19 de janeiro de 2010

teatro cristão - A VELA E A LUZ



Material necessário: Usar 8 a 10 bonecas pequenas (eventualmente de cartolina) que possam ficar de pé; uma vela acesa; uma vela pequena; uma mesa.

Uma pessoa conta a história e usa gestos para fazê-la.

Narração: Deus deu a terra (apontar para a mesa) com animais, árvores, flores, alimentos para comer, ar para respirar. E tudo era muito bom (colocar a vela na mesa).
Aqui na terra nós (devagar, colocar - uma por uma - as pessoas {bonecas} na mesa. deveríamos morar. Mas Deus deu uma coisa às pessoas que até deixou ele mesmo curioso: ele nos deu a possibilidade de escolher (mostrar que uma boneca pode cair) entre fazer a sua vontade ou não.

E nós, muitas vezes não fazemos a vontade de Deus, provavelmente não confiamos bem nele. Pensamos talvez que conseguimos viver melhor sozinhos Uma boneca cai da mesa para o chão, e mais uma, e mais uma..). Nós caímos e ficamos assim separados da luz de Deus. Assim diz a bíblia.

Pecado é interromper (as bonecas estão no escuro, na sombra. A luz de Deus {verdade} não chega a eles) o contato com Deus. Adão e Eva tiveram que sair do jardim do Éden, da presença de Deus, quando eles desobedeceram. No escuro, nas trevas, longe de Deus, não é tão fácil ver a sua vontade.

Então, o que Deus fez? Ele enviou (acender na vela grande uma menor e ““procurar” as bonecas, enquanto continua narrando. Colocar uma por uma as bonecas na mesa) seu filho Jesus a nós. A bíblia chama-o de luz do mundo. “O povo que andava nas trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.”(Is 9.2). Jesus procurou por todos que caíram, se afastaram dele. Por isso ele veio ao mundo. Hoje ele procura por nós.

Quando nós ouvimos as histórias da bíblia, sobre Jesus, isso é a luz de Jesus que procura por nós. Quando não fazemos aquilo que Deus quer, nós caímos (uma boneca cai), e não podemos subir sozinhos de novo. Mas, quando nós pedimos o perdão e pedimos a ajuda (a vela “procura” e ajuda a boneca a voltar) de Jesus, ele nos dá a sua luz e nos ajuda a voltar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us