19 de janeiro de 2010

teatro cristão - A PROCURA



PERSONAGENS:

Homem deitado sobre o chão. Passa homem primitivo, grita e joga osso que carrega.

[Música]

Homem de pé, entram os seis personagens:

Cristão;

Hare-krishna;

Pastor corrupto

Pessoa debochada;

Alcoólatra;

Prostituta.

Posicionam-se no palco. Iniciam um jogral.



Alcoólatra: Era uma vez alguém que morava na solidão do deserto.

Pessoa debochada: Era uma vez alguém que morava na solidão do deserto.

Prostituta: O homem primitivo.

Todos : Rolaram séculos e o mundo evoluiu.

Cristão: Prédios escalando as nuvens.

Pastor corrupto: Computadores.

Prostituta: Bombas.

Alcoólatra: A tecnologia super avançada permitindo coisas fantásticas.

Hare-krishna: Profundezas dos mares reveladas por satélites a todo o mundo no mesmo instante.

Todos : O homem.

Pessoa debochada: Não mata mais para comer.

Todos : O homem.

Cristão: Mata por dinheiro.

Todos : O mundo.

Pastor corrupto: Evoluiu.

Todos : O homem.

Prostituta: Intensificou sua maldade.

Pessoa debochada: Aumentou suas dúvidas.

Alcoólatra: Se perdeu e sufocou-se em seus medos.

Todos : O homem.

Hare-krishna: Preocupa-se com seu trabalho.

Cristão: Com seu dinheiro.

Pastor corrupto: Seu capital.

Música

Pessoa debochada: Se perdeu e sufocou-se em seus medos.

Cristão: Mergulhou fundo nos seus porquês.

Prostituta: Nos seus questionamentos.

Alcoólatra: Perdeu-se na procura.

Hare-krishna: Perdeu-se no vazio do seu próprio coração.

Pastor corrupto: Hoje, grita angustiado.

Todos : Socorro.

Todos os seis personagens viram-se de costas para o homem.

Música

Homem : Procurei em todos os lugares algo que realmente enchesse meu coração. Mas ele está vazio. Não há mais palavras ou gestos que o façam encher. Meu coração está vazio. Minha vida já não tem mais sentido. Todo o brilho deste mundo não reluz mais em meus olhos. As noites iluminadas não conseguem mais me envolver. Meu coração está vazio. Está doente. (Os seis voltam-se para ele lentamente) Meu Deus! Será preciso viver sempre chorando? Será que existe alegria de verdade? Qual é o meu destino? Qual é o sentido de minha vida? Quando sentirei meu coração feliz? Quem pode me fazer feliz? Por favor, estou doente!

Todos : Socorro!

Música

Cristão: Um dia, este homem, que hoje procura desesperadamente a paz e o verdadeiro amor para encher seu coração, este em frente à Palavra de Deus.

(Jovens sentam-se com suas Bíblias para estudar a Palavra de Deus. A Palavra será representada pela Parábola do Filho Pródigo, que estará sendo dramatizada).

Filho : Levantar-me-ei e irei ter com meu pai e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti. Já não sou digno de ser chamado seu filho.

Cristão: Este homem, porém não quis ouvir a verdade.

Homem : Que tenho eu com palavras tão antigas? (Levanta-se e retira-se do local).

Música

Cena : Hare-krishna vai em direção ao homem cantando.

Hare-krishna: Este homem pensou ali não ter encontrado o que procurava. Aprofundou-se então no seu próprio eu para tentar encontrar-se.

Hare-krishnas meditam cantando e invocando seu Harekrishna.

Hare-krishna: Em mim encontrou apenas filosofias criadas por nós homens. Em mim não encontrou o que procurava.

Cena : Entra a procissão e o homem, impressionado, segue-a.

Pastor corrupto: Não encontrando, tentou fazer uma troca com Deus, ou com seus supostos mediadores.

Música

Pastor corrupto: Pobre homem, acreditou que a vontade de Deus é realizada porque nós merecemos ou pagaremos por elas com promessas.

O homem apaixona-se.

Pessoa debochada: Teve a triste ilusão de que o amor carnal o faria eternamente feliz. (Dança e canta uma valsa).

