26 de janeiro de 2010

A VITÓRIA


  Jesus Cristo (Principal)

  Carrasco

  Satanás

  Anjos do Mal (dois ou mais participantes)

  Anjos de luz (dois ou mais participantes)

  Maria 1, 2 e 3

  Ladrão 1 e 2

  Guarda

  Pilatos

  Almas acorrentadas (quantas pessoas estiverem disponíveis)

  Multidão (pessoas que estiverem sem papel ou mesmo as fora de cena)

  Materiais: Iluminação, Sons diversos, três cruzes de madeira, vestes da época, correntes, uma chave grande, um acoite, uma lança.

  Introdução: Historia da crucificação de Jesus, a alegria de satanás e seus anjos com a morte de Cristo, mas a vitoria de Jesus que ressuscita, vai ao inferno tira o domínio de satanás e liberta os cativos deixando o diabo e seus anjos envergonhados e derrotados.


I Ato

1ª Cena
Pilatos com Jesus e a multidão

Iluminação Branca em Jesus e amarela em pilatos e multidão. Som suave de fundo.

Pilatos: O que vocês preferem, que eu solte a Jesus chamado Cristo ou a Barrabas?

Multidão: Barrabas, Barrabas, Barrabas... ( num único tom)

Pilatos: Mas o que eu vou fazer com esse Jesus chamado Cristo então?

Multidão: Crucificai, Crucificai, Crucificai... ( num único tom)

Pilatos: Não entendo... que mal Ele fez? ... estou inocente do sangue deste justo, lavo as minhas mãos.... farei com que a sentença seja de vocês façam o que bem entenderem... crucificai Jesus e libertai da prisão a Barrabas.



Iluminação: as luzes amarelas se apagam, fica a luz branca, caracterizando o olhar de Jesus, se apagando em seguida.

2ª Cena

Satanás à sós. Depois a presença do Anjo Mal.

Iluminação Vermelha ao centro no ator.
Som de suspense no fundo.


Satanás: Até que enfim chegou o grande dia da minha vitória, consegui que o meu plano de matar o Filho de Deus desse certo e dentre e pouco terei o domínio absoluto desse mundo, nunca pensei que seria tão fácil assim mata-lo ( gargalhadas).

Anjo Mal: Mestre....

Satanás: O que Foi? Espero que seja algo importante....

Anjo Mal: Será que a morte de Jesus é importante pro Senhor? ( risos)

Satanás: Maravilhoso.... já esta na hora de eu contemplar Jesus morrendo.... vejam só nem mesmo Deus pode livra-lo e agora é contar os minutos do meu triunfo ( risos)

Iluminação: apaga-se a luz vermelha.


3ª Cena

Jesus vem da entrada do cenário carregando uma cruz nos ombros e sendo acoitado pelo carrasco, algumas mulheres choram seguindo após Ele, pessoas assistem tudo ao redor.

Iluminação: Luz branca acompanhando Jesus no seu trajeto.

Som: Musica triste num som destacado.

Maria 1: O que foi que meu Jesus fez para que viesse a ser maltratado assim.... ( chorosa)

Maria 2: Eles não tem o direito de fazer isso com Ele...

Maria 3: Jesus, Jesus, nos te amamos....Deixem o mestre em paz ( grito)

Carrasco: Cale a boca mulher ( empurra Maria 3 que cai entre as outras Marias)

Jesus: ( somente observa com olhar calmo e cansado )

Maria 1, 2, 3: ( choram desconsoladas)

Iluminação: Continua a luz branca acesa em Jesus.

Som: Entra um som calmo.

4ª Cena

Jesus é crucificado, os dois ladroes, Maria 1, 2 e 3.

Iluminação: mesma da cena anterior, acende-se uma luz amarela nas 3 Maria.

Som: o mesmo da cena passada.

Carrasco: Por que você não fala nada? Você não é o filho de Deus? ( olhando pra Jesus com olhar desentendido)

Jesus: (apenas observa com semblante triste)

Carrasco: ( coloca a cruz no centro inferior do palco, simula pregar Jesus nela mãos e pés e sai de cena)

Ladrão 1: Veja só... tu não disse que é o Filho de Deus? Então.... livra-te dessa cruz e salva nós também... tu não tem poder pra isso? ( debochado)

Ladrão 2: Cale-se seu hipócrita ( olhando pro ladrão 1) ... Mestre lembra-te de mim quando entrares no teu Reino ( olhando compadecidamente pra Jesus)

Jesus: Hoje mesmo estarás comigo no paraíso, meu filho. ( olhando com compaixão pra o ladrão 2)

Maria 1, 2 e 3 Meu Jesus, nosso Senhor , nosso Senhor.... ( num único tom, choramingando a ultima frase.) ( apaga-se as luzes amarelas deixando uma única luz branca centralizando Jesus)

Jesus: Pai porque me desamparaste? ( olhando pro alto, em seguida pro publico, suspirando e abaixando a cabeça rapidamente)

Iluminação: Apaga-se a luz branca, acende-se o estrobo. Som: tenebroso, ruídos de trovões no escuro feitos com laminas de ferro batidas no microfone.

