e o povo nem chega perto. Existem púlpitos a prova de bala. Onde está o poder de Deus nessa igreja?
Líder com medo da morte, se a palavra diz que "Deus se agrada com a morte de seus santos".
ZUIA - Estou escandalizado.
BAGÁRIO - Muitos estão. Mas isso é pra se cumprir as profecias. Se fosse para ser diferente não estaria escrito. Essas igrejas não crescem, elas incham. E para poder encher precisam de campanhas absurdas que beiram a macumbaria como fechamento de corpo, descarrego, desencapetamento, com promessas de enriquecimento para atrair o pobre coitado e o pior é que usam o nome do Senhor e se dizem seguidores de Cristo.
ZUIA - Meu Deus!
BAGÁRIO - É melhor entrar no céu manco, sem um olho do que ser lançado no fogo eterno. É melhor ser fiel no pouco e ter ao nosso lado o Senhor.
ZUIA - Mas nessas igrejas tem até milagres, curas.
BAGÁRIO - A bíblia fala sobre isso "farão tão grandes sinais e prodígios, que se possível fora enganariam até os escolhidos". O grande problema hoje em dia é que as pessoas vão as igrejas em busca de curas, casamentos, empregos, casas, isso não é errado, o errado é que elas buscam somente isso e se esquecem de buscar o mais importante e verdadeiro sentido do cristianismo.
ZUIA - Preciso ir.
BAGÁRIO - Tire o vulto de seus olhos e veja Jesus como Ele realmente é. O maior milagre Ele já fez por todos nós, a salvação, e poucos tem dado valor. Olhe somente para o Senhor.
ZUIA - Obrigado pelas palavras.
BAGÁRIO - Olhe aqui, você é um bom contador, e Deus te honrará. Converse com Ele e certamente te dará uma resposta. (Se abraçam - Música - B.O)

CENA 2 - (Música - Luz - ZUIA andando só, encontra com uma MULHER)

ZUIA - Senhor, eu preciso crer e gostaria de trocar de cruz, me dá uma mais leve. Eu não agüento mais essa situação, sei que o BAGÁRIO está certo, mas eu não estou agüentando. (Se encontra com uma MULHER chorando) Está se sentindo mal?
MULHER - Não é nada!
ZUIA - Como não é nada? Você estava chorando. Eu também estou numa luta, sem emprego.
MULHER - Eu entendo. É terrível.
ZUIA - A minha luta é sem igual, falo isso pra você entender que não está sozinha.
MULHER - É que eu descobri que tenho câncer e só tenho três meses de vida.
ZUIA - Vi... como? Olha moça, as vezes morrer é o melhor remédio.
MULHER - Também acho, mas eu tenho dois filhos pequenos que amo muito, e não tenho com quem deixá-los.
ZUIA - Meu Deus! (Música)
MULHER - Eu preciso de um milagre! Eu já fiz até aborto, e sei que Deus condena essa prática maligna.
ZUIA - Existe um Deus que pode todas as coisas, é só você crer. Ele quer te perdoar. Sei que se eu acreditasse nisso, eu não estaria desempregado, mas eu sei que Ele pode tudo, até te curar.
MULHER - Jesus? Ele pode me curar?
ZUIA - Ele mesmo! Pode e muito mais do que pensamos. (MULHER vai saindo de cena) Espera, onde vai? (A MULHER sai e entra um ANJO)
ANJO- Como vai Zuenildo?
ZUIA - ZUIA é melhor.
ANJO- ZUIA, gostei do que vi.
ZUIA - Quem é você e como sabe o meu nome?
ANJO- Eu sou aquele que você pediu ao Senhor.
ZUIA - Eu não pedi nada.
ANJO- Disse que a sua cruz estava pesada.
ZUIA - É, e continua, mas deixa pra lá.
ANJO- Hoje eu vim te dá uma oportunidade de trocá-la por outra, se assim deseja.
ZUIA - Eu não quero trocar por covardia não, mas quero trocar porque tô cansado dessa cruz, já levei ela por muito tempo, agora entregue-a para outro.
ANJO- E como deseja a outra cruz?
ZUIA - Uma de bolso, que eu possa carregar no bolso.
ANJO- Deseja mesmo trocá-la?
ZUIA - Olha pra mim. Eu não agüento mais de tanto sofrer.
ANJO- Então venha comigo e prepare-se. (Saem os dois - Música - B.O)

