25 de fevereiro de 2010

O PROTESTO DE UM HOMEM HONESTO


CENARIO: EM CASA

Narrador: Usiel nasceu em um lar cristão, e desde cedo foi ensinado por seus pais a andar nos caminhos do Senhor, atualmente ele mora sozinho e trabalha para sustentar seus estudos, sua rotina não é nada fácil, mas como um bom cristão, ele sempre consegue um tempo para ler e meditar na Palavra de Deus, e ainda falar com os seus discípulos!


Usiel: (ao telefone com um discípulo seu!) E aí Henrique, a quanto tempo, né? Como é que estás? Por que não veio no discipulado esta semana? Ahã... sei! É eu entendo... mas você não pode deixar que estas coisas abalem a sua fé, não é? Sei, não, é claro é uma situação difícil, mas eu acho que a saída também é bem por aí! Você tem que ter fé que Deus ainda está no controle de tudo, é justamente nessas horas que devemos nos apegar mais ainda ao nosso Deus! Entende? OK! Pois é... vamos fazer assim, você vai a reunião amanha a noite, né? Quem sabe a gente se fala lá um pouco antes, isso aí pelas 5:30! Legal, a gente conversa melhor lá então, tenho que travalhar agora! Tchau!

Usiel sai e se encontra com uma amiga na praça:

CENÁRIO: PRAÇA

Usiel: Olá Sandra! A quanto tempo?

Sandra: E aí Usiel, tudo bem?

Usiel: Eu estou ótimo! E você o que tem feito? Por que não apareceu mais lá na Igreja?

Sandra: Bem, é que... tenho outras coisas para fazer atualmente! E você? Pra onde vai agora?

Usiel: Vou trabalhar!

Sandra: Você ainda está trabalhando naquele escritoriozinho do Seu Humberto?

Usiel: Pois é!

Sandra: E aquele unha-de-fome te paga alguma coisa decente?

Usiel: Ele paga sim! Não é nenhuma maravilha, mas dá pra manter minha faculdade e suprir as necessidades do dia a dia! E você o que está fazendo?

Sandra: Bem... eu cansei dessa vidinha de escravo aí, estou trabalhando por conta própria, aliás, até estou precisando de um assistente, não quer trabalhar comigo?

Usiel: Quem sabe! Mas o que você está fazendo?

Sandra: Peraí... chega mais! (sussura no seu ouvido)

Usiel: Mas isso não é ilegal?

Sandra: Bem... depende do ponto de vista! Mas não dá nada, não tem galho amigo! O que você acha?

Usiel: Não, não muito obrigado, não acho isso certo... e...

Sandra: Ah, OK! Você e esse papo de crente! Sabe, por isso é que não consegui mais ir lá naquela Igreja, eles estão sempre tentando “manipular seus pensamentos”, tentando te dizer o que é certo e o que é errado! Eu não consigo me submeter a isso! Eu não entendo como uma pessoa inteligente como você pode cair em toda aquela conversa fiada!

Usiel: Não é conversa fiada! E ninguém está manipulando meu pensamentos! Você sabe tão bem quanto eu que isso é errado!

Sandra: Errado? Errado é ficar trabalhando a vida inteira, feito um condenado, e ainda não sobrar nem um pila no final do mês! Você acha isso justo?

Usiel: É a vida!

Sandra: Acorda Usiel! Eu estou te oferecendo uma oportunidade única, deixe esse seu moralismo de lado! É uma maneira de ganhar dinheiro fácil!

Usiel: O que vem fácil, vai fácil!

Sandra: E o quem vem difícil, vai mais fácil ainda! Olha bem Usiel! Você trabalha a semana inteira, tenho certeza que dá um duro danado! E o que você ganha mal dá para você viver direito, e o pouco que sobra, você ainda deixa para enriquecer o Pastor! Você não percebe que eles só estão interessados no seu dinheiro?