5ª Cena

O guarda à sós. Depois Satanás.

Iluminação: Luz branca no guarda.

Som: os mesmos da cena anterior.

Guarda: Verdadeiramente este era o Filho de Deus.... ( aflito corre de um lado para o outro)

Matamos o Filho de Deus... ( ajoelha-se encolhendo a cabeça)

Iluminação: Apaga-se a luz branca, acende-se outra vermelha em Satanás.

Som: somente a musica tenebrosa.

Satanás: Consegui.... ( gargalhando) o Filho de Deus agora esta morto.... meu triunfo esta completo.... ( risos) Não adianta Deus mandar trevas, tempestades ou terremotos sobre a terra pois o domínio está em minhas mãos eu venci...( anda para o centro superior do palco para com os braços erguidos)

2º Ato.

1ª Cena

Satanás no inferno comemorando com seus anjos a morte de Cristo, almas acorrentadas estão nos cantos da cena, Surge Jesus com todo seu poder.

Iluminação: Luz vermelhas por todos os lados frisando Satanás e seus anjos, depois luz branca que entra com Jesus na cena.

Som: Tenebroso no inicio e bem agitado, depois um som de vitoria na entrada de Jesus.

Satanás: Isso meus anjos comemorem, festejem a minha vitoria... ( gargalhadas ) Jesus esta morto ... Anjos do mal: Viva Satanás... morra Jesus.... Mestre das trevas domine na terra. ( juntos em coro)

Acorrentados: ( choram e se deprimem num grande desespero)

Jesus: ( surge vindo do fundo do palco acompanhado com anjos de luz, lentamente)

Anjo mal: Mestre? ... mestre....

Satanás: O que é?

Anjo mal: Veja mestre ali no fundo o que é aquela luz?

Satanás: Não pode ser.... ( espantado) eu não acredito.... é impossível....

Anjo Mal: Mestre estou sem forças algo esta detendo-me.... ( assustado)

Satanás: É Ele, mas Ele esta morto ... o que veio fazer aqui... ??

Jesus: ( aproximando, com seus anjos detendo os anjos do mal, chega perto de Satanás) Satanás o que você comemora Satanás? Pensou que venceria tão facilmente?

Satanás: O que você faz aqui... você morreu a morte te levou daqui....(assustado, olha pra cruz e a vê vazia) surge uma luz iluminando as 3 cruzes na qual a de Jesus estará vazia) Jesus: Você esta enganado diabo... pois Eu venci a morte e seus aguilhoes... e agora estou aqui para derrotar você e por fim a sua alegria... você não terá mais o domínio da morte e em breve será lançado no lago de fogo e enxofre junto com seus anjos e aqueles que não acreditaram em mim e nas minhas palavras....

Satanás: Por favor Jesus isso não.... não.... não.... ( assustado)

Jesus: Me de as chaves da morte e do inferno....

Satanás: ( se encolhe todo, pega uma chave e entrega pra Jesus escondendo o seu rosto., permanecendo assim ate Jesus ir embora )

Jesus: Meu é todo o poder, eu criei os céus e a Terra, e um dia voltarei para buscar os meus remidos e todo mal será aniquilado. ( erguendo a chave anda até as almas acorrentadas e as liberta.

Almas: Só o Senhor Jesus é Deus ( em coro )

Iluminação: Apagam-se as luzes vermelhas e amarelas, ficando a branca com Jesus no centro do palco.

Som: Suave

2ª Cena
Jesus à sós.
Iluminação : a mesma
Som: o mesmo.

Jesus: Não turbem o vosso coração, em venci a morte e o mundo e vós também se crerem nas minha palavras vencerão. E reinarão comigo na eternidade.
Vinde a mim, todos os cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei....
Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai a não ser por mim.

Iluminação: acendem todas as luzes da igreja...
todos os atores se concentram no palco e cumprimentam o publico cantando a musica “recebi um novo coração do Pai”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us