CENA 3 - (LUZ - ANJO entra com ZUIA num local onde está cheio de cruzes)

ANJO- Agora é só você escolher e dentro de alguns minutos estarei de volta. (sai de cena)
ZUIA - Vai me deixar aqui sozinho? Que lugar é esse com tantas cruzes? (Música - Olhando uma grande cruz) Essa deve ser a que Jesus levou. (Olhando uma um pouco menor) Essa com certeza foi a do Paulo. (Olhando outra menor) Essa dos heróis da fé. (Uma outra com 2 metros) Essa é a minha, pelos contornos, eu até já sinto o peso. Enfim chegou o dia da troca, chega de sofrer, Jesus já sofreu por mim, agora é pegar outra e cair na prosperidade material, carro novo, casa nova, uma bela esposa, e viver até fartar. Vou procurar uma bem pequena. Olha essa aqui, do tamanho de minha mão. Mas ainda tem essa menor que dá no bolso. Olha que cruz maravilhosa.
pequena e bonita, se é que alguma seja bonita. essa aqui é a que quero, e tá decidido. (ANJO volta) Ah, você está ai! Já resolvi, troquei essa por esta. (Apontando a antiga cruz)
ANJO- Qual que você disse que era a sua?
ZUIA - Aquela ali.
ANJO- Aquela foi de Pedro, o apóstolo.
ZUIA - Então deve ser aquela outra?
ANJO- Aquela foi de Tiago, irmão do Senhor Jesus.
ZUIA - Então essa?
ANJO- Não.
ZUIA - Essa? (O ANJObalançava a cabeça negativamente)
ANJO- Você nem chegou perto.
ZUIA - Então deve ser tão imensa que nem puderam colocá-la aqui.
ANJO- Ela está aqui e no lugar certo que deveria estar e nunca sairá.
ZUIA - Onde?
ANJO- Aprenda isso, o Senhor não coloca sobre nenhum homem uma carga maior do que ele pode suportar, se a cruz que você carrega está pesada, chame ao Senhor para carregá-la contigo, o seu grande problema é que você carrega sozinho, por orgulho, por inferioridade, e por se exaltar demais.
ZUIA - Onde encontro a minha cruz?
ANJO- Você gostou dessa que escolheu?
ZUIA - Gostei, mas já que não posso ficar com ela, paciência.
ANJO- Fique com ela!
ZUIA - Posso? Daqui pra frente eu prometo que serei mais fiel ao Senhor, que nunca mais reclamarei, e que farei tudo o que Ele me mandar. Vou ler mais a bíblia...
ANJO- Nunca prometa o que não cumprirá. Lembre-se! Ninguém pode prometer nada ao Senhor e ficar sem cumprir. Existem pessoas que carregam cruzes de palha por ser mais leve. Toda cruz que Deus nos dá é para carregarmos até o fim de nossas vidas. (O ANJO sai de cena)
ZUIA - Então, se Deus não permite que trocamos, como eu troquei? Onde ele foi?
(Olha para a sua cruz) É pequena demais para ser a minha. Como eu ia escolher a mesma, se não estava suportando? Como a minha cruz pode ser tão pequena? Protesto! Será que eu não agüento cruz maior? Pelo jeito não. (Rindo) E qual será o tamanho da cruz desses bispos e apóstolos atuais que só pensam em dinheiro? Se a minha cruz é de palha, a deles não existe a olho nu. E a do Armando? (Música vai aumentando) A do BAGÁRIO deve ser do tamanho da minha. (Sai de cena - B.O)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us