Usiel: Ora Sandra, o que é isso? Você sabe que isso não é verdade!! Como tem coragem de falar mal da Igreja e do Pastor, justo você! Quando você estava precisando, nós a ajudamos, lembra? E agora... você vem com essa conversa...

Sandra: OK! Usiel! Me desculpe! Não quis te ofender! Eu sei que você me ajudou muito quando eu precisei, eu reconheço isso, mas agora é diferente! Agora estou melhor do que nunca! É por isso que estou te dando esta oportunidade, só estou querendo retribuir o favor que você me fez!

Usiel: Desculpe amiga! Mas você sabe qual é a minha posição!

Sandra: Tudo bem! Mas se mudar de idéia... você ainda tem meu telefone, né? Você não sabe o que está perdendo Usiel! Tchau!

Usiel: Tchau! Nossa já estou atrasado para o meu serviço!

CENÁRIO: ESCRITÓRIO

Mateus: Ora, ora Usiel! Dois minutos atrasados, hein? O que foi que aconteceu? Estourou a terceira guerra mundial?

Usiel: Não, não, foi só um pequeno contratempo! Desculpe!

Mateus: Que isso cara não te estressa!

Usiel: O Humberto já chegou?

Mateus: Não! Ele me ligou de meio-dia avisando que não poderá vir hoje a tarde!

Usiel: Ah ta! (Usiel tira alguns papéis da pasta)

Mateus: O que você está fazendo?

Usiel: Trabalhando, ora?

Mateus: Ah, relaxa Usiel! Hoje é sexta-feira! O chefe não vai vir! Deixa isso pra Segunda!

Usiel: É que eu queria terminar estes relatórios ainda hoje!

Mateus: Ta bom! Só não vai trabalhar demais, ta? Escuta Usiel! O que você vai fazer esse Sábado?

Usiel: Vou ao Grupo de Jovens, por quê?

Mateus: Hum, que programão, hein? Não quer fazer alguma coisa diferente?

Usiel: Tipo...

Mateus: O Clauderi vai fazer uma festa na casa dele e me convidou, não quer vir junto?

Usiel: Não, não Mateus! Muito obrigado!

Mateus: Ah Usiel, deixa de ser caxias! Cara, tu sabe a Alice?

Usiel: Sim!

Mateus: Ela está tri a fim de você! Foi ela que pediu para mim te convidar!

Usiel: Mesmo assim...

Mateus: ah, vai me dizer que você não acha ela bonita?

Usiel: Sim, mas... bonito até o Diabo é! Isso não significa grande coisa pra mim!

Mateus: Que conversa é essa amigo? Ah já sei você não é chegado nessas coisas né?

Usiel: Ora Mateus! Você sabe que não é isso! Nós já conversamos sobre esse assunto!

Mateus: Ta bom! Lembrei: você está “esperando no Senhor” não é?

Usiel: Exatamente!

Mateus: Ah Usiel! Fala sério! Você acredita mesmo nisso? Você acha que Deus vai descer do céu e te entregar uma princesinha assim na tua frente?

Usiel: Não, também não é bem assim! Apenas creio que Deus tem a esposa certa para mim!

Mateus: Mesmo? E como você vai encontra-la? Quem te garante que não é a Alice, ou qualquer outra? Como você vai saber, se não experimentar?

Usiel: No tempo certo eu saberei! Não preciso “experimentar” nenhuma outra, não!

Mateus: Olha colega, Você pode entender muito de Bíblia, mas de mulher eu entendo bem! Essa aliança aqui não é por acaso! Eu te digo uma coisa: eu já tive muitas mulheres antes de casar, e até depois... e isso não impede que eu tenha um casamento feliz!

Usiel: Você é você Mateus, mas eu pretendo ser fiel a minha esposa, e ela a mim!

