25 de fevereiro de 2010

O SENTIDO DA VIDA



Maria: Quem sou? De onde vim? Por que estou aqui? São tantas perguntas! Será que alguém pode me dar uma resposta?
Anônimo: Olá amiga! Percebo que você está um pouco “perturbada”, qual é o seu problema?
Maria: Sei lá! Eu estava aqui, sem fazer nada... pensando, de repente algumas perguntas vieram a minha mente! Tipo assim, qual o sentido da vida? Essas coisas...
Anônimo: Sei! Eu entendo... mas acho que você não deveria se preocupar com isso, não! Nós temos tanto o que fazer! Pra que ficar perdendo tempo com essas questões “filosóficas”? O fato é que nós estamos aqui e devemos aproveitar isso da melhor forma!
Maria: Pois é! Na verdade eu sempre pensei assim, mas hoje eu resolvi parar e me perguntar: Por quê? Todos os dias vivo a minha rotina, me preocupando em resolver meus problemas e cumprir meus compromissos, e fico tão ocupada com isso que esqueço de procurar por algo um pouco mais profundo, entende? Uma razão real para tudo isso!
Anônimo: Sei! Bem... na verdade eu acho que posso te ajudar então?
Maria: Mesmo?
Anônimo: Claro! Afinal você não é a única pessoa a viver neste planeta, né? Todos passam por isso, e acabam encontrando de uma forma ou de outra uma razão para existir! Eu vou te apresentar agora algumas pessoas que descobriram por si só algum motivo pelo qual deveriam viver, ou seja um objetivo a se alcançar! Entende? Então você poderá escolher dentre eles o que melhor se encaixa para você! OK?
Maria: OK!
Executivo:Para mim o objetivo da vida é obter o sucesso, e só por meio de muito trabalho, esforço e dedicação você conseguirá se tornar um vencedor! Eu por exemplo, trabalho arduamente, inclusive nos finais de semana, procuro dar o melhor de mim e aproveitar ao máximo o meu tempo, e o resultado... é que hoje eu possuo um ótimo emprego, dinheiro, status e poder, o que mais você quer?
Maria: Não sei... mas eu ainda acho que isso não é tudo!
Estudante: Pois é! Eu também acho! Eu creio que o mais importante de tudo é o conhecimento! De que adianta obter tudo isso que ele falou, se você não tiver um pingo de sabedoria? De tudo o que você possui a única coisa que ninguém pode te tirar é o conhecimento! O homem é o que ele pensa e só pensa o que ele sabe! É por isso que eu procuro estar sempre me atualizando, lendo livros, estudando, enfim adquirindo toda forma de cultura! Assim, tenho certeza que não estarei investindo meu tempo em coisas supérfulas e perecíveis!
Maria: Faz sentido, o conhecimento realmente é algo importante, sem ele eu não conseguiria nem administrar corretamente os meu bens e acabaria por viver uma vida inútil!
Magrão: Que que é isso mina! Não entra nesses papo aí não! Pra que ficar se estressando com esse negócio de estudar e trabalhar! A vida é curta e tem que ser curtida, tá ligada? Eu é que não vou ficar perdendo meu tempo com essas bobagem aí! Eu quero mais é aproveitar, faze festa, curtir! Valeu? O resto... o resto que se exploda!!
Maria: Pior que esse maluco não tá tão errado não! De um certo ponto de vista, isto tem a sua lógica! Pois se todos vamos morrer mesmo, devemos aproveitar o tempo que temos aqui e agora!
Trabalhador: É, minha filha, mas a coisa também não é bem assim! Não podemos nos isentar de nossa responsabilidade, nós vivemos em sociedade e temos um compromisso com as pessoas ao nosso derredor, não podemos viver como se o resto do mundo não existisse! Eu por exemplo, procuro sempre fazer o melhor para mim e para os outros, trabalho diariamente para sustentar a minha família, pago as minhas contas em dia, tenho um bom relacionamento com meus vizinhos, e às vezes até ajudo os necessitados, vivo a minha vida normal, sem atrapalhar ninguém! Tenho certeza que sou uma ótima pessoa! Assim, ao chegar ao final do dia, eu posso dormir tranqüilo, sabendo que cumpri o meu papel! Entendeu?
Maria: É verdade! Não tiro a razão desse cara aí! Mas algo ainda me incomoda, pra que tudo isso? Essa responsabilidade, esta rotina? Ainda não descobri nenhum motivo concreto para tudo isso, deve existir algum objetivo maior!
Cientista: Que isso, minha jovem! Prá que toda essa filosofia? A vida é isso mesmo!! Nós somos apenas parte de uma natureza em constante evolução! Olhe para os animais a sua volta e observe, nossa vida nada mais é além do que isso: uma constante luta pela sobrevivência e perpetuação de nossa espécie! Nada a mais!
Maria: Mas isso não pode ser verdade! Não somos animais!! Não podemos estar aqui por mero acaso!! Deve haver um motivo! Um Propósito para nossa existência!
Anônimo: Calma minha amiga, não se desespere! Infelizmente a vida é assim mesmo! Não a nenhum propósito, você dá a vida o sentido que você bem entender! Olhe para todas as pessoas ao seu derredor, elas não se preocupam com isso! Elas estão vivas e isso é tudo o que sabem, devem aproveitar isso da forma que julgarem melhor, antes que morram!
Maria: Não! Mas eu não me conformo, não posso viver só por viver, sem sentido, sem razão! Eu não entendo essas pessoas! Como podem simplesmente acordar, estudar ou trabalhar, dia após dia, ano após ano, e depois simplesmente morrer?? Sem saber o porque de tudo isso?