Pessoa debochada: Querem ver que daqui a pouco esse idiota aparece aqui com aquela cara de bobo alegre, achando que está fazendo a melhor coisa do mundo. Esperem que vocês vão ver! (Dança mais um pouco) - Cansei disso aqui. Vou embora!

Casamento.

Pessoa debochada: Triste ilusão! Embalado por canções que o mundo todo canta pra ver se tem um coração mais cheio de esperança, se empenhou nesta busca vazia sem saber que o coração humano não é capaz de dar o amor que ele precisa para ser feliz.. E vocês, queridas, querem casar também? (Joga o buquê) - Então tomem. Porque eu fui!

Música

Jovens e prostitutas drogam-se. O homem acompanha.

Alcoólatra: Afundado na realidade que ninguém o poderia fazer feliz, caiu no mundo da fantasia onde só encontrou a solidão. Só queria “viajar”. Do contrário, não sabia o que fazer.

Música

Alcoólatra: Se iludiu pensando que a fuga da realidade por alguns momentos o faria feliz. Caiu num buraco sem esperanças. Em nós não encontrou o que procurava.

Música

Prostituta envolve-o.

Prostituta: Desta maneira caiu nos braças da noite, na esperança de que o brilho dela o envolvesse por inteiro.

Música

O homem sai com as prostitutas.

Prostituta: No entanto, em mim só encontrou frustrações e desespero, vendo que noites se sucediam e nada o aliviava. (O homem entra e cai).

Todos : Então caiu.

Música

Todos vão saindo e levam-se colocando-se num numa posição diferente.

Homem : Por quê? Por que me fizeram rever tudo que fiz? O que querem? Por que me questionaram? Por que me acusam? Falem! Falem!

Todos voltam-se para ele e gritam:

Todos: Você!!

Todos: Pare!!

Todos: Escute!!

Todos: Pense!!

Música

(Todos de costas ouvem a mensagem)

Mensagem :

O coração humano por mais que procure nas coisas que o mundo oferece, jamais encontrará algo que realmente venha encher o seu coração.
O coração humano precisa de paz.
Não uma paz enganosa que é buscada dentro de si mesmo, uma paz pregada por filosofias humanas.
Não uma paz mergulhada na ilusão ou na cegueira das drogas e do álcool.
Não nos prazeres da carne, que o cega para os sentimentos mais puros.
Não na autoflagelação, onde o sacrifício físico se parece necessário para se obter a paz desejada.
O coração precisa de amor. Não um amor carnal, pois este, não tem a capacidade de dar o amor que ele precisa para ser feliz.
O coração humano precisa de amor. Aquele amor que todos pensam ser antigo e ultrapassado.
Sim, o coração humano precisa do amor de Jesus.
Precisa do amor que nasce não do coração humano, mas do coração de Deus. Simplesmente porque Jesus não tem meramente amor. Ele é amor! O verdadeiro amor, que não pode ser encontrado no coração humano, pois vem do alto, é espiritual, sobrenatural, é sagrado.
Jesus não esperou ser amado por ti para também te amar. Ele já te ama!
Jesus te ama como tu és. Para Ele, tu não és feio ou bonito, grande ou pequeno, branco ou negro, rico ou pobre. Pois Jesus não olha para a tua aparência, mas vê o teu coração.
É ali que Ele quer habitar, para lavar tuas feridas, tirar toda a tua amargura, secar tuas lágrimas, limpar as cicatrizes da tua alma!
Ele quer habitar o teu coração para que finalmente possas encontrar aquilo que tanto procuras: a Felicidade!
Pois, só o amor de Jesus Cristo tem a capacidade de dar tudo o que tu precisas para ser feliz.
Olha: ninguém pode te amar... como Jesus te ama!

Entra jovem cantando sendo em seguida acompanhado pelos demais.

Música :

Eu sempre procurei sem nunca encontrar a paz que eu busquei num mundo a vagar Sem paz no coração tristeza eu senti até que o sol brilhou pra mim O meu Deus é como um sol a brilhar seu calor me dá poder para vencer Eu não posso vê-lo mas posso senti-lo brilhar dentro de mim (brilhar) brilhar dentro de mim (brilhar) brilhar dentro de mim a sua luz. Todos : Ninguém pode te amar... como JESUS TE AMA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us