Mateus: Fiel! Ah, as vezes eu acho que você vive no mundo da fantasia! Usiel, você não sabe o que é o casamento, o que é uma rotina! É tudo um tédio! Você acha mesmo que vai conseguir ser fiel a sua esposa?

Usiel: Se eu posso ser fiel a ela agora, mesmo antes de conhece-la, quanto mais depois de casado! Além do mais, prefiro a rotina com Deus do que a novidade com o Diabo!

Mateus: Nossa! Agora você pegou pesado hein? Mas tudo bem, nem sei porque estamos falando em casamento, eu só te convidei para uma festa, acho que seria legal para você sair, se divertir um pouco! Você parece tão “pra baixo”!

Usiel: Que isso! Só estou um pouco cansado hoje, é normal para uma Sexta-feira, tive uma semana cheia!

Mateus: Mas então amigo! Você precisa relaxar um pouco liberar o stress! Aproveite enquanto você é jovem, hein? Senão daqui a pouco você vai se arrepender do tempo perdido! Escute o que eu estou te falando!

Usiel: Davi disse: fui moço e já agora sou velho porém jamais vi um justo arrependido!

Mateus: Puxa! Você tem uma resposta pra tudo hein? Mas, tudo bem, não vou discutir com você! Só estava querendo te ajudar! Tenho certeza que a festa vai estar muito legal! Mas agora eu tenho que dar uma saidinha para resolver alguns problemas particulares! Eu já volto! Vai pensando aí na minha proposta, eu ia gostar muito que você fosse, e a Alice mais ainda (hê, hê)

Usiel: Ta bom! Mateus! Eu vou pensar, agora vai ta! Até mais!

Mateus: Feito! Tchau

Lúcia: Olá Usiel?

Usiel: Oi Lu! Tudo bem?

Lúcia: Tudo bem, fora o pequeno atraso! Perdi o meu ônibus!

Usiel: Tudo bem, isso acontece!

Lúcia: Onde está o resto do pessoal?

Usiel: O Humberto não vem hoje a tarde, e o Mateus foi resolver alguns compromissos!

Lúcia: Hum! Ora e você continua trabalhando, mesmo sozinho? Que bonitinho!

Usiel: Eu sou pago para isso, lembra?

Lúcia: OK! Mas... será que você pode dar uma folguinha só para nós conversarmos um pouco, queria aproveitar que estamos sozinhos!

Usiel: Sem problema! Pode falar...

Lúcia: Bem... eu não quero que você me interprete mal, mas... desde que eu comecei a trabalhar aqui, eu percebo que você parece ser um pouco diferente, dos outros homens que conheci sabe? Você é tão simpático, gentil, atencioso, e... bem... eu gostaria de saber o que você acha de nós sairmos este final de semana, tipo... ir ao cinema ou a um restaurante, só para nos conhecermos um pouco melhor?

Usiel: Bem... Lúcia... eu adoraria mas... eu não posso!

Lúcia: Não pode? Por quê? OK! Você me acha feia é isso?

Usiel: Não! Não é isso imagina! É que... eu sou cristão e...

Lúcia: ah, já sei: a sua religião não permite! Certo?

Usiel: Não, não é bem isso, eu não tenho religião, minha religião é Jesus Cristo!

Lúcia: Sei! Então você acha que eu sou “pecadora” demais para você? É isso? Ora! Eu também vou a missa de vez em quando, e não sou nenhuma assassina!

Usiel: Não é isso! Lú! Escute: A bíblia diz que Todos pecaram e carecem da Glória de Deus! Jesus não veio chamar os justos e sim, pecadores ao arrependimento!

Lúcia: Arrependimento? Ora a minha vó sempre dizia que: nós só vamos nos arrepender daquilo que nós não fizermos! E é uma grande verdade! Ora Usiel (coloca sua mão em cima da dele) não seja assim...

Usiel: (se levanta e se afasta!) Lu, não faça isso!

Lúcia: Você está com medo de mim?