Anônimo: Não há porquês, deixe de ser tola, o que você pensa que é para se achar superior aos outros! Estamos todos no mesmo barco amiga! E ninguém sabe de onde veio nem para onde vai! Acredite nisso!
Maria: Não não posso acreditar nisso, alguém tem que saber de onde eu vim e para onde vou! Deus tem que saber disso! Deve existir um Criador, alguém que nos fez! Ele deve ter tido seus motivos!
Anônimo: Deus??!! OK! Estou vendo então que você é do tipo religioso, que procura um sentido espiritual para essas coisas! Então está bem... se você está procurando por Deus, eu vou apresentar-te as principais religiões que existem aqui na terra, a fim de que você possa escolher entre uma delas.
Budista: Segundo o Budismo, nós cremos que nossas almas estão em um aperfeiçoamento constante, através de várias e várias reencarnações todos chegaremos a um estado final de plena harmonia e paz de Espírito! Para que isso aconteça, nós precisamos nos desprender cada vez mais de todos os bens materiais desta vida, e através da meditação, da piedade e de uma vida correta chegaremos ao Nirvana que é o mais elevado estado de Espírito
Islamita: Não de muita atenção para esse tipo de conversa, amiga! Se você não reconhecer a Alá como único deus e a Maomé como seu profeta, aqui nesta vida mesmo, seu destino será o Inferno e de lá tu não terás uma nova chance não!
Maria: Nossa! Mas o que eu preciso fazer então?
Islamita: Você precisa ser fiel a Alá, orar 5 vezes ao dia, jejuar regularmente, dar esmolas aos pobres, e ainda fazer uma peregrinaçao a Meca pelo menos uma vez na vida! Senão...
Maria: (glup)
Freira: Não se preocupe não, minha filha! Deus não é tão mal assim! Ele só quer que sejamos felizes, não precisamos nos preocupar com tantas leis rígidas, tudo que você precisa fazer é ir na missa aos domingos, fazer obras de caridade, ajudar aos necessitados, e pedir que Maria ilumine os seus caminhos. Se fizer isso estará cumprindo o seu compromisso cristão!
Pastor: Não dê ouvidos a esta idólatra! Eu tenho algo a te dizer minha irmã! Deus tem um propósito para ti sim! Ele quer que você seja próspera! Muito próspera!! Veja nas Escrituras o exemplo de Abraão e Salomão! Sim minha amiga, Deus pode fazer com que você se torne rica, mais rápido do que você jamais sonhou! Tudo o que você precisa fazer é ser fiel e generosa e contribuir com o dízimo e ofertas para a Igreja! E Deus, irá te abençoar! Deus te dará tudo o que você deseja, é só ter fé!
Espírita (Nova Era): Não dê bola pra esse cara aí! Você não vê que ele só está interessado no seu dinheiro! Não se engane minha jovem, Deus está dentro de você! Ele não precisa do seu dinheiro! Você é o seu próprio Deus, não precisa cumprir uma série de normas e leis fixas, você é que determina o que é certo ou errado, em sua vida! Quando é que as pessoas vão enxergar isso?? Tudo que precisamos fazer é reconhecermos o poder que está dentro de nós, e assim através da evolução de nosso espírito, logo todos seremos verdadeiros deuses! Esta é a grande verdade!
Anônimo: Então amiga, o que me diz!
Maria: Nossa! Estou mais confusa agora do que antes! É tudo tão contraditório! Eu não entendo mais nada!
Anônimo: Calma, eu já te disse tudo o que precisa fazer é escolher a opção que melhor lhe agrada e acreditar nela. No fundo todas elas são iguais!
Maria: Iguais? Sim, são todas iguais! Todas foram feitas pelo homem e para o próprio homem! Você não percebe? Tudo gira em torno de nós mesmos, todos prometem: felicidade, paz, prosperidade e até a divindade! Mas no fundo é só para agradar a nós mesmos, todas visam somente o nosso bem estar!
Anônimo: Mas então criatura! Afinal de contas o que é que você quer?? Não era isso que estava procurando? Uma razão para viver? Todas elas te dão isso! O que tem de errado em escolher a que você julga ser a melhor, para o seu próprio bem?
Maria: Não! Você não entende! Eu não quero a melhor opção para mim! Eu quero a Verdade!
Anônimo: Verdade? O que é a verdade? Não existe verdade!! Tudo é relativo, você é que não compreende! Todos as religiões são iguais, todos os caminhos levam ao mesmo lugar!
Maria: Isso é loucura! Deve existir um Caminho verdadeiro!... Afinal quem é você? Disse que iria me ajudar, mas só está tentando é me iludir! Eu não quero mais seus conselhos, eu quero a VERDADE!

Entra Jesus

Anônimo: Oh, não! A Verdade, não!
Maria: Quem é você?
Jesus: Eu sou o Caminho, eu Sou a Verdade, eu sou a Vida!
Maria: Jesus! É isso! Só você pode me dizer o que quero saber! Vamos, diga que não estamos aqui por acaso! Diga tem um propósito para minha vida! Por favor!!
Jesus: Sim, minha jovem, é claro que Deus tem um propósito para sua vida; e não só para a sua mas para a de todos os homens....
JESUS FALA DO PROPÓSITO ETERNO DE DEUS. (Este texto pode ser adaptado conforme o contexto: , edificação ou evangelização)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us