Usiel: Não! Eu tenho medo é de mim!

Lúcia: Ora, ora, então o rapazinho santinho também tem impulsos?

Usiel: Lúcia! Escute: você é uma pessoa muito legal, eu gosto muito de você, mas... não dessa forma...

Lúcia: Mas que forma Usiel? Não estou te pedindo em casamento! Só estou te convidando para sairmos uma noite e rirmos um pouco! Não há nada de “pecaminoso” nisso! Que Deus é esse seu que não deixa nem que você faça novos amigos e se divirta saudavelmente!

Usiel: Para o teu conhecimento eu me divirto bastante sim! E se você quer sair comigo, porque não vamos no grupo de jovens, amanhã lá na Igreja, então?

Lúcia: Ah, fazer o quê? Ficar a noite inteira lendo a Bíblia e rezando? Fala sério!

Usiel: Fazemos muito mais do que isso, tenho certeza que você ia se surpreender!

Lúcia: Tudo bem! Usiel! Eu acredito em você, mas... acho que não nasci para isso! Entende?

Usiel: Você nasceu para expressar a glória de Deus amiga!

Lúcia: Usiel! Eu respeito a sua opinião mas... eu vivo muito bem eu já tenho Deus no meu coração, eu acho que posso viver uma vida digna e normal sem esse “fanatismo religioso”! Você é uma pessoa tão legal e inteligente... não deixe que esse negócio de Jesus e religião estrague sua vida, OK?

Pense no que eu te falei! E se mudar de idéia, me avise, ta? Você não sabe o que está perdendo! Tchau!

Usiel: Tchau!

____________________________________

Mateus: E aí Usiel!

Usiel: Opa! Beleza?

Mateus: Báh, acabei demorando mais do que eu esperava, esta tarde passou voando! Já está na hora de ir embora, né?

Usiel: Ih, é mesmo! Também nem tinha percebido!

Mateus: Trabalhou bastante?

Usiel: Pior que não!

Mateus: Ficou pensando na festa, não é mesmo? E aí vai ir ou não!

Usiel: Eu já te disse Mateus

Mateus: Ah, Usiel, não adianta disfarçar eu percebo que você está morrendo de vontade de ir!

Usiel: Engano seu amigo!

Mateus: Então ta! Mas qualquer coisa me liga, ok? Você não sabe o que está perdendo! Fui!

Usiel: Tchau!

Usiel arruma suas coisas e sai

CENÁRIO: PRAÇA

Criança 1: E aí crentinho, parece cansado! O que que houve? A Bíblia ta muito pesada?

Criança 2: Que nada! O problema é que ele deu todo o dinheiro dele pro Pastor comprar um terno novo!

Usiel: Saiam daqui! Crianças, puf!

Usiel se senta em um banquinho, ele está cansado e abatido.

______________________________

Gabriel: E aí Usiel, tudo bem? Você parece tão... abatido! O que houve?

Usiel: Nada, só estou um pouco... cansado!

Gabriel: Cansado de quê?

Usiel: Sei lá! De tudo!

Gabriel: Ora Usiel, lembre-se do que Jesus disse, ele não nos prometeu uma vida sem lutas, mas nos prometeu forças para vencer todas elas!

Usiel: Eu sei Gabriel! O problema... é que eu estou cansado de lutar... é todo dia, tudo tão igual a mesma rotina! Eu olho para as pessoas ao meu redor, meus amigos meus colegas, parece que eles vivem tão bem, sem problemas, enquanto nós estamos, sempre assim, lutando... contra o diabo, contra o mundo contra a carne! É tão difícil!

Gabriel: Eu entendo Usiel! Mas... não podemos desistir! Você sabe que no fim Deus tem algo infinitamente melhor preparado para nós!

Usiel: Eu sei, mas... eu estou cansado... de esperar!

Gabriel: Jesus disse: Vinde a mim, vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei! Coloque-se diante de Deus Usiel, abra o seu coração para Ele! Diga tudo o que estás sentindo! Pois só ele tem poder para restaurar as tuas forças!

Usiel: OK Gabriel! Muito obrigado! É isso mesmo o que eu vou fazer! Que Deus te abençoe irmão!

Gabriel: Estarei orando por ti meu irmão! Que Deus te ouça!

Usiel: Obrigado! Tchau!

Gabriel: Nos vemos amanhã!

CENARIO: EM CASA

A Queixa

Usiel: Oh Deus! Tu sabes o que se passa na minha mente e sondas o meu coração! Sei que nada posso esconder de ti! Por isso, perdoa Senhor a ousadia do teu servo, mas não consigo mais me calar, darei livre curso a minha queixa! Tu sabes Senhor que tenho te buscado com intereza de coração, os meus caminhos não estão ocultos aos teus olhos, todos os dias tenho meditado nos teus preceitos, todos os dias eu tenho o cuidado de guardar todos os teus mandamentos... mas de que me adianta?

Eis que os ímpios prosperam! E tu te calas! Eles não conhecem a Ti oh Deus, dezprezam os teus conselhos, zombam da tua lei, e desviam os pés dos teus caminhos, entretanto... mal algum lhes sobrevém! Não há temor de Deus diante de seus olhos, andam altivos e de cabeça erguida, a sua mente não tem preocupações, a sua boca fala maldades e bem nenhum negam a sua alma! E tu não atentas para isso? Por que toleras os que andam perfidamente e te calas enquanto os ímpios prevalecem? Eis que todos os seus dias são felizes, os seus filhos são saudáveis, os seus pés nao vacilam e o seu coração não teme mal nenhum!

Enquanto eu! Dia a dia, nego a minha própria vontade, para satisfazer os teus desígnos! Lavo as minhas mãos na inocência, e desvio os meu pés do mal! Coloco a minha boca no pó e espero em silêncio pelas tuas promessas! Os meus joelhos já estão machucados de tanto me ajoelhar e orar! A minha carne se apega as ossos de tanto jejuar! E que recompensa tenho eu? Todos os meus dias tem sido enafadantes, é uma rotina sem fim, os meus amigos me tem por tolo e infeliz, os meus colegas me desprezam, até as crianças zombam de mim!

Ainda assim, eu tenho te buscado, ainda assim eu tenho esperado, mas até quando? Até quando desviará de mim os teus olhos? Até quando esconderás de mim a tua face? Eu estou cansado, é tudo tão difícil! Eu tenho me esforçado tanto! Será que não tenho sido bom o suficiente? Será que Tu ainda exiges mais de mim?

Onde estão óh Deus as tuas miseriórdias? Onde estão óh Deus as tuas promessas? Até quando Senhor terei de esperar? Será que podes me ouvir? Responde-me óh Deus e mostra-me um pouco de tua imensa Sabedoria! Responde-me e convence-me de meu pecado, se é que o podes! Senão, leva-me agora mesmo, põe um fim ao meu desepero!

A Resposta de Deus

Deus: Quem é este que escurece os meus caminhos com palavras sem entendimento? Acaso pode o vaso dizer ao oleiro: o que fazes? Quem deu a mim primeiro para quem eu tenha de retribuir?

Como dizes tu: sou justo? Pode o homem ser puro diante dos meus olhos! Ou pode a tua justiça ser maior do que a minha?

Acaso é para o meu bem que eu te dei os meus mandamentos, para que vivas por meio deles? Não o é para ti mesmo? Para que aprendas a me temer e tenhas uma vida digna e próspera?! Necessito eu de tuas justiças? Eis que os céus e o céu dos céus estão ao meu dispor! Eu estabeleço as estrelas no firmamento e lá elas ficam! Dou ordem aos anjos e eles obedecem! Que é o homem para que dele me lembres? Quem és tu para exigir de mim maior cuidado? Entretato com amor eterno te amei e com benignidade te atraí, a ponto de enviar o meu próprio filho para morrer em teu lugar!

Porque tendes tu inveja dos ímpios? Atentai para o seu fim e vede se isso lhe causa inveja! Como ao sonho quando se acorda, a sua ruína virá de repente, serão quebrantados sem que haja cura! Acaso não tem sido assim desde o princípio? Como o vento que passa e a erva que se seca, eles passam sem deixar rastro e não deixam atrás de si virtude alguma! Mas a vida dos justos é como a luz da aurora que via brilhando mais e mais até ser dia perfeito!

Porque dizes tu: O senhor não é comigo? Olha para trás e vede, desde o dia em que dispusestes o teu coração a me temer! O que tem te faltado? As tuas vestes não envelheceram, nem deixei faltar o pão da tua mesa! Quando te deitas o teu sono é tranquilo, pois ainda enquanto dormes eu já preparo o teu caminho, desbarato os teus inimigos e te livro da seta que voa de dia, ainda que não o percebas! Eu te faço habitar seguro e te sustento com a minha provisão, todos os dias! E se isso ainda é pouco, eis que tenho reservado para ti o meu reino, na glória! É isso coisa de somenos aos teus olhos para alçares a tua voz contra teu Criador como se fosses digno de maior recompensa? Contenderá o homem com Deus para justificar-se? Atenta bem, e repara se não há em ti grande iniquidade!

Oração de Arrependimento

Usiel: Óh, Pai! Pequei, contra os céus e contra ti! Pois não sou digno sequer de entrar em tua Santa presença! Entretanto os meu olhos te contemplam!

Com certeza falei do que nao sabia e almejei um conhecimento elevado demais para o meu entendimento!

Perdoa Senhor a minha iniquidade! Pois na minha ignorância é que o fiz!

Perdoa Senhor a minha loucura! Purifica-me de meu pecado, e não te lembre da minha trangressão! Lava-me e ficarei limpo, perdoa-me e jamais ousarei contender contigo novamente!

Consolo e Exortação Final

Deus: Não te mandei eu sê forte e corajoso? Porque estás pois prostado em terra? Levanta-te e cinge os teu lombos, pois não me agrado de covardes!

Eis que eu te ungi, para dar vista aos cegos, para soltar as ligaduras da impiedade e libertar a todos os oprimidos do Diabo! E te coloquei como luzeiro no meio das trevas! Para que as tuas obras brilhem e resplandeçam a minha glória em meio a uma geração má e perversa!

Não te prometo, porém, vitórias sem lutas. Mas, a cada passo uma nova conquista, e a cada dia, nova graça! Não temas porque sou contigo, não te assombres porque Eu sou o teu Deus! Eu te sustento com a minha Destra Fiel e te consolo com o meu imenso amor!

Eis que as tuas lágrimas foram recolhidas no meu odre, e os teus sonhos estão guardados no meu coração! E eu, no tempo certo, os cumprirei! Naquele dia, quando eu restaurar a tua sorte, ficarás como quem sonha! Removerei a tua ignomínia, e te darei um lugar de honra na presença dos teus inimigos. E os justos verão e se alegrarão, e os impíos verão e se lamentarão. Então vereis mais uma vez a diferença entre o justo e o injusto, entre o que teme a Deus e o que não teme! Tão somente, suporta as aflições e cumpre o teu ministério, sê fiel até o fim e dar-te-ei a coroa da Glória!

Falando Eu, porventura voltaria atrás? Agindo Eu quem impedirá? Guarda estas palavras e escreve-as nas tábuas do teu coração, pois o tempo está próximo e a promessa de maneira alguma falhará, pois a minha Palavra não voltará para mim vazia, mas prosperá para aquilo que a designei!

Quem tem ouvidos para ouvir ouça, pois a boca do Senhor o disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us